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Plano

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Mensagempor Claudin » Seg Jul 09, 2012 19:46

Determine a equação cartesiana do plano


\begin{cases} x= 1+2s+t \\ y=-2+s-t \\z=3-s-t \end{cases}

Não sei como transformar para forma cartesiana, seria uma passagem de paramétricas para equação cartesiana?
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Re: Plano

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jul 14, 2012 00:32

Olá Claudin,
boa noite!
Inicialmente, devemos encontrar um vetor \underset{u}{\rightarrow} perpendicular ao plano;

Consideremos suas coordenadas... \underset{u}{\rightarrow} = (a,b,c);
Com isso:

\begin{cases}(a,b,c).(2,1,- 1) = 0 \\
(a,b,c).(1,- 1,- 1) = 0\end{cases}

\begin{cases}2a + b - c = 0 \\
a - b - c = 0\end{cases}

Teremos:
b = - \frac{a}{2} e c = \frac{3a}{2}

Considerando a = 2, \underset{u}{\rightarrow} = (2,- 1,3)

Sabendo que a equação cartesiana é dada por ax + by + cz = d, então, 2x - y + 3z = d

d é obtido substituindo o ponto do plano (1,- 2,3) na equação, portanto,...

2x - y + 3z = d

2.1 - (- 2) + 3.3 = d

d = 2 + 2 + 9

d = 13

Daí,
2x - y + 3z = 13

Espero ter ajudado!

Daniel F.
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Re: Plano

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 14, 2012 01:13

É interessante notar outra forma de resolver este problema, tomando o produto vetorial dos vetores diretores do plano para encontrar o vetor normal:

\vec{v_1} \wedge \vec{v_2} = (-2,1,-3),

de onde

-2x+y-3z=d,

e como o ponto P_0 = (1,-2,3) pertence ao plano, temos

-2(1)+(-2)-3(3)=-2-2-9=-13=d,

portanto

-2x+y-3z=-13, ou multiplicando por menos um para trocar o sinal, 2x-y+3z=13.

Note que o vetor normal encontrado pelo produto vetorial foi um múltiplo do vetor encontrado pelo Danjr, como deveria ser.
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Re: Plano

Mensagempor Russman » Sáb Jul 14, 2012 02:29

Só para completar a excelente abordagem do Moderador ao problema, eu gostaria de expor a solução do problema de forma a expressar o plano como solução uma equação vetorial!

Veja que, se \overrightarrow{r} = <x,y,z> é o raio-vetor do espaço\mathbb{R}^{3}, então, se \overrightarrow{v_{1}}, \overrightarrow{v_{2}} e \overrightarrow{v_{3}} são vetores constantes, a equação vetorial do plano é dada por

\overrightarrow{r}=\overrightarrow{v_{1}}+s\overrightarrow{v_{2}}+t\overrightarrow{v_{3}},

onde s e t são parâmetros.

Concordando que um vetor \overrightarrow{f}, de forma que

\overrightarrow{f}=\overrightarrow{r_{2}}-\overrightarrow{r_{1}},

isto é, seja obtido da subtração de dois raio-vetores quaisquer dessa superfície seja paralelo/pertencente ao plano, então, com isso, podemos provar que os vetores \overrightarrow{v_{2}} e \overrightarrow{v_{3}} são a base de qualquer outro vetor pertencente a esse plano! Veja,

\overrightarrow{f}=\overrightarrow{r_{2}}-\overrightarrow{r_{1}}=(\overrightarrow{v_{1}}+s_{2}\overrightarrow{v_{2}}+t_{2}\overrightarrow{v_{3}})-(\overrightarrow{v_{1}}+s_{1}\overrightarrow{v_{2}}+t_{1}\overrightarrow{v_{3}})=(s_{2}-s_{1})\overrightarrow{v_{2}}+(t_{2}-t_{1})\overrightarrow{v_{3}}.

Vemos que o vetor \overrightarrow{f}=\overrightarrow{r_{2}}-\overrightarrow{r_{1}} é combinação linear dos vetores acima. Logo estes são base para o espaço entendido pelo plano e , portanto, seus chamados vetores diretores!
Assim, um vetor \overrightarrow{N} que seja normal ao plano é obtido tomando

\overrightarrow{N}=k(\overrightarrow{v_{3}}\times \overrightarrow{v_{2}}),

isto é, tomando o produto vetorial dos vetores diretores!

Ainda, você pode provar esse fato, como exercício, tomando 3 vetores \overrightarrow{r_{1}}, \overrightarrow{r_{2}}, \overrightarrow{r_{3}}) e obtendo o vetor normal \overrightarrow{N} da seguinte forma

\overrightarrow{N}= (\overrightarrow{r_{3}}-\overrightarrow{r_{2}}) \times (\overrightarrow{r_{3}}-\overrightarrow{r_{1}}).

Desenvolvendo este produto você chegará a mesma conclusão.
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Re: Plano

Mensagempor Claudin » Seg Jul 16, 2012 03:20

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Re: Plano

Mensagempor DanielFerreira » Seg Jul 16, 2012 20:55

Vlw.
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Re: Plano

Mensagempor Claudin » Seg Jul 16, 2012 22:48

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?