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Plano

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Mensagempor Claudin » Seg Jul 09, 2012 19:46

Determine a equação cartesiana do plano


\begin{cases} x= 1+2s+t \\ y=-2+s-t \\z=3-s-t \end{cases}

Não sei como transformar para forma cartesiana, seria uma passagem de paramétricas para equação cartesiana?
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Re: Plano

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jul 14, 2012 00:32

Olá Claudin,
boa noite!
Inicialmente, devemos encontrar um vetor \underset{u}{\rightarrow} perpendicular ao plano;

Consideremos suas coordenadas... \underset{u}{\rightarrow} = (a,b,c);
Com isso:

\begin{cases}(a,b,c).(2,1,- 1) = 0 \\
(a,b,c).(1,- 1,- 1) = 0\end{cases}

\begin{cases}2a + b - c = 0 \\
a - b - c = 0\end{cases}

Teremos:
b = - \frac{a}{2} e c = \frac{3a}{2}

Considerando a = 2, \underset{u}{\rightarrow} = (2,- 1,3)

Sabendo que a equação cartesiana é dada por ax + by + cz = d, então, 2x - y + 3z = d

d é obtido substituindo o ponto do plano (1,- 2,3) na equação, portanto,...

2x - y + 3z = d

2.1 - (- 2) + 3.3 = d

d = 2 + 2 + 9

d = 13

Daí,
2x - y + 3z = 13

Espero ter ajudado!

Daniel F.
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Re: Plano

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 14, 2012 01:13

É interessante notar outra forma de resolver este problema, tomando o produto vetorial dos vetores diretores do plano para encontrar o vetor normal:

\vec{v_1} \wedge \vec{v_2} = (-2,1,-3),

de onde

-2x+y-3z=d,

e como o ponto P_0 = (1,-2,3) pertence ao plano, temos

-2(1)+(-2)-3(3)=-2-2-9=-13=d,

portanto

-2x+y-3z=-13, ou multiplicando por menos um para trocar o sinal, 2x-y+3z=13.

Note que o vetor normal encontrado pelo produto vetorial foi um múltiplo do vetor encontrado pelo Danjr, como deveria ser.
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Re: Plano

Mensagempor Russman » Sáb Jul 14, 2012 02:29

Só para completar a excelente abordagem do Moderador ao problema, eu gostaria de expor a solução do problema de forma a expressar o plano como solução uma equação vetorial!

Veja que, se \overrightarrow{r} = <x,y,z> é o raio-vetor do espaço\mathbb{R}^{3}, então, se \overrightarrow{v_{1}}, \overrightarrow{v_{2}} e \overrightarrow{v_{3}} são vetores constantes, a equação vetorial do plano é dada por

\overrightarrow{r}=\overrightarrow{v_{1}}+s\overrightarrow{v_{2}}+t\overrightarrow{v_{3}},

onde s e t são parâmetros.

Concordando que um vetor \overrightarrow{f}, de forma que

\overrightarrow{f}=\overrightarrow{r_{2}}-\overrightarrow{r_{1}},

isto é, seja obtido da subtração de dois raio-vetores quaisquer dessa superfície seja paralelo/pertencente ao plano, então, com isso, podemos provar que os vetores \overrightarrow{v_{2}} e \overrightarrow{v_{3}} são a base de qualquer outro vetor pertencente a esse plano! Veja,

\overrightarrow{f}=\overrightarrow{r_{2}}-\overrightarrow{r_{1}}=(\overrightarrow{v_{1}}+s_{2}\overrightarrow{v_{2}}+t_{2}\overrightarrow{v_{3}})-(\overrightarrow{v_{1}}+s_{1}\overrightarrow{v_{2}}+t_{1}\overrightarrow{v_{3}})=(s_{2}-s_{1})\overrightarrow{v_{2}}+(t_{2}-t_{1})\overrightarrow{v_{3}}.

Vemos que o vetor \overrightarrow{f}=\overrightarrow{r_{2}}-\overrightarrow{r_{1}} é combinação linear dos vetores acima. Logo estes são base para o espaço entendido pelo plano e , portanto, seus chamados vetores diretores!
Assim, um vetor \overrightarrow{N} que seja normal ao plano é obtido tomando

\overrightarrow{N}=k(\overrightarrow{v_{3}}\times \overrightarrow{v_{2}}),

isto é, tomando o produto vetorial dos vetores diretores!

Ainda, você pode provar esse fato, como exercício, tomando 3 vetores \overrightarrow{r_{1}}, \overrightarrow{r_{2}}, \overrightarrow{r_{3}}) e obtendo o vetor normal \overrightarrow{N} da seguinte forma

\overrightarrow{N}= (\overrightarrow{r_{3}}-\overrightarrow{r_{2}}) \times (\overrightarrow{r_{3}}-\overrightarrow{r_{1}}).

Desenvolvendo este produto você chegará a mesma conclusão.
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Re: Plano

Mensagempor Claudin » Seg Jul 16, 2012 03:20

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Re: Plano

Mensagempor DanielFerreira » Seg Jul 16, 2012 20:55

Vlw.
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Re: Plano

Mensagempor Claudin » Seg Jul 16, 2012 22:48

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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.