• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Questão {equação da reta}

Questão {equação da reta}

Mensagempor Danilo » Dom Jun 10, 2012 20:55

Empacado numa das alternativas da questão. Fiz as 3 primeiras e empaquei na última. Vou postar todas as alternativas pois podem ser úteis na solução.

Dados P (2,2) e (r) 3x+2y-6 = 0, forneça:

a) equação de s perpendicular a r por P. (encontrei 2X-3Y+2=0)
b) o ponto M pé da perpendicular a r por P; (encontrei M (14/13, 10/13))
c) o ponto Q simétrico de P em relação a r; (encontrei Q ( 2/13, 10/13))
e que não estou conseguindo fazer...

d) a reta t simétrica de r em relação a P.

Bom, para resolver a d) utilizei os resultados anteriores que encontrei. Tracei, pelo ponto Q (2/13, 10/13) uma reta paralela à reta r. Como eu já sei a equação da reta r e esta reta r é perpendicular a r e a t, eu tenho o coeficiente angular de t e um ponto de t, logo eu tenho a equação da reta (me corrijam se eu estiver errado). aí, utilizei y-10/13= -3/2 ( x-2/13) => 3x-2y+2=0 cujo resultado não condiz com o correto segundo o livro, e no livro está 3x+2y+14=0. Agradeço qualquer ajuda, vlw!
Danilo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Questão {equação da reta}

Mensagempor LuizAquino » Seg Jun 11, 2012 12:28

Danilo escreveu:Empacado numa das alternativas da questão. Fiz as 3 primeiras e empaquei na última. Vou postar todas as alternativas pois podem ser úteis na solução.

Dados P (2,2) e (r) 3x+2y-6 = 0, forneça:

a) equação de s perpendicular a r por P. (encontrei 2X-3Y+2=0)
b) o ponto M pé da perpendicular a r por P; (encontrei M (14/13, 10/13))
c) o ponto Q simétrico de P em relação a r; (encontrei Q ( 2/13, 10/13))
e que não estou conseguindo fazer...

d) a reta t simétrica de r em relação a P.

Bom, para resolver a d) utilizei os resultados anteriores que encontrei. Tracei, pelo ponto Q (2/13, 10/13) uma reta paralela à reta r. Como eu já sei a equação da reta r e esta reta r é perpendicular a r e a t, eu tenho o coeficiente angular de t e um ponto de t, logo eu tenho a equação da reta (me corrijam se eu estiver errado). aí, utilizei y-10/13= -3/2 ( x-2/13) => 3x-2y+2=0 cujo resultado não condiz com o correto segundo o livro, e no livro está 3x+2y+14=0.


O ponto M seria (14/13, 18/13) e não (14/13, 10/13) como você escreveu. Além disso, você disse que "(...) esta reta r é perpendicular a r (...)", o que não faz sentido.

Por fim, a reta simétrica de r em relação a P será 3x + 2y - 14 = 0 e não 3x + 2y + 14 = 0.

Note que você não usará o resultado de c) para resolver d). Perceba que Q é o simétrico de P em relação a r. Mas desejamos a reta t que é simétrica a r em relação a P. Veja que Q não pertence a t! Você pode determinar um ponto T de t através da relação: P = \frac{M+T}{2} .
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Questão {equação da reta}

Mensagempor Danilo » Seg Jun 11, 2012 20:37

"O ponto M seria (14/13, 18/13) e não (14/13, 10/13) como você escreveu. Além disso, você disse que "(...) esta reta r é perpendicular a r (...)", o que não faz sentido."

Perdão, errei ao colocar o ponto aqui. Professor, o que eu queria dizer é em relação a reta s que é perpendicular a r por P (foi como resolvi a alternativa a) ). Aí, pelo ponto Q eu tracei a reta t, colocando t paralela à reta r.Tracei a reta paralela porque, penso eu, se Q é simétrico a P então, traçando a reta t que passa por Q paralela a r esta reta t vai ser simétrica a r e ao ponto P (já que Q é simétrico a P e Q pertenceria a reta t).


"Note que você não usará o resultado de c) para resolver d). Perceba que Q é o simétrico de P em relação a r. Mas desejamos a reta t que é simétrica a r em relação a P. Veja que Q não pertence a t! Você pode determinar um ponto T de t através da relação: P = \frac{M+T}{2} .[/quote]"

Para t ser simétrica a r, Q não pode pertencer à reta t necessariamente, certo? Resolvendo as 3 primeiras alternativas eu fiz um desenho tal que ficou parecido com o plano cartesiano, a reta r como se fosse o eixo x e a reta s como se fosse o eixo y, como se M (pé da perpendicular) fosse a origem e P acima M e Q abaixo de M. Mas não consigo desenhar ou visualizar uma reta t tal que eu consiga encaixar todas essas informações e ao mesmo tempo a reta t seja seja simétrica de r em relação a P.


''Por fim, a reta simétrica de r em relação a P será 3x + 2y - 14 = 0 e não 3x + 2y + 14 = 0.''

Então, utilizando a formula do ponto médio que você me passou consegui um dos pontos da reta t. Para encontrar a equação da reta t preciso saber o coeficiente desta reta? Se sim, poderia me dar um caminho para eu encontrar o coeficiente angular ? Se não poderia me dar um outro caminho para eu encontrar a equação da reta t? Obrigado pela paciencia ! (Esse exercicio sim tá dando mt trabalho huahuahhua).
Danilo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Questão {equação da reta}

Mensagempor LuizAquino » Seg Jun 11, 2012 23:42

Danilo escreveu:Então, utilizando a formula do ponto médio que você me passou consegui um dos pontos da reta t. Para encontrar a equação da reta t preciso saber o coeficiente desta reta? Se sim, poderia me dar um caminho para eu encontrar o coeficiente angular ? Se não poderia me dar um outro caminho para eu encontrar a equação da reta t?


Para que a reta t seja simétrica a r em relação a P, temos que t será paralela a r. Com essa informação você determina o coeficiente angular de t.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Questão {equação da reta}

Mensagempor Danilo » Seg Jun 11, 2012 23:59

Com a resolução eu entendi tudo. Resolvido. Muito obrigado !
Danilo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?