por DanielFerreira » Sex Fev 18, 2011 18:38
O valor da potência

é:
a) - 32

b) 32

c) 16

d)

e) -

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por Molina » Sex Fev 18, 2011 19:25
Olá.
Transforme o número para a representação trigonométrica:


![z^{10}=r^{10}[cos(10 \theta ) + i sen(10 \theta)] z^{10}=r^{10}[cos(10 \theta ) + i sen(10 \theta)]](/latexrender/pictures/a2a0fdb7bb5363e545c297e7b9e43992.png)
Agora descubra o valor de

e

, posteriormente substituindo-os.

e

Caso tenha alguma dúvida de como obtê-los, avise. Depois basta substituir estes valores na equação, resolver as relações trigonométricas e chegar na resposta
a) -32i.
Bom estudo

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por DanielFerreira » Ter Fev 22, 2011 16:26
Olá Molina,
também encontrei opção "a" como resposta, mas segundo o gabarito a resp. correta é "b"
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por Molina » Ter Fev 22, 2011 17:38
danjr5 escreveu:Olá Molina,
também encontrei opção "a" como resposta, mas segundo o gabarito a resp. correta é "b"
Boa tarde!
Muito estranho, pois:
![z^{10}=r^{10}[cos(10 \theta ) + i sen(10 \theta)] z^{10}=r^{10}[cos(10 \theta ) + i sen(10 \theta)]](/latexrender/pictures/a2a0fdb7bb5363e545c297e7b9e43992.png)
![z^{10}=(\sqrt{2})^{10}\left[cos\left(10 \frac{7 \pi}{4} \right) + i sen \left(10 \frac{7 \pi}{4}\right) \right] z^{10}=(\sqrt{2})^{10}\left[cos\left(10 \frac{7 \pi}{4} \right) + i sen \left(10 \frac{7 \pi}{4}\right) \right]](/latexrender/pictures/ecda6d8799ca8e342931a014430fc35b.png)
![z^{10}=32\left[cos\left(\frac{35 \pi}{2} \right) + i sen \left( \frac{35 \pi}{2}\right) \right] z^{10}=32\left[cos\left(\frac{35 \pi}{2} \right) + i sen \left( \frac{35 \pi}{2}\right) \right]](/latexrender/pictures/cbbc5b715fc63fd2ff61bbec68da3957.png)
![z^{10}=32\left[0 + i (-1) \right] z^{10}=32\left[0 + i (-1) \right]](/latexrender/pictures/f5026a614baa110e1322734e2cb5c745.png)
![z^{10}=32\left[-i \right] z^{10}=32\left[-i \right]](/latexrender/pictures/b5b2d78fd644b90a1e06f64bf4256a68.png)
Resposta: a) -32i.
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por DanielFerreira » Qua Fev 23, 2011 15:28
De qualquer forma

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habilidade é saber como fazer;
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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