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Mensagempor arima » Sex Nov 19, 2010 18:31

Alguem me ajude no seguinte exercício.
Quando tento fazer e não consigo sonho a noite toda com o exercício.
[b][size=150]2) Sejam dadas duas circunferencias concentricas(mesmocentro) e considere uma corda de comprimento c, da circunferencia exterior, que tangencia a circunferencia interior. Mostre que a area da região comprendida entre as duas circunferencias é igual a pi.{c}^{2}/4.
Lembre que uma reta tangente á uma circunferencia é perpendicular ao raio no ponto de tangencia.
Obrigada!!!!!
arima
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Re: área

Mensagempor MarceloFantini » Sex Nov 19, 2010 19:50

Trace o raio da maior até o ponto onde a corda corta a circunferência maior, e depois trace o raio da menor onde ela tangencia a corda. Isso forma um triângulo retângulo de catetos \frac{c}{2}, r e hipotenusa R. Sabemos que a área da coroa circular é a área da maior menos a área da menor, ou seja, \pi (R^2 - r^2). Aplicando pitágoras no triângulo encontrado:

R^2 = \frac{c^2}{4} + r^2 \iff R^2 - r^2 = \frac{c^2}{4}

Substituindo na área da coroa circular:

A = \pi (R^2 - r^2) = \frac{\pi c^2}{4}

Arima, sugiro que você revise fortemente geometria euclidana plana, pois essa "demonstração" é muito simples.
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Re: área

Mensagempor arima » Sáb Nov 20, 2010 14:58

Fantini isso eu tinha feito mas eu não estava entendendo qual era a área que o exercício estava pedid. Pois achei que estava facil é não deveria ser isso.veja o desenho que fiz.
vou enviar anexo.
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Re: área

Mensagempor arima » Sáb Nov 20, 2010 15:01

arima escreveu:Fantini isso eu tinha feito mas eu não estava entendendo qual era a área que o exercício estava pedid. Pois achei que estava facil é não deveria ser isso.veja o desenho que fiz.
vou enviar anexo.
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Re: área

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Nov 20, 2010 15:11

Entendi.
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.