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Fatoração

Fatoração

Mensagempor Jaqueline Pimenta » Qui Out 01, 2009 11:50

Bom dia, :-D
Estou com dificuldades em um exercicio de fatoração, que por várias tentativas não consegui desenvolver! Ajudem-me, por favor!
Ex: Se x e y são números reais tais que x.y \neq 0 e |x| \neq |y|, a expressão
\frac{{x}^{-8}-{y}^{-8}}{{x}^{-2}.{y}^{-2}.({x}^{-4}+{y}^{-4})} é equivalente a:

Tentativas:
1° - Fatorar o numerador {x}^{-8}-{y}^{-8} como Diferença de quadrados, tranformando primeiro, o indice -8 em -4.2 resultando em \frac{({x}^{-4}-{y}^{-4}).({x}^{-4}+{y}^{-4})}{{(xy)}^{-2}.({x}^{-4}+{y}^{-4})}. Em seguida cortei no numerador e no denominador a expressão ({x}^{-4}+{y}^{-4}), que resultou em \frac{({x}^{-4}-{y}^{-4})}{{(xy)}^{-2}}. E a partir dai, não sei o que fazer, por ser uma subtração sobre uma multiplicação. E mesmo que eu faça outra fatoração como diferença de quadrados no numerador que ainda é possível, não sairia disso! :n:

2°- Desenvolver a multiplicação no denominador, para conseguir um fator comum ou até mesmo cancelar com o numerador. Mas não houve sucesso algum. :oops:

Dúvida: Gostaria de saber o que as informações x.y \neq 0 e |x| \neq |y|, aprensentadas no enunciado do exercicio, me acrescentam.

Desde já agradeço e parabenizo o site, acredito que será de boa importancia para os estudos. ;)
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Re: Fatoração

Mensagempor Elcioschin » Qui Out 01, 2009 17:59

Pimenta

Você tem a resposta ou as alternativas?

Sugestão para continuar

No numerador ----> x^-4 - y^-4 = (x^-2 + y^-2)*(x^-2 - y^-2) = (x^-2 + y^-2)*(1/x² - 1/y²) = (x^-2 + y^-2)*(y² - x²)/x²y²

No denominador ----> 1/x²y²

Ao dividir desaparece 1/x²y² e sobra ----> (x^-2 + y^-2)*(y² - x²) = (1/x² + 1/y²)*(y + x)*(y - x) = (y² + x²)*(y + x)*(y - x)*x²y²

Como você não postou a solução nem as alternativas, não sei se esta é a resposta final.

Quanto às tuas dúvidas sobre x, y diferentes de zero e |x! diferente de |y|:

Se x= o ou y = 0 ou x = - y ----> anula o denominador, o que não é permitido (divisão por zero).
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Re: Fatoração

Mensagempor Jaqueline Pimenta » Qui Out 01, 2009 21:40

Oi Elcioschin :-D Agradeço por responder!

Já tinha chegado a está resolução, mas não é a resposta. :n:

De acordo com o livro seria \left(\frac{y}{x}-\frac{x}{y} \right).\left(\frac{y}{x}+\frac{x}{y} \right) ou sem fatorar
{\left(\frac{y}{x}-\frac{x}{y} \right)}^{2}

Eita, que adoro matemática. Mas este exercicio está me encabulando kkkk

Pretendo fazer Engenharia tbm! :)
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Re: Fatoração

Mensagempor Jaqueline Pimenta » Sáb Out 03, 2009 19:53

MAIS ALGUÉM PRA AJUDAR??????? POR FAVOR!!! :oops:
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Re: Fatoração

Mensagempor Elcioschin » Dom Out 04, 2009 21:02

Jaqueline

Vamos fazer desde o início, transformando os expoentes negativos em positivos, para facilitar:

V = (x^-8 - y^-8)/[(x*y)^-2](x^-4 + y^-4) -----> V = (1/x^8 - 1/y^8)/(1/x²*y²)*(1/x^4 + 1/y^4)

V = [(y^8 - x^8)/(x^8*y^8)]/(1/x²*y²)*[(y^4 + x^4)/^(y^4*x^4)]

Simplificando x^8*y^8 com x²*y² e com x^4*y^4 sobra:

V = (y^8 - x^8)/(x²*y²)*(y^4 + x^4) -----> Fatorando (y^8 - x^8):

V = (y^4 + x^4)*(y^4 - x^4)/(x²y²)*(y^4 + x^4) -----> V = (y^4 - x^4)/x²*y² ----> Expressão equivalente a sua, com expoentes positivos

V = y^4/x²*y² - x^4/x²*y² -----> V = y²/x² - x²/y² -----> Fatorando ----> V = (y/x - x/y)*(y/x + x/y) ----> Resposta do livro


Não concordo, contudo, com a última expressão da resposta " ou sem fatorar (y/x - x/y)² "

Este resultado NÃO é igual à primeira resposta correta do livro ----> (y/x - x/y)² = y²/x² + x²/y² - 2 ----> Compare com a resposta certa!!!!

Para estar certa deveria ser (y/x)² - (x/y)² = y²/x² - x²/y² = (y/x - x/y)*(y/x + x/y)
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Re: Fatoração

Mensagempor Jaqueline Pimenta » Seg Out 05, 2009 12:05

Oi Elcioschin!
Agradeço pela resolução!!! :y:
Finalmente aprendi!!!
Depois de um ano sem estudar, perdi o jeito da coisa!! kk
As regras gerais sei de cor!
Porém não desenvolvo e complico com o mais básico; Adição, subtração, multiplicação e divisão, sinais e pequenos detalhes como o erro na ultima resposta que enviei. :$
Se tiver mais dicas, serão de bom agrado!!!

Grata,
Jaqueline
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?