por Jaqueline Pimenta » Qui Out 01, 2009 11:50
Bom dia,
Estou com dificuldades em um exercicio de fatoração, que por várias tentativas não consegui desenvolver! Ajudem-me, por favor!
Ex: Se x e y são números reais tais que x.y

0 e |x|

|y|, a expressão

é equivalente a:
Tentativas:
1° - Fatorar o numerador

como Diferença de quadrados, tranformando primeiro, o indice -8 em -4.2 resultando em

. Em seguida cortei no numerador e no denominador a expressão

, que resultou em

. E a partir dai, não sei o que fazer, por ser uma subtração sobre uma multiplicação. E mesmo que eu faça outra fatoração como diferença de quadrados no numerador que ainda é possível, não sairia disso!
2°- Desenvolver a multiplicação no denominador, para conseguir um fator comum ou até mesmo cancelar com o numerador. Mas não houve sucesso algum.
Dúvida: Gostaria de saber o que as informações x.y

0 e |x|

|y|, aprensentadas no enunciado do exercicio, me acrescentam.
Desde já agradeço e parabenizo o site, acredito que será de boa importancia para os estudos.
Jaque Pimenta
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por Elcioschin » Qui Out 01, 2009 17:59
Pimenta
Você tem a resposta ou as alternativas?
Sugestão para continuar
No numerador ----> x^-4 - y^-4 = (x^-2 + y^-2)*(x^-2 - y^-2) = (x^-2 + y^-2)*(1/x² - 1/y²) = (x^-2 + y^-2)*(y² - x²)/x²y²
No denominador ----> 1/x²y²
Ao dividir desaparece 1/x²y² e sobra ----> (x^-2 + y^-2)*(y² - x²) = (1/x² + 1/y²)*(y + x)*(y - x) = (y² + x²)*(y + x)*(y - x)*x²y²
Como você não postou a solução nem as alternativas, não sei se esta é a resposta final.
Quanto às tuas dúvidas sobre x, y diferentes de zero e |x! diferente de |y|:
Se x= o ou y = 0 ou x = - y ----> anula o denominador, o que não é permitido (divisão por zero).
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por Jaqueline Pimenta » Qui Out 01, 2009 21:40
Oi Elcioschin

Agradeço por responder!
Já tinha chegado a está resolução, mas não é a resposta.
De acordo com o livro seria

ou sem fatorar

Eita, que adoro matemática. Mas este exercicio está me encabulando kkkk
Pretendo fazer Engenharia tbm!

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por Elcioschin » Dom Out 04, 2009 21:02
Jaqueline
Vamos fazer desde o início, transformando os expoentes negativos em positivos, para facilitar:
V = (x^-8 - y^-8)/[(x*y)^-2](x^-4 + y^-4) -----> V = (1/x^8 - 1/y^8)/(1/x²*y²)*(1/x^4 + 1/y^4)
V = [(y^8 - x^8)/(x^8*y^8)]/(1/x²*y²)*[(y^4 + x^4)/^(y^4*x^4)]
Simplificando x^8*y^8 com x²*y² e com x^4*y^4 sobra:
V = (y^8 - x^8)/(x²*y²)*(y^4 + x^4) -----> Fatorando (y^8 - x^8):
V = (y^4 + x^4)*(y^4 - x^4)/(x²y²)*(y^4 + x^4) -----> V = (y^4 - x^4)/x²*y² ----> Expressão equivalente a sua, com expoentes positivos
V = y^4/x²*y² - x^4/x²*y² -----> V = y²/x² - x²/y² -----> Fatorando ----> V = (y/x - x/y)*(y/x + x/y) ----> Resposta do livro
Não concordo, contudo, com a última expressão da resposta " ou sem fatorar (y/x - x/y)² "
Este resultado NÃO é igual à primeira resposta correta do livro ----> (y/x - x/y)² = y²/x² + x²/y² - 2 ----> Compare com a resposta certa!!!!
Para estar certa deveria ser (y/x)² - (x/y)² = y²/x² - x²/y² = (y/x - x/y)*(y/x + x/y)
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por Jaqueline Pimenta » Seg Out 05, 2009 12:05
Oi Elcioschin!
Agradeço pela resolução!!!
Finalmente aprendi!!!
Depois de um ano sem estudar, perdi o jeito da coisa!! kk
As regras gerais sei de cor!
Porém não desenvolvo e complico com o mais básico; Adição, subtração, multiplicação e divisão, sinais e pequenos detalhes como o erro na ultima resposta que enviei.
Se tiver mais dicas, serão de bom agrado!!!
Grata,
Jaqueline
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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