por andersonsouza » Seg Fev 11, 2013 16:01
O problema abaixo encontre em um livro de 6º ano (5ª série). Como os alunos só verão o conceito de equações no próximo livro, presumo que há como solucioná-lo sem o uso de sistemas de equações do 1º grau. Alguém pode me ajudar?
- Se vovó Marta der 3 balas a cada um de seus netos, sobrarão 14 balas. Se ela der 5 balas a cada um, faltarão 10 balas. Quantos netos tem a vovó Marta? Quantas balas ela tem? E se ela quiser repartir em números iguais?
-
andersonsouza
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Sáb Fev 09, 2013 11:32
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Ciência da Computação
- Andamento: formado
por young_jedi » Seg Fev 11, 2013 20:31
vamos dizer que o total de netos é x
portanto

que é uma simples equação do primeiro grau, não um sistema, acredito que assim possa ser resolvido
comente qualquer coisa.
-
young_jedi
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1239
- Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
- Andamento: formado
por andersonsouza » Seg Fev 11, 2013 20:50
Comparando assim da para chegar ao resultado. Contudo, acho que deve ter um modo que não envolva variávies. Veja só um problema resolvido que encontrei no mesmo livro deste a cima:
"Rita tinha 48 figurinhas e as deu a um menino e a uma menina, de modo que o menino recebeu o dobro do que coube à menina. Quantas figurinhas ganhou cada um?
-RECEBER O DOBRO É COMO RECEBER POR DOIS. PORTANTO, 48 DEVE SER DIVIDIO EM TRÊS PARTES IGUAIS.
48 : 3 = 16 ---- DIVIDIENDO 48 POR 3, CADA PARTE CORRESPONDE A 16 FIGURINHAS
ENTÃO, A MENINA RECEBEU 1 PARTE, OU SEJA, 16 FIGURINHAS. O MENINO RECEBEU 32 FIGURINHAS, OU SEJA, 2 x 16 = 32"
Utilizando variáveis, para mim é a forma mais simples para se chegar à resolução. Porém, como já dito, o problema encotra-se em um livro de 6º ano (5ª série) e eles ainda não viram o conceito de equação.
Estou a quebrar a cabeça...
-
andersonsouza
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Sáb Fev 09, 2013 11:32
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Ciência da Computação
- Andamento: formado
por young_jedi » Seg Fev 11, 2013 22:23
entendi amigo
bom eu pensei assim,
se nos temos que cada neto tem 3 balas para que fiquem com 5 é necessario que cada um receba 2, se sobraram 14
então 14:2=7
portanto agora 7 netos possuem 5 balas e o restante apenas 3, como faltam 10 balas e cada um dos demais netos precisam ganhar 2 balas então
10:2=5
portanto tem cinco netos que tem somente 3 balas, portanto o total de netos sera
7+5=12
acho que assim da para entender
-
young_jedi
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1239
- Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
- Andamento: formado
por andersonsouza » Seg Fev 11, 2013 23:24
young_jedi escreveu:entendi amigo
bom eu pensei assim,
se nos temos que cada neto tem 3 balas para que fiquem com 5 é necessario que cada um receba 2, se sobraram 14
então 14:2=7
portanto agora 7 netos possuem 5 balas e o restante apenas 3, como faltam 10 balas e cada um dos demais netos precisam ganhar 2 balas então
10:2=5
portanto tem cinco netos que tem somente 3 balas, portanto o total de netos sera
7+5=12
acho que assim da para entender
Perfeito, amigo. Era algo assim que eu estava tentando passar para o papel.
Muito obrigado.
-
andersonsouza
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Sáb Fev 09, 2013 11:32
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Ciência da Computação
- Andamento: formado
Voltar para Aritmética
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- para cada vetor V o simétrico -V é único
por dkiwilson » Sáb Set 23, 2017 19:16
- 0 Respostas
- 2482 Exibições
- Última mensagem por dkiwilson

Sáb Set 23, 2017 19:16
Álgebra Linear
-
- Descubra a regra de cada sequência para completa-las
por Paulo A G » Dom Mai 29, 2011 12:48
- 0 Respostas
- 1531 Exibições
- Última mensagem por Paulo A G

Dom Mai 29, 2011 12:48
Sequências
-
- CLASSIFICAR CADA ITEM
por maykonnunes » Seg Mai 30, 2011 23:00
- 4 Respostas
- 2510 Exibições
- Última mensagem por maykonnunes

Sex Jun 10, 2011 15:15
Polinômios
-
- ufsm-se cada ratazana
por Natalie » Sex Set 16, 2011 17:28
- 3 Respostas
- 3271 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Sex Set 16, 2011 18:15
Progressões
-
- Formula Somatorio de cada Termo
por carlosecc » Seg Nov 19, 2012 21:55
- 2 Respostas
- 2461 Exibições
- Última mensagem por carlosecc

Ter Nov 20, 2012 20:41
Sequências
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44
Como resolvo uma questao desse tipo:
Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?
A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de

Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é
Alguem me ajuda? Agradeço desde já.
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47
V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3
V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³
Derivando:
dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3
Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17
Temos que o volume é dado por:
Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:
Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.