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Parábola

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Mensagempor Claudin » Qui Jul 05, 2012 19:57

Determine a equação do plano que passa pelos pontos A(1,1,-1); B(-2,-2,2); C(1,-1,2)

Não sei como iniciar esse exercício, alguma dica?
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Re: Parábola

Mensagempor Russman » Qui Jul 05, 2012 21:50

Qual a forma geral de um plano?

ax+by+cz+d=0.

Monte um sistema e determine os valores a,b,c e d.
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Sex Jul 06, 2012 11:04

Montei o sistema:

a + b - c +d = 0
-2a -2b +2c +d =0
a -b +2c +d=0

Porém, se escalonando não cheguei a nenhum resultado, e então continuo com a duvida.
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Re: Parábola

Mensagempor Russman » Sex Jul 06, 2012 15:45

Se este meio não está claro pra você, tente por veotres. Você sabe trabalhar com vetores?
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Sex Jul 06, 2012 16:24

Essa questão está me confundindo, não sei como resolvê-la, se tiver como explicar melhor, agradeço.
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Re: Parábola

Mensagempor Russman » Sex Jul 06, 2012 16:27

Proceda da mesma forma que eu te expliquei no outro tópico. Só que agora você deve tomar os vetores \overrightarrow{AB} e \overrightarrow{AC}.

Com isto, use o vetor normal \overrightarrow{N} = \overrightarrow{AB} \times \overrightarrow{AC} e o ponto A,B ou C para determinar o plano!
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Sex Jul 06, 2012 16:28

Vou refazer, qualquer duvida eu volto a perguntar. Obrigado
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Re: Parábola

Mensagempor LuizAquino » Sex Jul 06, 2012 16:30

Claudin escreveu:Determine a equação do plano que passa pelos pontos A(1,1,-1); B(-2,-2,2); C(1,-1,2)

Não sei como iniciar esse exercício, alguma dica?


Claudin escreveu:Essa questão está me confundindo, não sei como resolvê-la, se tiver como explicar melhor, agradeço.


Eu gostaria de recomendar que você assista a videoaula "14. Geometria Analítica - Equações do Plano". Nela há uma exemplo análogo a esse exercício. Essa videoaula está disponível em meu canal no YouTube:

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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Sex Jul 06, 2012 16:39

Obrigado pela vídeo-aula Luiz Aquino, mas a explicação do Russman já sanou minha dúvida.

Vídeo-aula sempre ajuda mas como aqui é um fórum onde pessoas trocam conhecimentos, acho eu que seria melhor explicar os tópicos e se possível reforçar a explicação com o auxílio da vídeo-aula, pois somente a vídeo-aula as vezes não ajudará tanto como a troca de informações dos frequentadores do fórum.

Obrigado
:y:
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Re: Parábola

Mensagempor LuizAquino » Sex Jul 06, 2012 16:49

Claudin escreveu:Vídeo-aula sempre ajuda mas como aqui é um fórum onde pessoas trocam conhecimentos, acho eu que seria melhor explicar os tópicos e se possível reforçar a explicação com o auxílio da vídeo-aula, pois somente a vídeo-aula as vezes não ajudará tanto como a troca de informações dos frequentadores do fórum.


Prezado Claudin,

Na referida videoaula há um exemplo resolvido que é inteiramente análogo ao exercício postado por você.

Se lá está resolvido, então não vejo como a videoaula "não ajudaria" nesse caso.
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Sex Jul 06, 2012 16:55

Em momento algum eu me referi que não ajudaria, pelo contrário disse que a vídeo-aula poderia servir como reforço após a explicação e tal, mas dei somente um exemplo, tendo em vista que, a discussão em um outro tópico falando sobre isso, sobre como estão postando as dúvidas e como proceder, então só deixei minha opinião, mas respeito a sua, e em momento algum disse que sua vídeo-aula não serviria nesse caso.

:-D
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Re: Parábola

Mensagempor LuizAquino » Sex Jul 06, 2012 17:00

Claudin escreveu:Em momento algum eu me referi que não ajudaria, pelo contrário disse que a vídeo-aula poderia servir como reforço após a explicação e tal, mas dei somente um exemplo, tendo em vista que, a discussão em um outro tópico falando sobre isso, sobre como estão postando as dúvidas e como proceder, então só deixei minha opinião, mas respeito a sua, e em momento algum disse que sua vídeo-aula não serviria nesse caso.

:-D


Nesse caso, seria interessante que você também deixasse a sua opinião lá nesse "outro tópico":

Entender as Comunidades de Entre-ajuda
viewtopic.php?f=134&t=8774
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Sáb Jul 07, 2012 02:22

:y:
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.