por Claudin » Qui Jul 05, 2012 19:57
Determine a equação do plano que passa pelos pontos A(1,1,-1); B(-2,-2,2); C(1,-1,2)
Não sei como iniciar esse exercício, alguma dica?
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por Russman » Qui Jul 05, 2012 21:50
Qual a forma geral de um plano?

.
Monte um sistema e determine os valores

e

.
"Ad astra per aspera."
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por Claudin » Sex Jul 06, 2012 11:04
Montei o sistema:
a + b - c +d = 0
-2a -2b +2c +d =0
a -b +2c +d=0
Porém, se escalonando não cheguei a nenhum resultado, e então continuo com a duvida.
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por Russman » Sex Jul 06, 2012 15:45
Se este meio não está claro pra você, tente por veotres. Você sabe trabalhar com vetores?
"Ad astra per aspera."
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por Claudin » Sex Jul 06, 2012 16:24
Essa questão está me confundindo, não sei como resolvê-la, se tiver como explicar melhor, agradeço.
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por Russman » Sex Jul 06, 2012 16:27
Proceda da mesma forma que eu te expliquei no outro tópico. Só que agora você deve tomar os vetores

e

.
Com isto, use o vetor normal

e o ponto

ou

para determinar o plano!
"Ad astra per aspera."
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por Claudin » Sex Jul 06, 2012 16:28
Vou refazer, qualquer duvida eu volto a perguntar. Obrigado
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por LuizAquino » Sex Jul 06, 2012 16:30
Claudin escreveu:Determine a equação do plano que passa pelos pontos A(1,1,-1); B(-2,-2,2); C(1,-1,2)
Não sei como iniciar esse exercício, alguma dica?
Claudin escreveu:Essa questão está me confundindo, não sei como resolvê-la, se tiver como explicar melhor, agradeço.
Eu gostaria de recomendar que você assista a videoaula "14. Geometria Analítica - Equações do Plano". Nela há uma exemplo análogo a esse exercício. Essa videoaula está disponível em meu canal no YouTube:
http://www.youtube.com/LCMAquino
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por Claudin » Sex Jul 06, 2012 16:39
Obrigado pela vídeo-aula Luiz Aquino, mas a explicação do Russman já sanou minha dúvida.
Vídeo-aula sempre ajuda mas como aqui é um fórum onde pessoas trocam conhecimentos, acho eu que seria melhor explicar os tópicos e se possível reforçar a explicação com o auxílio da vídeo-aula, pois somente a vídeo-aula as vezes não ajudará tanto como a troca de informações dos frequentadores do fórum.
Obrigado

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por LuizAquino » Sex Jul 06, 2012 16:49
Claudin escreveu:Vídeo-aula sempre ajuda mas como aqui é um fórum onde pessoas trocam conhecimentos, acho eu que seria melhor explicar os tópicos e se possível reforçar a explicação com o auxílio da vídeo-aula, pois somente a vídeo-aula as vezes não ajudará tanto como a troca de informações dos frequentadores do fórum.
Prezado Claudin,
Na referida videoaula há um exemplo
resolvido que é inteiramente análogo ao exercício postado por você.
Se lá está
resolvido, então não vejo como a videoaula "não ajudaria" nesse caso.
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por Claudin » Sex Jul 06, 2012 16:55
Em momento algum eu me referi que não ajudaria, pelo contrário disse que a vídeo-aula poderia servir como reforço após a explicação e tal, mas dei somente um exemplo, tendo em vista que, a discussão em um outro tópico falando sobre isso, sobre como estão postando as dúvidas e como proceder, então só deixei minha opinião, mas respeito a sua, e em momento algum disse que sua vídeo-aula não serviria nesse caso.

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por LuizAquino » Sex Jul 06, 2012 17:00
Claudin escreveu:Em momento algum eu me referi que não ajudaria, pelo contrário disse que a vídeo-aula poderia servir como reforço após a explicação e tal, mas dei somente um exemplo, tendo em vista que, a discussão em um outro tópico falando sobre isso, sobre como estão postando as dúvidas e como proceder, então só deixei minha opinião, mas respeito a sua, e em momento algum disse que sua vídeo-aula não serviria nesse caso.

Nesse caso, seria interessante que você também deixasse a sua opinião lá nesse "outro tópico":
Entender as Comunidades de Entre-ajudaviewtopic.php?f=134&t=8774
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por Claudin » Sáb Jul 07, 2012 02:22
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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