por Claudin » Ter Jun 12, 2012 20:50
Determine as equações paramétricas da parábola

"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
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por Russman » Qua Jun 13, 2012 01:01
Como você tentou solucionar este problema?
"Ad astra per aspera."
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por Claudin » Qua Jun 13, 2012 18:34
Não consegui solucionar, pois essa matéria ainda não foi dada, e as aulas estão paralisadas devido a greve, então estou adiantando matéria
se puder me ajudar, fico grato.
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por DanielFerreira » Qua Jun 13, 2012 20:43
Considerando

, x é dado por:


Poderia também fazer

, substituir
x por
t e encontrar
y.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por Claudin » Qua Jun 13, 2012 21:12
Seria

Substituindo


Mas a resposta tem

envolvida, ai não sei como chegar na resposta correta.
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por DanielFerreira » Qua Jun 13, 2012 22:11
Mas a questão pede apenas a parametrização, não é isso?!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por Russman » Qua Jun 13, 2012 23:27
E no mais, existem infinitas parametrizações possíveis! Dá até pra imaginar uma com tangente, se quiser...mas eu acho que é complicar algo simples. k
"Ad astra per aspera."
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por Claudin » Qui Jun 14, 2012 00:25
Então, mas eu queria aprender do modo em que está o gabarito
envolvendo tg, se alguém puder me ajudar
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por Russman » Qui Jun 14, 2012 03:03
O enunciado é só este? Como está a solução no gabarito?
"Ad astra per aspera."
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por Claudin » Qui Jun 14, 2012 03:06
Sim o enunciado é somente este.
No gabarito está da seguinte forma


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por Claudin » Qui Jun 28, 2012 15:42
Alguém conseguiu chegar no resultado como o gabarito? Ainda não consegui compreender.
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por LuizAquino » Dom Jul 01, 2012 11:36
Claudin escreveu:Alguém conseguiu chegar no resultado como o gabarito? Ainda não consegui compreender.
Primeiro vamos analisar uma parametrização para a parábola

.
Na figura abaixo, desejamos relacionar as coordenadas do ponto C = (x0, y0) da parábola com o ângulo
t. Esse ângulo será o nosso parâmetro.

- figura1.png (6.04 KiB) Exibido 4187 vezes
Do triângulo retângulo formado na figura, podemos dizer que:

Lembrando que (x0, y0) é um ponto da parábola, podemos dizer que

. Temos então que:





![\left[\left(\cos^2 t\right) x_0^2 - \,\textrm{sen}^2\, t \right]x_0^2 = 0 \left[\left(\cos^2 t\right) x_0^2 - \,\textrm{sen}^2\, t \right]x_0^2 = 0](/latexrender/pictures/36f378826e63d9169ae06d62187e1677.png)

Resolvendo essa equações, obtemos que

ou

.
Lembando que

, temos que

ou

.
Desse modo, considerando

podemos obter as seguintes equações paramétricas para o "lado direito" da parábola:

Utilizando um desenvolvimento análogo ao que foi feito para esse caso, podemos concluir que considerando
![t\in \left(\frac{\pi}{2}, \pi\right] t\in \left(\frac{\pi}{2}, \pi\right]](/latexrender/pictures/a87757804020e851a25a8dd3e87fbaec.png)
as equações paramétricas para o "lado esquerdo" da parábola também serão essas.
Considerando então tudo que foi discutido até aqui, fica fácil perceber que a parábola

pode ter equações paramétricas dadas por:

Esta é uma resposta válida para o exercício. Conferindo a resposta, note que:

Mas também podemos usar um pouco mais de álgebra (e criatividade) para escrever outras equações paramétricas:

Veja que essa também é uma resposta válida:

Para finalizar a discussão, mudando o parâmetro usado também existem outras respostas válidas:


Nesses casos o parâmetro
t não está relacionado com um ângulo, mas sim com a coordenada y dos pontos da parábola.
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por Claudin » Seg Jul 02, 2012 21:05
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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