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Parábola

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Mensagempor Claudin » Ter Jun 12, 2012 20:50

Determine as equações paramétricas da parábola y^2=4x
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Re: Parábola

Mensagempor Russman » Qua Jun 13, 2012 01:01

Como você tentou solucionar este problema?
"Ad astra per aspera."
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Qua Jun 13, 2012 18:34

Não consegui solucionar, pois essa matéria ainda não foi dada, e as aulas estão paralisadas devido a greve, então estou adiantando matéria
se puder me ajudar, fico grato.
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Re: Parábola

Mensagempor DanielFerreira » Qua Jun 13, 2012 20:43

Considerando y = t, x é dado por:

y^2 = x

x = t^2

Poderia também fazer x = t, substituir x por t e encontrar y.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Qua Jun 13, 2012 21:12

Seria y^2=4x

Substituindo y=t

t^2=4x

Mas a resposta tem tg envolvida, ai não sei como chegar na resposta correta.
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Re: Parábola

Mensagempor DanielFerreira » Qua Jun 13, 2012 22:11

Mas a questão pede apenas a parametrização, não é isso?!
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Re: Parábola

Mensagempor Russman » Qua Jun 13, 2012 23:27

E no mais, existem infinitas parametrizações possíveis! Dá até pra imaginar uma com tangente, se quiser...mas eu acho que é complicar algo simples. k
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Qui Jun 14, 2012 00:25

Então, mas eu queria aprender do modo em que está o gabarito
envolvendo tg, se alguém puder me ajudar
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Re: Parábola

Mensagempor Russman » Qui Jun 14, 2012 03:03

O enunciado é só este? Como está a solução no gabarito?
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Qui Jun 14, 2012 03:06

Sim o enunciado é somente este.

No gabarito está da seguinte forma

x=tg^2t
y=2tgt
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Qui Jun 28, 2012 15:42

Alguém conseguiu chegar no resultado como o gabarito? Ainda não consegui compreender.
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Re: Parábola

Mensagempor LuizAquino » Dom Jul 01, 2012 11:36

Claudin escreveu:Alguém conseguiu chegar no resultado como o gabarito? Ainda não consegui compreender.


Primeiro vamos analisar uma parametrização para a parábola y = x^2 .

Na figura abaixo, desejamos relacionar as coordenadas do ponto C = (x0, y0) da parábola com o ângulo t. Esse ângulo será o nosso parâmetro.

figura1.png
figura1.png (6.04 KiB) Exibido 4187 vezes


Do triângulo retângulo formado na figura, podemos dizer que:

\frac{x_0}{\sqrt{x_0^2 + y_0^2}} = \cos t

Lembrando que (x0, y0) é um ponto da parábola, podemos dizer que y_0 = x_0^2. Temos então que:

\frac{x_0}{\sqrt{x_0^2 + x_0^4}} = \cos t

x_0 = \sqrt{x_0^2 + x_0^4}\cos t

x_0^2 = \left(x_0^2 + x_0^4\right)\cos^2 t

\left(\cos^2 t\right) x_0^4 + \left(\cos^2 t - 1\right)x_0^2 = 0

\left(\cos^2 t\right) x_0^4 + \left(-\,\textrm{sen}^2\, t\right) x_0^2 = 0

\left[\left(\cos^2 t\right) x_0^2 - \,\textrm{sen}^2\, t \right]x_0^2 = 0

\left(\cos^2 t\right) x_0^2 - \,\textrm{sen}^2\, t = 0 \textrm{ ou } x_0^2 = 0

Resolvendo essa equações, obtemos que x_0 = \,\textrm{tg}\,t ou x_0 = 0 .

Lembando que y_0 = x_0^2, temos que y_0 = \,\textrm{tg}^2\,t ou y_0 = 0 .

Desse modo, considerando t\in \left[0, \frac{\pi}{2}\right) podemos obter as seguintes equações paramétricas para o "lado direito" da parábola:

\begin{cases}x = \,\textrm{tg}\,t \\ y = \,\textrm{tg}^2\,t\end{cases}

Utilizando um desenvolvimento análogo ao que foi feito para esse caso, podemos concluir que considerando t\in \left(\frac{\pi}{2}, \pi\right] as equações paramétricas para o "lado esquerdo" da parábola também serão essas.

Considerando então tudo que foi discutido até aqui, fica fácil perceber que a parábola y^2 = 4x pode ter equações paramétricas dadas por:

\begin{cases}x = \frac{1}{4}\,\textrm{tg}^2\,t \\ y = \,\textrm{tg} \,t\end{cases}

Esta é uma resposta válida para o exercício. Conferindo a resposta, note que:

y = \,\textrm{tg} \,t \implies y^2 = \,\textrm{tg}^2 \,t \implies y^2 = 4x

Mas também podemos usar um pouco mais de álgebra (e criatividade) para escrever outras equações paramétricas:

\begin{cases}x = \,\textrm{tg}^2\,t \\ y = 2\,\textrm{tg} \,t\end{cases}

Veja que essa também é uma resposta válida:

y = 2\,\textrm{tg} \,t \implies y^2 = 4\,\textrm{tg}^2 \,t \implies y^2 = 4x

Para finalizar a discussão, mudando o parâmetro usado também existem outras respostas válidas:

\begin{cases}x = \frac{1}{4}t^2 \\ y = t\end{cases}

\begin{cases}x = t^2 \\ y = 2t\end{cases}

Nesses casos o parâmetro t não está relacionado com um ângulo, mas sim com a coordenada y dos pontos da parábola.
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Seg Jul 02, 2012 21:05

:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?