por Carlso Dargo » Seg Mai 14, 2012 20:17
Questão 12
Determine o valor da seguinte equação:
![\sqrt[3]{5*\sqrt[3]{3*\sqrt[3]{5*\sqrt[3]{3*\sqrt[3]{5}*\sqrt[3]{3}}}}} \sqrt[3]{5*\sqrt[3]{3*\sqrt[3]{5*\sqrt[3]{3*\sqrt[3]{5}*\sqrt[3]{3}}}}}](/latexrender/pictures/f7a1816b5620819327e74f115005b767.png)
a)
![\sqrt[8]{375} \sqrt[8]{375}](/latexrender/pictures/abe338419fe6786a69f9a42d8f447540.png)
b)
![\sqrt[3]{35} \sqrt[3]{35}](/latexrender/pictures/0da97b0b34b25b27206e705c7c0a1a40.png)
c)
![\sqrt[3]{53} \sqrt[3]{53}](/latexrender/pictures/0fd61278ff8260c5aa158d236e577df5.png)
d)
![\sqrt[6]535} \sqrt[6]535}](/latexrender/pictures/ebe3a214458a61643cbdb933fa155791.png)
Gabarito letra
aComo chegar a esse resultado?
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por DanielFerreira » Sáb Mai 19, 2012 09:55
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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por Carlso Dargo » Dom Mai 20, 2012 22:32
danjr5 eu esqueci de colocar uma '...' no final ok! Obrigado!
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por LuizAquino » Seg Mai 21, 2012 00:22
Carlso Dargo escreveu:Questão 12
Determine o valor da seguinte equação:
![\sqrt[3]{5*\sqrt[3]{3*\sqrt[3]{5*\sqrt[3]{3*\sqrt[3]{5}*\sqrt[3]{3}}}}} \sqrt[3]{5*\sqrt[3]{3*\sqrt[3]{5*\sqrt[3]{3*\sqrt[3]{5}*\sqrt[3]{3}}}}}](/latexrender/pictures/f7a1816b5620819327e74f115005b767.png)
a)
![\sqrt[8]{375} \sqrt[8]{375}](/latexrender/pictures/abe338419fe6786a69f9a42d8f447540.png)
b)
![\sqrt[3]{35} \sqrt[3]{35}](/latexrender/pictures/0da97b0b34b25b27206e705c7c0a1a40.png)
c)
![\sqrt[3]{53} \sqrt[3]{53}](/latexrender/pictures/0fd61278ff8260c5aa158d236e577df5.png)
d)
![\sqrt[6]535} \sqrt[6]535}](/latexrender/pictures/ebe3a214458a61643cbdb933fa155791.png)
Gabarito letra
aComo chegar a esse resultado?
Carlso Dargo escreveu:eu esqueci de colocar uma '...' no final ok!
Eu suponho que no texto original do exercício ao invés de "seguinte
equação" há na verdade algo como "seguinte
expressão".
Além disso, eu presumo que a expressão original seja:
![\sqrt[3]{5\sqrt[3]{3\sqrt[3]{5\sqrt[3]{3\sqrt[3]{5\sqrt[3]{3\ldots}}}}}} \sqrt[3]{5\sqrt[3]{3\sqrt[3]{5\sqrt[3]{3\sqrt[3]{5\sqrt[3]{3\ldots}}}}}}](/latexrender/pictures/809807bf2c232c3314b7f6d77617e770.png)
Chamando essa expressão de L, temos que:
![L = \sqrt[3]{5\sqrt[3]{3\sqrt[3]{5\sqrt[3]{3\sqrt[3]{5\sqrt[3]{3\ldots}}}}}} L = \sqrt[3]{5\sqrt[3]{3\sqrt[3]{5\sqrt[3]{3\sqrt[3]{5\sqrt[3]{3\ldots}}}}}}](/latexrender/pictures/dee483c787602b0f73d3d6b7590cba31.png)
![L = \sqrt[3]{5\sqrt[3]{3L}} L = \sqrt[3]{5\sqrt[3]{3L}}](/latexrender/pictures/4db308f7d6d933c51f85b56cd7688db0.png)
![L^3 = 5\sqrt[3]{3L} L^3 = 5\sqrt[3]{3L}](/latexrender/pictures/f05ea3362737390770f06e2c896d859d.png)


![L = \sqrt[8]{375} L = \sqrt[8]{375}](/latexrender/pictures/332dd14e2109b8ed40559019830bce75.png)
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por Carlso Dargo » Seg Mai 21, 2012 09:27
Não Luiz Aquino, no texto é usada a palavra equação e ela está exatamente da forma como postada,faltava apenas a "..." como postei na correção. Trata-se de uma progressão geometrica infinita.
Obrigado!
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Carlso Dargo
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por LuizAquino » Seg Mai 21, 2012 10:40
Carlso Dargo escreveu:Não Luiz Aquino, no texto é usada a palavra equação
Então o texto está mal escrito. Não há
equação alguma no enunciado. Há apenas uma
expressão.
Carlso Dargo escreveu:e ela está exatamente da forma como postada,faltava apenas a "..."
Bem, veja o que você postou:
No final da expressão, note que você colocou
![\sqrt[3]{5}\cdot \sqrt[3]{3} \sqrt[3]{5}\cdot \sqrt[3]{3}](/latexrender/pictures/0a612ccc2954fa9828d1b490b8a5353d.png)
ao invés de
![\sqrt[3]{5\cdot \sqrt[3]{3}} \sqrt[3]{5\cdot \sqrt[3]{3}}](/latexrender/pictures/644c1abde3bfb3ea34f5144ad30dfe52.png)
. Então além das reticências, provavelmente também há essa correção.
Carlso Dargo escreveu:Trata-se de uma progressão geometrica infinita.
Isso não é uma progressão geométrica infinita.
Note que se

é o n-ésimo termo dessa sequência, então temos que:
![a_n = \sqrt[3]{5\sqrt[3]{3a_{n-1}}} a_n = \sqrt[3]{5\sqrt[3]{3a_{n-1}}}](/latexrender/pictures/78d23764d0df1fe1ee4066c0c621200b.png)
![a_n = \sqrt[3]{\sqrt[3]{375a_{n-1}}} a_n = \sqrt[3]{\sqrt[3]{375a_{n-1}}}](/latexrender/pictures/bde801dac7b489ed295ca793b17d1f40.png)
![a_n = \sqrt[9]{375a_{n-1}} a_n = \sqrt[9]{375a_{n-1}}](/latexrender/pictures/0225ce91dc000bafa8d34a70f10ae489.png)
Perceba como isso não define uma progressão geométrica. Para ser uma progressão geométrica, deveríamos ter algo do tipo

.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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