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Análise de sinal em limite 1/0

Análise de sinal em limite 1/0

Mensagempor souzalucasr » Qui Abr 05, 2012 11:36

Olá pessoal,

Fiz uma prova ontem e fiquei em dúvida na seguinte questão:

Calcule o limite a seguir: \lim_{x\rightarrow0}\frac{\sqrt[3]{x}-1}{x^2-x}

Utilizei a equivalência x=t^3, de forma a obter

\lim_{t\rightarrow0}\frac{t-1}{t^6-t^3} = \lim_{t\rightarrow0}\frac{t-1}{t^3(t^3-1)} = \lim_{t\rightarrow0}\frac{t-1}{t^3(t^2+t+1)(t-1)}

cancelando os termos (t-1) no denominador e numerador, obtive \lim_{t\rightarrow0}\frac{1}{t^3(t^2+t+1)}

Foi exatamente nesse ponto em que "travei". Ao entregar a prova, perguntei ao professor como poderia resolver e ele me disse que seria pela análise do sinal, mas não sei bem o que isso quer dizer e como fazer. Vocês poderiam me ajudar?

Muito obrigado!





Essa é minha primeira postagem aqui
souzalucasr
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Re: Análise de sinal em limite 1/0

Mensagempor MarceloFantini » Qui Abr 05, 2012 12:30

O limite é com x \to 0 mesmo? Se já viram limites infinitos, a resposta sai de cara da primeira linha, pois o numerador tende a menos um e o denominador para zero.
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e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Re: Análise de sinal em limite 1/0

Mensagempor souzalucasr » Qui Abr 05, 2012 13:01

Eu não estou com a prova em mãos, mas tenho 99% de certeza que é x tendendo a 0, pois houve esse comentário do professor quanto ao "estudo do sinal". Eu faltei a essa aula, por isso estou perdido. Além disso, não encontrei nada no livro. Segunda-feira vou só confirmar se é isso mesmo, mas até lá vou tentando resolver.

Obrigado!
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Re: Análise de sinal em limite 1/0

Mensagempor LuizAquino » Qui Abr 05, 2012 19:11

souzalucasr escreveu:Calcule o limite a seguir: \lim_{x\rightarrow0}\frac{\sqrt[3]{x}-1}{x^2-x}


souzalucasr escreveu:Utilizei a equivalência x=t^3, de forma a obter

\lim_{t\rightarrow0}\frac{t-1}{t^6-t^3} = \lim_{t\rightarrow0}\frac{t-1}{t^3(t^3-1)} = \lim_{t\rightarrow0}\frac{t-1}{t^3(t^2+t+1)(t-1)}

cancelando os termos (t-1) no denominador e numerador, obtive \lim_{t\rightarrow0}\frac{1}{t^3(t^2+t+1)}

Foi exatamente nesse ponto em que "travei". Ao entregar a prova, perguntei ao professor como poderia resolver e ele me disse que seria pela análise do sinal, mas não sei bem o que isso quer dizer e como fazer. Vocês poderiam me ajudar?


A dica sobre a "análise do sinal" é devido ao fato desse limite ter como resultado \infty .

Como já disse o colega MarceloFantini, analisando a expressão original do limite, note que o numerador tende para -1 e o denominador para 0. Isso já é um indício que temos um limite cujo o resultado é \infty. Falta agora saber se é +\infty ou -\infty . Para saber disso precisamos analisar o sinal.

Para x próximo de 0, temos que o numerador é negativo (como já vimos, ele tende para -1).

Precisamos agora analisar o sinal do denominador quando x está próximo de 0. Isso significa que precisamos analisar o sinal da função f(x) = x^2 - x quando x está próximo de zero. Fazendo o estudo do sinal dessa função polinomial do segundo grau, percebemos que f(x) tende para 0 por valores positivos, quando x tende a 0 pela esquerda. Por outro lado, f(x) tende para 0 por valores negativos, quando x tende a 0 pela direita.

Em resumo:
(i) quando x tende a 0 pela esquerda, o numerador é negativo e o denominador é positivo;
(ii) quando x tende a 0 pela direita, o numerador é negativo e o denominador é negativo;

Conclusão:

\lim_{x\to 0^-} \frac{\sqrt[3]{x} - 1}{x^2 - x} = -\infty

\lim_{x\to 0^+} \frac{\sqrt[3]{x} - 1}{x^2 - x} = +\infty

Como esses limites laterais são diferentes, temos que não existe o limite \lim_{x\to 0} \frac{\sqrt[3]{x} - 1}{x^2 - x} .

souzalucasr escreveu:Eu não estou com a prova em mãos, mas tenho 99% de certeza que é x tendendo a 0, pois houve esse comentário do professor quanto ao "estudo do sinal". Eu faltei a essa aula, por isso estou perdido. Além disso, não encontrei nada no livro.


Eu gostaria de recomendar que você assista a videoaula "05. Cálculo I - Limites Infinitos". Ela está disponível em meu canal no YouTube:

http://www.youtube.com/LCMAquino
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

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Re: Análise de sinal em limite 1/0

Mensagempor souzalucasr » Sex Abr 06, 2012 11:50

Muito obrigado, Luiz e Marcelo!

Entendi perfeitamente agora. As aulas do youtube serão muito úteis. Vou continuar resolvendo o máximo de exercícios que puder e, quando tiver alguma dúvida, posto aqui para tentar aprender um pouco mais.

[]s
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?