por jmontenegro » Sex Mar 02, 2012 12:53
Na figura abaixo, ABCD é um quadrado, os pontos M e N são médios dos lados BC e CD, respectivamente, e P é o ponto de interseção dos segmentos AM e BN.
(a imagem do problema esta em
http://imageshack.us/photo/my-images/193/quadradoa.jpg)
A razão PM/PA é igual a:
A) 5
B) 2(5)^1/2
C) 4
D) 3
E) (5)^1/2
Pelo gabarito seria letra C (resposta: 4).
***********************************************************************************
Eu só encontro 3...
Estou calculando da seguinte forma:
No triangulo ABP
tg30 = (3^1/2)/3
igualei isso a z/x
achei z=(x(3)^1/3)/3
No triangulo PMB
tg 30 = (3^1/2)/3 = y/((x(3)^1/2))/3
achei x=3y
PA/PM = x/y = 3y/y = 3
Nao sei onde estou errando...
Grata,
Julia
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por timoteo » Dom Mar 04, 2012 04:43
julia a questao aparenta estar faltando algo.
em minhas respostas encontrei 1. usei seus dados da tg e semelança de triangulo e nada.
tem mais alguma coisa a acrescentar?
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timoteo
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por jmontenegro » Dom Mar 04, 2012 23:29
Pois é... Nao tem! :(
Mas vou levar a um amigo amanha e se ele conseguir resolver eu posto a resposta!
Obrigada!
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por LuizAquino » Ter Mar 06, 2012 17:24
jmontenegro escreveu:Na figura abaixo, ABCD é um quadrado, os pontos M e N são médios dos lados BC e CD, respectivamente, e P é o ponto de interseção dos segmentos AM e BN.

- figura.png (2.88 KiB) Exibido 1177 vezes
A razão PM/PA é igual a:
A) 5
B) 2(5)^1/2
C) 4
D) 3
E) (5)^1/2
Pelo gabarito seria letra C (resposta: 4).
ObservaçãoPara que o gabarito seja o valor indicado, o texto final do exercício deveria ser: "A razão PA/PM é igual a:"
jmontenegro escreveu:Eu só encontro 3...
Estou calculando da seguinte forma:
No triangulo ABP
tg30 = (3^1/2)/3
igualei isso a z/x
achei z=(x(3)^1/3)/3
No triangulo PMB
tg 30 = (3^1/2)/3 = y/((x(3)^1/2))/3
achei x=3y
PA/PM = x/y = 3y/y = 3
Nao sei onde estou errando...
Você está errando pelo fato de que nos triângulos ABP e PMB
não há um ângulo de 30°.
Agora observe a figura abaixo.

- figura2.png (3.74 KiB) Exibido 1177 vezes
Como ABM e BCN são dois triângulos retângulos possuindo as mesmas medidas para os catetos, temos que ABM e BCN são congruentes.
Sendo assim, temos que

.
Além disso, o ângulo

é compartilhado pelos triângulos ABM e BPM.
Conlusão: pelo critério AA (Ângulo - Ângulo), temos que ABM e BPM são semelhantes.
Isso significa que BPM é um triângulo retângulo, com ângulo reto em P.
Sendo
l o lado do quadrado, podemos construir a figura abaixo.

- figura3.png (3.7 KiB) Exibido 1177 vezes
Agora tente terminar o exercício.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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