por Claudin » Qui Fev 16, 2012 18:55
4. Classique cada uma das afirmacões abaixo como
VERDADEIRA ou
FALSA. Se verdadeira, prove; se falsa, prove ou dê um contra-exemplo.
(a) Se A, B e C são matrizes n n tais que AB = AC então B = C.Resolução: FalsoPois se:
OBS: sendo B a inversa de A

Errado, agora que vi que pensei errado.
Mas se A for matriz nula, B e C não precisam ser iguais para ter o mesmo resultado, porém continua falso.
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por fraol » Qui Fev 16, 2012 21:11
Também, ainda usando o seu exemplo da matriz nula, você pode usar este contra-exemplo para mostrar que a afirmação é falsa:



pois

com

.
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por MarceloFantini » Qui Fev 16, 2012 21:17
Fraol, gostaria de lembrar que ele diz matrizes

. Realmente é falso, mas você não atendeu as hipóteses.
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por fraol » Qui Fev 16, 2012 21:29
É que o enunciado diz para provar ou dar um contra-exemplo. Apesar de não ser legítimo, os contra-exemplos são sempre um bom método para refutar declarações falsas.
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por MarceloFantini » Qui Fev 16, 2012 21:32
Realmente o enunciado diz para provar ou dar um contra-exemplo, e contra-exemplos são completamente legítimos. Mas para ser contra-exemplo você precisa exibir um elemento que satisfaça todas as hipóteses e a conclusão seja falsa, e o seu não satisfaz todas as hipóteses, veja:
(a) Se A, B e C são matrizes

tais que AB = AC então B = C.
Suas matrizes não são quadradas.
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por fraol » Qui Fev 16, 2012 21:40
Tem toda razão Marcelo. Eu deveria ter refutado com uma matriz

como contra-exemplo.
( se você não puxasse a minha orelha, ela não sairia da frente dos meus olhos e eu não veria o

). Obrigado.
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por Claudin » Sáb Fev 25, 2012 19:50
Não compreendi como você chegou nesse exemplo?
Outra pergunta seria, quando o resultado for uma matriz nula, sempre devemos multiplicar uma matriz por uma matriz nula? Ou tem exceções?
Por exemplo temos que
A = {{1,2}{2,2}}
B = {{0,0}{0,0}}
Teria como resultar em uma matriz nula, com uma multiplicação de matrizes não nulas?
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por MarceloFantini » Sáb Fev 25, 2012 23:33
Tome A e B iguais as do fraol mas faça

. Então

mas

e

,

.
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por LuizAquino » Dom Fev 26, 2012 10:10
Claudin escreveu:Outra pergunta seria, quando o resultado for uma matriz nula, sempre devemos multiplicar uma matriz por uma matriz nula? Ou tem exceções?
(...)
Teria como resultar em uma matriz nula, com uma multiplicação de matrizes não nulas?
O quesito c) de outro exercício que você enviou responde essas perguntas. Por favor, reveja esse exercício:
viewtopic.php?f=111&t=7173
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por Claudin » Dom Fev 26, 2012 13:35
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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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