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Preciso de ajuda

Preciso de ajuda

Mensagempor Amd » Sex Mar 11, 2011 22:29

Meu professor mandou um exercico muito complexo e ñ consigo resolver por favor alguem me ajuda

Os coeficientes a, b, c da equação de 2º grau ax^2 + bx + c = 0 são nessa ordem, termos de uma P.A. de razão 2.
A) Mostre que essa equação admite raizes reais para exatamente 4 valores inteiros de b, determinando-os.

B) Para cada valor encontrado no item anterior, determine raizes da equação.
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Re: Preciso de ajuda

Mensagempor Abelardo » Sex Mar 11, 2011 23:41

A equação é da seguinte forma: a{x}^{2}+bx+c=0
Como os coeficientes formam na ordem a  \rightarrow b \rightarrow c uma P.A. de razão 2, podemos fazer o seguinte --> a=b-2

b=b

c=b +2

Substitua nos coeficientes a e c os valores correspondentes e determine a discriminante.. encontrarás como resultada dessa uma outra equação -3{b}^{2}+16. Lembrando que valores menores que zero para discriminante não há raízes reais, logo \Delta \geq 0. Quando desenvolveres a desigualdade perceberás que os valores de b serão -1,+1,-2 e +2. Substitua esses valores lá na primeira equação e encontrarás 4 equações diferentes. veja quais delas são realmente de segundo grau e depois determine as raízes.. Fiz assim e consegui, mas pode haver um método mais simples ou posso ter errado em algum cálculo e ter me precipitado, bom, espero que consiga!
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Re: Preciso de ajuda

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Mar 12, 2011 02:13

Porque b=0 não seria uma escolha interessante? Atende ao discriminante e continua sendo uma equação de segundo grau. Talvez quem montou o exercício imaginou a P.A. na forma a = a, b = a+2 e c=a+4.

\Delta = (a+2)^2 - 4a(a+4) = a^2 + 4a + 4 - 4a^2 - 16a = -3a^2 -12a +4

Opções:

a = -1 \Rightarrow \Delta = -3 +12 +4 = +13

a = -2 \Rightarrow \Delta = -12 +24 +4 = +16

a = -3 \Rightarrow \Delta = -27 + 36 +4 = 13

a = -4 \Rightarrow \Delta = -48 +48 +4 = +4

Note que a \neq 0 pois senão não há equação do segundo grau. Com a > 0, o discriminante é menor que zero e portanto não tem raízes reais. Com a < -4, discriminante volta a ser negativo, logo, existem somente 4 valores inteiros tais que a equação tenha solução.

Soluções para as equações:

a = -1 \Rightarrow x = \frac{-1 \pm \sqrt{13}}{-2}

a = -2 \Rightarrow x = \frac{0 \pm 4}{-4}

a = -3 \Rightarrow x = \frac{1 \pm \sqrt{13}}{-6}

a = -4 \Rightarrow x = \frac{2 \pm 2}{-8}
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Re: Preciso de ajuda

Mensagempor Abelardo » Sáb Mar 12, 2011 02:52

Sempre existe uma solução diferente, mais simples, deixei até um comentário no final da minha resolução kkk. Foi linda essa resolução sua!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?