por JustForFun » Dom Nov 07, 2010 01:23
Olá pessoal, td bem?
Estou estudando pra uma prova e um dos assuntos será trigonometria, tenho que treinar muito!
Gostaria que alguém conferisse se resolvi o seguinte exercício corretamente e se dá pra simplificar mais ainda a resposta final.
(Agora com o editor de fórumla

)


![y= \frac{\sqrt[]{3}}{2}+\left(-\frac{\sqrt[]{2}}{2} \right) . [-1 -1] y= \frac{\sqrt[]{3}}{2}+\left(-\frac{\sqrt[]{2}}{2} \right) . [-1 -1]](/latexrender/pictures/0166dfa8c49bc08296a3f627e162f491.png)
![y= \frac{\sqrt[]{3}-\sqrt[]{2}}{2} . \left(-2 \right) y= \frac{\sqrt[]{3}-\sqrt[]{2}}{2} . \left(-2 \right)](/latexrender/pictures/6fc6cd5d48e3457ebfbeb0d3d28981da.png)
![y= \frac{-2\left(\sqrt[]{3}-\sqrt[]{2} \right)}{2} y= \frac{-2\left(\sqrt[]{3}-\sqrt[]{2} \right)}{2}](/latexrender/pictures/eeaea8ef27f8875a206faf4a9d8c45ab.png)
E aí tudo certinho? Será que agora posso cortar o 2 de cima com o de baixo? Aí vai ficar -raiz de 3 + raiz de 2?
Vlw!!
-
JustForFun
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 12
- Registrado em: Sex Nov 05, 2010 22:16
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por JustForFun » Dom Nov 07, 2010 01:33
-
JustForFun
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 12
- Registrado em: Sex Nov 05, 2010 22:16
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por JustForFun » Seg Nov 08, 2010 20:37
Ninguém?

-
JustForFun
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 12
- Registrado em: Sex Nov 05, 2010 22:16
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por JustForFun » Ter Nov 09, 2010 15:48
Olá Fantini! Obrigado pela resposta

Acho que você se equivocou
![sen(60)+cos(45).cos(180)-sen(90)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}.(-1)-(-1)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}}{2}+1 sen(60)+cos(45).cos(180)-sen(90)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}.(-1)-(-1)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}}{2}+1](/latexrender/pictures/66dab0eb2f0c045e17554ac45d6b205b.png)
Deveria ser:
![sen(60)+cos(45).cos(180)-sen(90)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}.(-1)-(1)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}}{2}+1 sen(60)+cos(45).cos(180)-sen(90)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}.(-1)-(1)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}}{2}+1](/latexrender/pictures/9cc89cfd794575b103d100444c84f588.png)
Seno 90° = 1 e não -1
Mesmo aplicando o -1 ali, acho que você se confundiu nas contas, pois:

Logo:
![[tex]sen(60)+cos(45).cos(180)-sen(90)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}.0=0 [tex]sen(60)+cos(45).cos(180)-sen(90)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}.0=0](/latexrender/pictures/1cd4fd697722946fc8746e913e9ee3f4.png)
Se alguém puder esclarecer, agradeço

-
JustForFun
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 12
- Registrado em: Sex Nov 05, 2010 22:16
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Ter Nov 09, 2010 21:19
Realmente, troquei sem querer o

por -1. Mesmo assim, a resposta fica:

A menos que você esteja errando toda vez ao digitar e a equação verdadeira seja:

Que em tal caso fica:

Se o caso for o segundo, realmente eu errei nas contas duplamente (ao confundir o valor do seno e ao fazer a multiplicação), caso contrário, apenas errei um sinal.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
Voltar para Trigonometria
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [trigonometria] trigonometria em triangulo qualquer
por biamassa00 » Sex Mai 25, 2012 22:19
- 0 Respostas
- 3501 Exibições
- Última mensagem por biamassa00

Sex Mai 25, 2012 22:19
Trigonometria
-
- (Trigonometria) problema trigonometria
por Luizap11 » Qui Dez 05, 2013 00:33
- 2 Respostas
- 5110 Exibições
- Última mensagem por Edunclec

Qui Dez 05, 2013 20:53
Trigonometria
-
- trigonometria
por Cleyson007 » Qua Set 24, 2008 19:44
- 2 Respostas
- 3326 Exibições
- Última mensagem por admin

Ter Set 30, 2008 19:08
Trigonometria
-
- trigonometria
por Micheline » Dom Jan 25, 2009 16:21
- 5 Respostas
- 4835 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Seg Jan 26, 2009 17:27
Trigonometria
-
- Trigonometria
por Flavio » Sex Fev 13, 2009 21:29
- 5 Respostas
- 4970 Exibições
- Última mensagem por Molina

Seg Fev 16, 2009 01:53
Trigonometria
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.