• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Trigonometria

Trigonometria

Mensagempor JustForFun » Dom Nov 07, 2010 01:23

Olá pessoal, td bem?
Estou estudando pra uma prova e um dos assuntos será trigonometria, tenho que treinar muito!
Gostaria que alguém conferisse se resolvi o seguinte exercício corretamente e se dá pra simplificar mais ainda a resposta final.
(Agora com o editor de fórumla :lol: )

y = sen (420°) + cos \left(11\pi/4 \right) . cos(21\pi)-sen(5\pi/2)
y = sen (60°) + cos \left(-45° \right) . cos(180°)-sen(90°)
y= \frac{\sqrt[]{3}}{2}+\left(-\frac{\sqrt[]{2}}{2} \right) . [-1 -1]
y= \frac{\sqrt[]{3}-\sqrt[]{2}}{2} . \left(-2 \right)
y= \frac{-2\left(\sqrt[]{3}-\sqrt[]{2} \right)}{2}

E aí tudo certinho? Será que agora posso cortar o 2 de cima com o de baixo? Aí vai ficar -raiz de 3 + raiz de 2?

Vlw!!
JustForFun
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Nov 05, 2010 22:16
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Trigonometria

Mensagempor JustForFun » Dom Nov 07, 2010 01:33

Acabei de resolver mais um exercício, se puderem me ajudar...

y = cos(1560°) + sen(945°) + sen(\frac{7\pi}{2}).sen\left(-\frac{5\pi}{2} \right)
y = cos(120°) + sen(225°) + sen(270°).sen(-90°)
y = cos(-60°) + sen(-45°) + sen(270°).sen(-90°)
y = -\frac{1}{2}+\left(-\frac{\sqrt[]{2}}{2} \right)-1.(-1)
y = (\frac{-1-\sqrt[]{2}}{2}+1).-1
y = (\frac{1-\sqrt[]{2}}{2}).-1
y = -\frac{1-\sqrt[]{2}}{2}

Se eu estiver errando muito, perdoem, tenho muita dificuldade com a matemática que envolve essa matéria.
Desde já agradeço ;)
Abraços
JustForFun
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Nov 05, 2010 22:16
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Trigonometria

Mensagempor JustForFun » Seg Nov 08, 2010 20:37

Ninguém? :oops:
JustForFun
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Nov 05, 2010 22:16
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Trigonometria

Mensagempor MarceloFantini » Seg Nov 08, 2010 20:58

\sin (60^{\circ}) + \cos(45^{\circ}) \cdot \cos (180^{\circ}) - \sin(90^{\circ}) = \frac{\sqrt{3}}{2} + \frac{\sqrt{2}}{2} \cdot (-1) - (-1) = \frac{\sqrt{3}}{2} - \frac{\sqrt{2}}{2} +1

No segundo:

\cos(-60^{\circ}) + \sin(-45^{\circ}) + \sin (270^{\circ}) \cdot \sin (-90^{\circ}) = - \frac{1}{2} + \frac{\sqrt{2}}{2} + (-1) \cdot (-1) = \frac{\sqrt{2} - 1}{2} +1
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Trigonometria

Mensagempor JustForFun » Ter Nov 09, 2010 15:48

Olá Fantini! Obrigado pela resposta ;)

Acho que você se equivocou

sen(60)+cos(45).cos(180)-sen(90)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}.(-1)-(-1)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}}{2}+1
Deveria ser:
sen(60)+cos(45).cos(180)-sen(90)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}.(-1)-(1)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}}{2}+1
Seno 90° = 1 e não -1
Mesmo aplicando o -1 ali, acho que você se confundiu nas contas, pois: (-1)-(-1)=(-1)+1=0 Logo: [tex]sen(60)+cos(45).cos(180)-sen(90)=\frac{\sqrt[]{3}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}.0=0

Se alguém puder esclarecer, agradeço :-D
JustForFun
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Nov 05, 2010 22:16
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Trigonometria

Mensagempor MarceloFantini » Ter Nov 09, 2010 21:19

Realmente, troquei sem querer o sen(90^{\circ}) por -1. Mesmo assim, a resposta fica:

\frac{\sqrt{3}}{2} + \frac{\sqrt{2}}{2} \cdot (-1) - (1) = \frac{\sqrt{3}}{2} - \frac{\sqrt{2}}{2} -1

A menos que você esteja errando toda vez ao digitar e a equação verdadeira seja:

sen (60^{\circ}) + cos(45^{\circ}) \cdot ( cos(180^{\circ}) - sen(90^{\circ}))

Que em tal caso fica:

\frac{\sqrt{3}}{2} + \frac{\sqrt{2}}{2} \cdot ( (-1) - (1) ) = \frac{\sqrt{3}}{2} - \sqrt{2}

Se o caso for o segundo, realmente eu errei nas contas duplamente (ao confundir o valor do seno e ao fazer a multiplicação), caso contrário, apenas errei um sinal.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Trigonometria

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?