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[Questão de Concurso]

[Questão de Concurso]

Mensagempor Paula Morais » Sáb Mai 05, 2012 15:02

A QUESTÃO É ASSIM: O PIB per capita brasileiro (a divisão do valor do PIB pela população residente no meio do ano) alcançou em 2010 o valor aproximado de R$ 19.000,00. A sua evolução nos últimos anos é mostrada no gráfico a seguir, em que os porcentuais se referem à variação do PIB per capita de um ano em relação ao ano anterior.
Ai tem o grafico, e no grafico tem os pontos.. em X temos, 2004,2005,2006,2007,2008,2009,2010 e em Y temos porcentagens... no de 2010 no ponto máximo ta escrito 6,5% e no de 2008 ta escrito 4,1% nos outros anos tbm tem escrito as porcentagens.. se precisar me fala q eu digo, a pergunta é o seguinte:
De acordo com estes dados, em valor aproximado, o PIB per capita brasileiro, em 2008, foi de :
a) R$ 17.765,00
B) R$ 17.840,00
C) R$ 18.130,00
D) R$ 18.525,00
A resposta certa é a C, só que eu fiz e a minha só dá a D... Preciiso de ajuda, por favor !!!
Paula Morais
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Re: [Questão de Concurso]

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Mai 05, 2012 20:52

Paula,
por gentileza, informe a porcentagem de 2007.
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Re: [Questão de Concurso]

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Mai 05, 2012 21:00

Paula, seria interessante você anexar o gráfico, estes dados são importantes para a resolução do problema.
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Re: [Questão de Concurso]

Mensagempor Paula Morais » Dom Mai 06, 2012 01:22

Eu não consigo colocar o gráfico aqui, pois fala que não tem suporte...
mas, as porcentagem de cada ano q estão no gráfico são :
2004 = 4,3%
2005 = 1,9%
2006 = 2,7%
2007 = 4,9%
2008 = 4,1%
2009 = (-1,6%)
2010 = 6,5%

Obrigado !
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Re: [Questão de Concurso]

Mensagempor Paula Morais » Dom Mai 06, 2012 01:49

ENCONTREI A RESPOSTA....

A porcentagem representa a variação do PIB em relação ao ano anterior, ou seja, em 2010 teve um acréscimo de 6,5% no PIB.
Matematicamente é o seguinte, em 2010 o PIB é o PIB de 2009 mais 6,5% do PIB de 2009.
PIB de 2010 --> x = 19000 6,5%= 0,065
PIB de 2009 --> y = ? -1,6%= -0,016
PIB de 2008 --> z = ?

x=y+0,065*y
x=1,065*y
y=x/(1,065)
y=19000/(1,065)
y= 17,840 que é o PIB de 2009,que é a letra b, mas não é a resposta...rsrsr

O mesmo raciocínio para 2008

y=z-0,016*z
z= 17,840/(0,984)
z=18,130 letra c
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Re: [Questão de Concurso]

Mensagempor jrmatematico » Dom Mai 13, 2012 10:00

Paula, como a questão foi de concurso, se der diz ai o link pra baixar a prova e analisar melhor a questão.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?