Provar que

-

para n inteiro positivo. Bom, eu ''peguei'a prova'' em um livro, mas eu não compreendi alguns artifícios algébricos utilizados pelo autor do livro, por isto estou aqui, para que alguem me ajude a entender. Primeiro vou colocar toda a resolução e depois vou dizer o que não entendi.
Vamos provar que Provar que

-

= (x - y) (

+

+....+

.
Inicialmente, vamos mostrar que se a

1,

De fato,

Subtraindo as duas equações anteriores,
aS - S =

(a-1) S =

S=

Agora fazendo

na expressão

,

![\left(\frac{x}{y}-1 \right)\left[1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1}={\left(\frac{x}{y} \right)}^{n} \right]={\left(\frac{x}{y}
\right)}^{n}-1\Rightarrow \left(\frac{x}{y}-1 \right)\left[1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1}={\left(\frac{x}{y} \right)}^{n} \right]={\left(\frac{x}{y}
\right)}^{n}-1\Rightarrow](/latexrender/pictures/b55b363a766543b698e7d099cd436722.png)
![\left(\frac{x}{y}-1 \right)\left[1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1} \right]= \frac{{x}^{n}-{y}^{n}}{{y}^{n}} \left(\frac{x}{y}-1 \right)\left[1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1} \right]= \frac{{x}^{n}-{y}^{n}}{{y}^{n}}](/latexrender/pictures/3aaecbc7bc35c0a88573bc0df4c232bb.png)
![{y}^{n}\left(\frac{x-y}{y} \right)\left[1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1} \right]= {x}^{n}-{y}^{n}\Rightarrow {y}^{n}\left(\frac{x-y}{y} \right)\left[1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1} \right]= {x}^{n}-{y}^{n}\Rightarrow](/latexrender/pictures/15b4e50dae98cc8b1ce9efe118618abf.png)

Observação: o símbolo mais apropriado que encontrei para multiplicação foi

, e só utilizei no final da resolução.
Bom, primeiro: aS - S =

(a-1) S =

S=

eu realmente não entendi por que aS-S =

. Entendi que o cara multiplicou ambos os membros da igualdade por a, e na subtração a se corta com a, a² se corta com a² mas não entendi por que

fica fora do resultado da subtração. Ele subtraiu

-

que deu

? Não entendi!
Bom,nesta parte da equação
![\left(\frac{x}{y}-1 \right)\left[1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1} \right]= \frac{{x}^{n}-{y}^{n}}{{y}^{n}} \left(\frac{x}{y}-1 \right)\left[1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1} \right]= \frac{{x}^{n}-{y}^{n}}{{y}^{n}}](/latexrender/pictures/3aaecbc7bc35c0a88573bc0df4c232bb.png)
esta expressão

simplesmente some dos colchetes. Por quê?
na penúltima linha, com a equação,

eu já não entendi absolutamente nada. Eu entendi que o cara multiplicou a ambos os membros por

mas não sei como terminou assim.
Bom, é isso. Agradeço muito a quem puder me ajudar a entender. Grato desde já.