• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Dúvida em exercício !

Dúvida em exercício !

Mensagempor Danilo » Qua Jul 18, 2012 23:28

Provar que {x}^{n} - {y}^{n} para n inteiro positivo. Bom, eu ''peguei'a prova'' em um livro, mas eu não compreendi alguns artifícios algébricos utilizados pelo autor do livro, por isto estou aqui, para que alguem me ajude a entender. Primeiro vou colocar toda a resolução e depois vou dizer o que não entendi.

Vamos provar que Provar que {x}^{y} - {y}^{n} = (x - y) ( {x}^{n-1} + {x}^{n-2}y +....+ {y}^{n-1}.

Inicialmente, vamos mostrar que se a \neq 1,

1+a+{a}^{2}+{a}^{3}+...+ {a}^{n-1} = \frac{ {a}^{n-1}}{a-1}

De fato,

S = 1+a+{a}^{2}+{a}^{3}+...+ {a}^{n-1}\Rightarrow
aS = a+{a}^{2}+{a}^{3}+...+ {a}^{n}

Subtraindo as duas equações anteriores,

aS - S = {a}^{n} -1 \Rightarrow (a-1) S = {a}^{n}-1 \Rightarrow S= \frac{ {a}^{n-1}}{a-1}

Agora fazendo a=\frac{x}{y} na expressão 1+a+{a}^{2}+{a}^{3}+...{a}^{n-1}=\frac{{a}^{n-1}}{a-1},

1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1}= \frac{{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n}-1}{\frac{x}{y}-1}\Rightarrow

\left(\frac{x}{y}-1 \right)\left[1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1}={\left(\frac{x}{y} \right)}^{n} \right]={\left(\frac{x}{y} 
\right)}^{n}-1\Rightarrow

\left(\frac{x}{y}-1 \right)\left[1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1}  \right]= \frac{{x}^{n}-{y}^{n}}{{y}^{n}}

{y}^{n}\left(\frac{x-y}{y} \right)\left[1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1}  \right]= {x}^{n}-{y}^{n}\Rightarrow

(x-y)\chi\left({y}^{n-1}+{y}^{n-1} \chi \frac{x}{y}+{y}^{n-1}\chi\frac{{x}^{2}}{{y}^{2}} +...+{y}^{n-1} \chi \frac{{x}^{n-1}}{{y}^{n-1}} \right)={x}^{n}-{y}^{n}

{x}^{n}-{y}^{n}=\left(x-y \right)\left({x}^{n-1}+{x}^{n-2}y+...{y}^{n-1} \right)

Observação: o símbolo mais apropriado que encontrei para multiplicação foi \chi, e só utilizei no final da resolução.

Bom, primeiro: aS - S = {a}^{n-1} \Rightarrow (a-1) S = {a}^{n-1} \Rightarrow S= \frac{ {a}^{n-1}}{a-1}

eu realmente não entendi por que aS-S = {a}^{n}-1. Entendi que o cara multiplicou ambos os membros da igualdade por a, e na subtração a se corta com a, a² se corta com a² mas não entendi por que {a}^{n-1} fica fora do resultado da subtração. Ele subtraiu {a}^{n} - {a}^{n-1} que deu {a}^{n}? Não entendi!

Bom,nesta parte da equação\left(\frac{x}{y}-1 \right)\left[1+\frac{x}{y}+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{2}+...+{\left(\frac{x}{y} \right)}^{n-1}  \right]= \frac{{x}^{n}-{y}^{n}}{{y}^{n}} esta expressão {\left(\frac{x}{y} \right)}^{n} simplesmente some dos colchetes. Por quê?

na penúltima linha, com a equação, (x-y)\chi\left({y}^{n-1}+{y}^{n-1} \chi \frac{x}{y}+\frac{{x}^{2}}{{y}^{2}} +...+{y}^{n-1} \chi \frac{{x}^{n-1}}{{y}^{n-1}} \right)={x}^{n}-{y}^{n} eu já não entendi absolutamente nada. Eu entendi que o cara multiplicou a ambos os membros por {y}^{n} mas não sei como terminou assim.

Bom, é isso. Agradeço muito a quem puder me ajudar a entender. Grato desde já.
Danilo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Dúvida em exercício !

Mensagempor MarceloFantini » Qui Jul 19, 2012 00:51

Pela definição que ele deu, sabemos que S= 1 + a + \cdots + a^{n-1}, ou seja, o último termo é a^{n-1}. Multiplicando tudo por a segue

aS = a(1 + a + \cdots + a^{n-1}) = a + a^2 + \cdots + a^{n-1+1} = a + a^2 + \cdots + a^n.

Subtraindo,

aS -S = (a + a^2 + \cdots + a^{n-1} + a^n) - (1 + a + \cdots + a^{n-1}),

onde os termos de a até a^{n-1} se cancelam, sobrando

aS -S = a^n-1.

Perceba então que você deve ter copiado ou lido errado (se não foi um destes casos, o livro está errado mesmo), pois colocando S em evidência e isolando encontramos

aS-S=(a-1)S = a^n -1 \implies S = \frac{a^n -1}{a -1},

que é a expressão que ele realmente usa. Fazendo a = \frac{x}{y} e substituindo,

S = 1 + a + \cdots + a^{n-1} = 1 + \left( \frac{x}{y} \right) + \cdots + \left( \frac{x}{y} \right)^{n-1} = \frac{\left( \frac{x}{y} \right)^n - 1}{\left( \frac{x}{y} \right) -1},

que é a expressão que ele coloca. Vamos simplificar com calma: o numerador \left( \frac{x}{y} \right)^n -1 torna-se \frac{x^n}{y^n} - 1 = \frac{x^n -y^n}{y^n}, enquanto que o denominador vira \left( \frac{x}{y} \right) -1 = \frac{x-y}{y}. Multiplicando os dois lados pelo denominador, chegamos na próxima passagem:

\left( \frac{x-y}{y} \right) \left[ 1 + \left( \frac{x}{y} \right) + \cdots + \left( \frac{x}{y} \right)^{n-1} \right] = \left( \frac{x^n -y^n}{y^n} \right).

Daqui, multiplicamos por y^n, só que já temos um elemento y dividindo, logo subtraimos os expoentes:

y^n \cdot \left( \frac{x-y}{y} \right) \left[ 1 + \left( \frac{x}{y} \right) + \cdots + \left( \frac{x}{y} \right)^{n-1} \right]
= \left( \frac{y^n}{y} \right) \cdot (x-y) \left[ 1 + \left( \frac{x}{y} \right) + \cdots + \left( \frac{x}{y} \right)^{n-1} \right]
= (x-y) \cdot y^{n-1} \cdot \left[ 1 + \left( \frac{x}{y} \right) + \cdots + \left( \frac{x}{y} \right)^{n-1} \right]
= (x-y) \cdot \left[ y^{n-1} + \left( x y^{n-2} \right) + \cdots + \left( x^{n-2} y \right)  + x^{n-1} \right] = x^n -y^n,

e finalmente o que queríamos.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Dúvida em exercício !

Mensagempor LuizAquino » Sáb Jul 21, 2012 15:53

Danilo escreveu:(x-y)\chi\left({y}^{n-1}+{y}^{n-1} \chi \frac{x}{y}+{y}^{n-1}\chi\frac{{x}^{2}}{{y}^{2}} +...+{y}^{n-1} \chi \frac{{x}^{n-1}}{{y}^{n-1}} \right)={x}^{n}-{y}^{n}

{x}^{n}-{y}^{n}=\left(x-y \right)\left({x}^{n-1}+{x}^{n-2}y+...{y}^{n-1} \right)

Observação: o símbolo mais apropriado que encontrei para multiplicação foi \chi, e só utilizei no final da resolução.

Há dois símbolos usados tradicionalmente para a multiplicação: o "x" estilizado e o ponto central.

Esses símbolos no LaTeX são representados, respectivamente, pelos comandos "\times" e "\cdot". Veja um exemplo desses comandos:

a\times b

a\cdot b

Aqui vale fazer uma observação. Muitas pessoas cometem o equívoco de usar o ponto final (isto é, ".") para representar a multiplicação. O correto é usar o ponto central, pois o ponto final é usado (na notação brasileira) para separar as casas de milhar. Perceba a diferença:

\\ \textrm{Correto: }a\cdot b \\ \textrm{Errado: }a.b
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Voltar para Polinômios

• Tópicos relacionados