por DanielRJ » Seg Set 20, 2010 17:51
Olá to com uma questão muito dificil pra min então gostaria que alguem em ajudasse.
Em uma prova caíram dois problemas, A e B. Sabendo que 200 alunos acertaram A, 90 erraram B, 120 acertaram os dois e 100 acertaram apenas um problema, qual a probabilidade de que um aluno, escolhido ao acaso, não tenha acertado nenhum problema.
a)1/23
b)2/23
c)3/23
d)1/8
e)1/12
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DanielRJ
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por alexandre32100 » Seg Set 20, 2010 20:29
É aconselhável nestes casos usar um
Diagrama de Venn, onde cada número representa aqueles que acertaram determinada questão, veja:

- é semprebom lembrar de sempre começar pelo "meio" do diagrama
- DIAGRAMA.PNG (10.37 KiB) Exibido 6806 vezes
O número total de alunos é

e aqueles que não acertaram nenhuma questão,

.
Assim, a probabilidade é

.
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alexandre32100
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por DanielRJ » Seg Set 20, 2010 22:00
alexandre32100 escreveu:É aconselhável nestes casos usar um
Diagrama de Venn, onde cada número representa aqueles que acertaram determinada questão, veja:
DIAGRAMA.PNG
O número total de alunos é

e aqueles que não acertaram nenhuma questão,

.
Assim, a probabilidade é

.
Obrigado alexandre. mas minha dificuldade foi em montar os conjuntos. eu queria que voce me desse uma explicação rapida de onde sairam os 20 de B e os 10 de fora?
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por alexandre32100 » Ter Set 21, 2010 00:11
Tá, a parte dos

da interseção de

e

e dos

de

tá ok, né?
Os

de

tão aqui, olha
danielcdd escreveu:100 acertaram apenas um problema
Como

acertaram
apenas 
, quer dizer que

acertaram apenas

.
E os

de fora, aqui
danielcdd escreveu:90 erraram B
já que

acertaram apenas

, precisamos de mais

para completar esses

(já que os outros

acertaram o problema

).
Tranquilo agora?
-
alexandre32100
-
por DanielRJ » Ter Set 21, 2010 12:53
alexandre32100 escreveu:Tá, a parte dos

da interseção de

e

e dos

de

tá ok, né?
Os

de

tão aqui, olha
danielcdd escreveu:100 acertaram apenas um problema
Como

acertaram
apenas 
, quer dizer que

acertaram apenas

.
E os

de fora, aqui
danielcdd escreveu:90 erraram B
já que

acertaram apenas

, precisamos de mais

para completar esses

(já que os outros

acertaram o problema

).
Tranquilo agora?
Bom muito obrigado realmente minha dificuldade é conjuntos vo estudar mais afundo essa materia, Mas eu compreendi o entendimento da questão muito obrigado mais uma duvida liquidada.
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Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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