• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Dúvida em continuidade

Dúvida em continuidade

Mensagempor MirroR » Dom Mar 18, 2012 18:16

Boa tarde. Eu estou cursando o primeiro período do curso de Engenharia, estou utilizando o livro "Um curso de Cálculo, volume 1" pelo Hamilton Luiz Guidorizzi para estudar Cálculo 1.
Nos meus estudos, eu encontrei um problema que não consigo desenvolver

Dado uma função [f(x)=1 + 1/x] precisa-se provar que ela é contínua em p=1.

Eu já tentei várias vezes utilizar da definição elementar de continuidade |f(x)-f(p)|< \epsilon \Rightarrow|x-p|< \delta para provar que a função é contínua em p=1, mas no decorrer eu não consigo associar o \epsilon ao \delta. Inclusive, já estou mais avançado no assunto e por outros métodos eu conseguiria provar que a função é contínua, porém é requerido o uso da definição de continuidade.

Por gentileza, ajudem-me a chegar à um resultado.
MirroR
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Mar 18, 2012 18:00
Localização: Recife
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: cursando

Re: Dúvida em continuidade

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 18, 2012 21:38

MirroR escreveu:Dado uma função [f(x)=1 + 1/x] precisa-se provar que ela é contínua em p=1.

Eu já tentei várias vezes utilizar da definição elementar de continuidade |f(x)-f(p)|< \epsilon \Rightarrow|x-p|< \delta para provar que a função é contínua em p=1, mas no decorrer eu não consigo associar o \epsilon ao \delta. Inclusive, já estou mais avançado no assunto e por outros métodos eu conseguiria provar que a função é contínua, porém é requerido o uso da definição de continuidade.


Se f é contínua em x = p, então lembre-se que você precisa provar que:

Para todo \varepsilon > 0 dado, existe \delta > 0 tal que:

|x - p| < \delta \Rightarrow |f(x) - f(p)| < \varepsilon

Note que você escreveu ao contrário:

MirroR escreveu:|f(x)-f(p)|< \epsilon \Rightarrow|x-p|< \delta