por MirroR » Dom Mar 18, 2012 18:16
Boa tarde. Eu estou cursando o primeiro período do curso de Engenharia, estou utilizando o livro "Um curso de Cálculo, volume 1" pelo Hamilton Luiz Guidorizzi para estudar Cálculo 1.
Nos meus estudos, eu encontrei um problema que não consigo desenvolver
Dado uma função [f(x)=1 + 1/x] precisa-se provar que ela é contínua em p=1.
Eu já tentei várias vezes utilizar da definição elementar de continuidade |f(x)-f(p)|<

|x-p|<

para provar que a função é contínua em p=1, mas no decorrer eu não consigo associar o

ao

. Inclusive, já estou mais avançado no assunto e por outros métodos eu conseguiria provar que a função é contínua, porém é requerido o uso da definição de continuidade.
Por gentileza, ajudem-me a chegar à um resultado.
-
MirroR
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 1
- Registrado em: Dom Mar 18, 2012 18:00
- Localização: Recife
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Dom Mar 18, 2012 21:38
MirroR escreveu:Dado uma função [f(x)=1 + 1/x] precisa-se provar que ela é contínua em p=1.
Eu já tentei várias vezes utilizar da definição elementar de continuidade |f(x)-f(p)|<

|x-p|<

para provar que a função é contínua em p=1, mas no decorrer eu não consigo associar o

ao

. Inclusive, já estou mais avançado no assunto e por outros métodos eu conseguiria provar que a função é contínua, porém é requerido o uso da definição de continuidade.
Se f é contínua em x = p, então lembre-se que você precisa provar que:
Para todo

dado, existe

tal que:

Note que você escreveu ao contrário:
MirroR escreveu:
Vejamos agora o desenvolvimento. Note que:







Precisamos agora determinar uma constante
c tal que

.
Como
x está próximo de 1, é razoável dizer que

. Ou seja, temos que

. Note que com isso já estamos escolhendo um valor

.
Além disso, também podemos dizer que

. Ou seja, temos

. Desse modo, temos que:

Note que se fizermos

(o que significa que estamos escolhendo um

), temos que:


Como temos dois valores para delta (

e

), devemos tomar o menor deles para garantir que ao mesmo tempo ocorra as duas inequações:

e

.
Isto é, vamos tomar

.
Agora vamos verificar que essa escolha de

funciona.
Se

, então temos que:

Já havíamos determinado que

. Sendo assim, podemos dizer que:

Multiplicando membro a membro as duas inequações que aparecem depois da implicação, temos que:







-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Continuidade - Dúvida questão, é urgente!!
por arthurvct » Seg Mai 06, 2013 18:37
- 1 Respostas
- 1049 Exibições
- Última mensagem por e8group

Seg Mai 06, 2013 22:11
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Continuidade
por AlbertoAM » Seg Abr 04, 2011 20:59
- 8 Respostas
- 5410 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Qua Abr 06, 2011 10:33
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Continuidade
por guilherme5088 » Sáb Out 12, 2019 15:31
- 1 Respostas
- 5223 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Ter Out 15, 2019 23:11
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Continuidade
por MCordeiro » Qui Jul 16, 2020 19:11
- 1 Respostas
- 3380 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Qua Out 14, 2020 12:00
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Exercicio de Continuidade
por PeIdInHu » Qua Jul 14, 2010 21:04
- 2 Respostas
- 2943 Exibições
- Última mensagem por PeIdInHu

Qui Jul 15, 2010 01:03
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.