por pitagoras » Sáb Dez 28, 2013 17:01
Pessoal alguém poderia me explicar porque a resposta é a b.
Considere a função
![f:[0, 5]\rightarrow R f:[0, 5]\rightarrow R](/latexrender/pictures/5b6d697b97198c3fa54ebc05dcbb2cde.png)
cujo gráfico está representado na figura a seguir:

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Assinale a alternativa que melhor representa o gráfico da função da
área delimitada pelo gráfico da função f e o eixo da abscissa, no intervalo

:

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pitagoras
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por e8group » Ter Dez 31, 2013 14:31
Boa tarde . Através do gráfico fornecido , podemos obter a regra de associação da função
![f: [0,5] \mapsto \mathbb{R} f: [0,5] \mapsto \mathbb{R}](/latexrender/pictures/e8b1cb52eeb0ca24fd56ccc1a79e8f0d.png)
, a saber
![f(x) = \begin{cases} 2x ; x \in [0,1] \\ 2 ; x \in (1,2) \\ 1/2 ; x \in [2,4) \\ -2x + 10 ; x \in (4,5] \end{cases} f(x) = \begin{cases} 2x ; x \in [0,1] \\ 2 ; x \in (1,2) \\ 1/2 ; x \in [2,4) \\ -2x + 10 ; x \in (4,5] \end{cases}](/latexrender/pictures/a455e8b5b3d453c7fe9fb32267676c37.png)
.
Agora considere os quatros casos
![x \in [0,1] , x \in (1,2) , x \in [2,4) , x \in (4,5] x \in [0,1] , x \in (1,2) , x \in [2,4) , x \in (4,5]](/latexrender/pictures/278b1a153759caeaeec9821c655b2fc3.png)
.
No primeiro caso, a área da região delimitada pelo gráfico da função e o eixo x é a área do triângulo retângulo de base

e altura

; no segundo caso , terá de calcular área de um retângulo de lados

e

; no terceiro deve calcular a área de um retângulo de lados

e

; no último caso , conforme no 1° , deve computar a área de um triângulo retângulo de mesma altura do primeiro ,porém bases distintas (em geral) que és 5 - x [/tex] .
Após finalizar tudo acima ,obterá uma regra de associação de uma função ,digamos

, definida do conjunto
![[0,5] [0,5]](/latexrender/pictures/be66a98c7ffb0b7cd18378674ce90c9c.png)
ao

.
Divirta-se!
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Qua Out 22, 2014 16:24
Geometria Plana
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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