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Problema

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Mensagempor Liliana » Dom Out 06, 2013 19:10

[Problema de determinação e resolução de equações]


A fórmula C=5/9 (F-32) permite converter graus Fahrenheit em graus Celsius

a) Determine em graus Celsius: 32º F e -4ºF.
b)Resolva a equação dada em ordem a F.
c) Determine em graus Fahrenheit 100º C e 30º C.
Liliana
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Re: Problema

Mensagempor Pessoa Estranha » Dom Out 06, 2013 22:41

Olá....

Seja C = \frac{5(F-32)}{9} a fórmula de conversão de Celsius para Fahrenheit.

O primeiro item pede para fazermos duas transformações, ou seja, pede para exibir o valor da temperatura, que está em Fahrenheit, em Celsius. Daí, basta substituirmos na fórmula dada. Observe que trata-se de uma relação tal que substituindo F por valores, obteremos o resultado em Celsius, ou seja, obteremos C. É isto o que queremos. Então:

32°F \rightarrow C = \frac{5(32-32)}{9}=0;

-4°F \rightarrow C = \frac{5(-4-32)}{9}=\frac{5(-36)}{9}=\frac{5(-1)(4)(9)}{9}=-20;

Bem, o segundo item não ficou muito claro o que está sendo pedido, mas acho que devemos reescrever a equação dada de tal forma que F seja escrita em função de C, ou seja, ao invés de escrever C em função de F, como inicialmente, escreveremos F em função de C. Assim:

C = \frac{5(F-32)}{9} \rightarrow

9.C = 5.F - 160 \rightarrow

9.C + 160 = 5.F \rightarrow

F = \frac{9.C + 160}{5}

Logo, o que parece que o exercício está pedindo é: F = \frac{9.C + 160}{5}.

Agora, vejamos o último item. Observe que este pede para fazermos a transformação de uma temperatura em Celsius para Fahrenheit. Assim, note que basta aplicarmos a equação encontrada no item anterior. Daí:

F = \frac{9.100+160}{5} = \frac{10(90+16)}{5} = 2.106 = 212;

F = \frac{9.30+160}{5} = \frac{10(27+16)}{5} = 2.43 = 86;

Espero ter ajudado.... :y:
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Re: Problema

Mensagempor Liliana » Sex Out 18, 2013 22:04

Muito obrigada pela sua ajuda. :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?