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Ajuda com funções

Ajuda com funções

Mensagempor Duhh » Qui Ago 19, 2010 22:17

Seguinte galera, apos terminar o segundo grau a 8 anos, passei na fatec de minha região para o curso de produção fonográfica e uma das materias é introdução a acustica, e nela cai muitas funções e tipo, eu to q nem cego em tiroteio, professor passo a primeira lista de exercicios e eu fiquei perdido, vo passa aqui alguns deles, é tudo basico (pra vcs rs.)

1) Se f(x) = x3 + 4x – 3, ache f (1) , f (?1) , f (0) , f(\sqrt{2})

2)Se f (x) =\sqrt{x-1+2x} ache f(1), f(3), f(5), f(10)


Grato amigos
Até
Duhh
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Re: Ajuda com funções

Mensagempor Douglasm » Qui Ago 19, 2010 22:38

Bom Duhh, quando se dá uma função f(x) e pede-se f(1), por exemplo, tudo o que se deve fazer é encontrar o valor que a função assume para x = 1. Farei um para que você veja:

f(x) = x^3 + 4x - 3 \;\therefore\; f(1) = 1^3 + 4.1 - 3 = 2

Agora é só fazer o mesmo para todas as outras. Até a próxima.
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Re: Ajuda com funções

Mensagempor Duhh » Qui Ago 19, 2010 22:42

Douglasm escreveu:Bom Duhh, quando se dá uma função f(x) e pede-se f(1), por exemplo, tudo o que se deve fazer é encontrar o valor que a função assume para x = 1. Farei um para que você veja:

f(x) = x^3 + 4x - 3 \;\therefore\; f(1) = 1^3 + 4.1 - 3 = 2

Agora é só fazer o mesmo para todas as outras. Até a próxima.



Grato Douglas, e quando for f raiz 2?? e no segundo exemplo?? kra desculpe mais é q realmente pra mim isso é complicado =/
Duhh
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Re: Ajuda com funções

Mensagempor Douglasm » Qui Ago 19, 2010 22:48

É a mesma coisa, é só substituirmos:

f(\sqrt{2}) = (\sqrt{2})^3 + 4.\sqrt{2} - 3 = 2\sqrt{2} + 4\sqrt{2} - 3 = 6\sqrt{2} - 3

Na segunda função, novamente, é só substituirmos. Façamos, por exemplo, f(3):

f(x) = \sqrt{x-1+2x} = \sqrt{3x - 1} \;\therefore\; f(3) = \sqrt{3.3 -1} = \sqrt{8} = 2.\sqrt{2}

Caso haja mais dúvidas, é só perguntar.
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Re: Ajuda com funções

Mensagempor Duhh » Qui Ago 19, 2010 23:33

Douglasm escreveu:É a mesma coisa, é só substituirmos:

f(\sqrt{2}) = (\sqrt{2})^3 + 4.\sqrt{2} - 3 = 2\sqrt{2} + 4\sqrt{2} - 3 = 6\sqrt{2} - 3

Na segunda função, novamente, é só substituirmos. Façamos, por exemplo, f(3):

f(x) = \sqrt{x-1+2x} = \sqrt{3x - 1} \;\therefore\; f(3) = \sqrt{3.3 -1} = \sqrt{8} = 2.\sqrt{2}

Caso haja mais dúvidas, é só perguntar.




Pra finalizar, como ficaria a representação grafica do primeiro exercicio??
Duhh
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Re: Ajuda com funções

Mensagempor Douglasm » Sex Ago 20, 2010 10:39

Para poder construir um gráfico razoável dessa função você precisaria encontrar suas raízes (nesse caso poderia até usar o método exposto num link que mandarei.), precisaria encontrar pontos de máximo, mínimo, ou inflexão. Acredito que valha muito a pena fazer uma revisão geral de funções e polinômios (de preferência seguindo algum livro específico sobre isso). Mas para um esboço menos preciso, é só lembrar de como se parece uma equação cúbica. Seguem dois links, um com um método para encontrar raízes de equações do 3º grau (sem o termo x²) e outro link com a representação gráfica da função pedida.

Método de resolução

Gráfico da função: http://www.wolframalpha.com/input/?i=y+%3Dx^3+%2B+4x+-+3

Até a próxima.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?