por Duhh » Qui Ago 19, 2010 22:17
Seguinte galera, apos terminar o segundo grau a 8 anos, passei na fatec de minha região para o curso de produção fonográfica e uma das materias é introdução a acustica, e nela cai muitas funções e tipo, eu to q nem cego em tiroteio, professor passo a primeira lista de exercicios e eu fiquei perdido, vo passa aqui alguns deles, é tudo basico (pra vcs rs.)
1) Se f(x) = x3 + 4x – 3, ache f (1) , f (?1) , f (0) ,

2)Se

ache f(1), f(3), f(5), f(10)
Grato amigos
Até
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por Douglasm » Qui Ago 19, 2010 22:38
Bom Duhh, quando se dá uma função f(x) e pede-se f(1), por exemplo, tudo o que se deve fazer é encontrar o valor que a função assume para x = 1. Farei um para que você veja:

Agora é só fazer o mesmo para todas as outras. Até a próxima.
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por Duhh » Qui Ago 19, 2010 22:42
Douglasm escreveu:Bom Duhh, quando se dá uma função f(x) e pede-se f(1), por exemplo, tudo o que se deve fazer é encontrar o valor que a função assume para x = 1. Farei um para que você veja:

Agora é só fazer o mesmo para todas as outras. Até a próxima.
Grato Douglas, e quando for f raiz 2?? e no segundo exemplo?? kra desculpe mais é q realmente pra mim isso é complicado =/
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por Douglasm » Qui Ago 19, 2010 22:48
É a mesma coisa, é só substituirmos:

Na segunda função, novamente, é só substituirmos. Façamos, por exemplo, f(3):

Caso haja mais dúvidas, é só perguntar.
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por Duhh » Qui Ago 19, 2010 23:33
Douglasm escreveu:É a mesma coisa, é só substituirmos:

Na segunda função, novamente, é só substituirmos. Façamos, por exemplo, f(3):

Caso haja mais dúvidas, é só perguntar.
Pra finalizar, como ficaria a representação grafica do primeiro exercicio??
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por Douglasm » Sex Ago 20, 2010 10:39
Para poder construir um gráfico razoável dessa função você precisaria encontrar suas raízes (nesse caso poderia até usar o método exposto num link que mandarei.), precisaria encontrar pontos de máximo, mínimo, ou inflexão. Acredito que valha muito a pena fazer uma revisão geral de funções e polinômios (de preferência seguindo algum livro específico sobre isso). Mas para um esboço menos preciso, é só lembrar de como se parece uma equação cúbica. Seguem dois links, um com um método para encontrar raízes de equações do 3º grau (sem o termo x²) e outro link com a representação gráfica da função pedida.
Método de resoluçãoGráfico da função:
http://www.wolframalpha.com/input/?i=y+%3Dx^3+%2B+4x+-+3Até a próxima.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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