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[geometria analítica E3] Algebra I.

[geometria analítica E3] Algebra I.

Mensagempor neilendrigo » Sex Mai 09, 2008 00:18

Oi... Gostei muito do site de vcs... de grand eutilidade, sou estudando de engenharia elétrica - UDESC.
Bom, preciso tirar umas duvidas urgentes de algebra I, prciso entender até amanhã...
A dúvida é em relação a 2 questões, que são muito parecidads...


Encontre as equações reduzidas da reta que passa pelos pontos A(1, 4, -3), B(2, 1, 3) e C(4, -1, 7).

desculpa, ia escrever do jeito que resolvi, mas tah errado e tbm não sei colcar vetores nesse programa ai =(, tentei mas não consegui, então lá vai....
encontrei um vetor diretor AB=v, depois peguei v e o ponto c que pertence a reta, e daí através do vetor diretor da reta e e do ponto c, escreve a equaçao parametrica da reta r....


Encontre as equaçoes reduzidas da reta que passa pelos pontos A(1, 4, 3), B(2, 1, 3) e C(4, -1, 7) e é perpendicular ao eixo x.

a segunda questão, cheguei a desenhá-la, e percebi que a reta ABC é reversa ao eixo x, como consigo contemplar com elas sendo reversas? se elas forem realmente reversas, deveria somente fazer o produto misto e em seguida, caso elas sejam reversas, falar que não é possivel encontrar tais equaçoes pq a reta pedida é reversa ao eixo x??


muito obrigado...
cara, adorei o site de vcs, muiiiito mesmo!
estou na primeira fase de eng. elétrica, e a partir de hoje, utilizarei quase que diariamente a ajuda de vcs, pq realmente preciso, quanto mais estudamos, mais ignorantes percbemos que somos, aff, isso é triste, portanto... como estudarei muiiito... muitas duvidas surgirção, abraços... obrigado pela ajuda!
neilendrigo
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Re: Algebra I.

Mensagempor admin » Sex Mai 09, 2008 16:11

Olá neilendrigo, seja bem-vindo!
Agradeço em nome de todos os seus elogios, muito obrigado!

Pensei em seus problemas e eis alguns comentários.

Em primeiro lugar, concordo com o procedimento citado por você para a resolução (1), pois com as equações paramétricas, obtemos então as equações simétricas e por fim as equações reduzidas, isolando as variáveis y e z e expressando-as em função de x.

Mas, o fato é que percebi que os pontos A, B e C não são colineares, nem no primeiro exercício, nem no segundo. Compare com o seu desenho, veja que em cada exercício, a tripla de pontos determina uma face e não uma reta:
pontos3d_1.jpg



Favor confirmar os pontos:
1) A = (1, 4, -3), B = (2, 1, 3) e C = (4, -1, 7)

2) A = (1, 4, 3), B = (2, 1, 3) e C = (4, -1, 7)

Tanto é que A, B e C seriam colineares se, e somente se, existisse \lambda real, tal que:
\vec{AC} = \lambda \vec{AB}

Sendo no exercício (1) \vec{AB} = (1, -3, 6) e \vec{AC} = (3, -5, 10):

(3, -5, 10) = \lambda (1, -3, 6)

Não existe lambda que satisfaça as três equações:
\left\{
\begin{array}{rll}
3 &= &\lambda \\
-5 &= &-3\lambda \\
10 &= &6\lambda
\end{array}
\right.

Ou seja, o par ordenado \left( \vec{AB}, \vec{AC} \right) é linearmente independente (LI, portanto, não são paralelos a uma mesma reta).

Analogamente para o exercício 2, mudando o ponto A.

Então, até que estes pontos sejam confirmados, não existe uma única reta que passa por eles (A, B e C ou A', B, C).

Sobre vetores no LaTeX, há alguma sintaxe relacionada, mas acho que a utilização não fica prática para este caso. Melhor utilizar algum outro programa para a "plotagem" e anexar a imagem gerada, caso queira.

Vamos conversando...
Até mais.
Fábio Sousa
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Re: Algebra I.

Mensagempor neilendrigo » Sex Mai 09, 2008 23:21

Nossa, muito obrigado fabio... Quero saber se poderia meio que diariamente escrever duvidas no seu site, pq realmente preciso... na minha universidade o negócio é meio que no vire-se... eu tbm percebi que não eram colineares, mas só a poucas horas atrás, quando tentei refazer, e olha... deu vontade de chorar, pq se bater com algo tão básico por não perceber isso, dá desânimo. Muito obrigado, espero poder crescer com a tua ajuda, e a dos demais membros do site e é claro, fazê-los crescerem tbm =)...
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Re: Algebra I.

Mensagempor admin » Sáb Mai 10, 2008 13:15

Olá neilendrigo!
Um dos objetivos do site é justamente receber estas dúvidas, desde que acompanhadas das tentativas e dificuldades comentadas, não somente os enunciados de problemas, para que haja uma interação e compreensão, não apenas resolução.

Todas as ajudas são apoiadas por um estudo complementar do assunto, especialmente no caso do ensino superior, onde devo me posicionar como aluno.

Suas mensagens serão bem-vindas, embora o foco esteja nas dúvidas até o ensino médio, em conseqüência da minha formação e porque atual e infelizmente, eu ainda sou o único colaborador ativo nas ajudas.

Bons estudos!
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Re: Algebra I.

Mensagempor neilendrigo » Sáb Mai 10, 2008 15:07

Fabio, vou apresentar teu site para meus professores... Penso que vc deveria fazer o mesmo, e todos os demais, simplesmente apresenta-lo, descobri ele do nada, pq estava procurando resoluções na internet e livros... se vc fizer mais propaganda, tenho certeza que muiiiitos colaboradores aparecerão, abraços... ótimo fim de semana =)...
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.