por adauto martins » Seg Out 28, 2019 16:02
(escola militar do realengo,rj-exame de admissao 1934)
estudar a variaçao e traçar o grafico de:
![y=x+\sqrt[]{(x-1)/(x+1)} y=x+\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}](/latexrender/pictures/0b72509d662227a539b6655d74484715.png)
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adauto martins
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por adauto martins » Seg Out 28, 2019 16:36
soluçao:
aqui vou me resumir ao calculo de maximos e minimos(variaçao da funçao).para traçar o grafico deve-se achar as raizes de y,
localizar os pontos criticos(maximos,minimos,inflexao e etc...)
o dominio da funçao e´para

,ponto importante,que como em exercicios anteriores,nao o fiz...deve-se sempre...
entao para calcularmos os maximos,ou minimos,devemos:

entao
![y=x+\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}
y'=x'+(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)})' y=x+\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}
y'=x'+(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)})'](/latexrender/pictures/db92906ef0d34004b41a7354c649f30f.png)
aqui usaremos a derivada do quociente e a regra da cadeia,pois
![\sqrt[]{(x-1)/(x+1)} \sqrt[]{(x-1)/(x+1)}](/latexrender/pictures/1788ab9e3ffc96c54152fd86cecba059.png)
é composta,logo:
![y'=1+(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)})'=1+(1/2)(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}).((x-1)/(x+1))'(*) y'=1+(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)})'=1+(1/2)(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}).((x-1)/(x+1))'(*)](/latexrender/pictures/06fcade0e95ca08f9ea396204da09f50.png)
vamos calcular separadamente a funçao

e depois recoloca-la em (*),entao

voltando em(*)
![y'=1+(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)})'=1+(1/2)(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}).((x-1)/(x+1))' y'=1+(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)})'=1+(1/2)(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}).((x-1)/(x+1))'](/latexrender/pictures/bd66a0e9253a6f5c5fc6a70b36628f1e.png)
![y'=1+(1/2)(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}).((x+1)-(x-1))/{(x+1)}^{2}=0 y'=1+(1/2)(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}).((x+1)-(x-1))/{(x+1)}^{2}=0](/latexrender/pictures/67327ae6eb92ec69bc98bb66cb93e91c.png)
![(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}).((x+1)-(x-1))=-2{(x+1)}^{2}
\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}=-2{(x+1)}^{2}/((x+1)-(x-1)) (\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}).((x+1)-(x-1))=-2{(x+1)}^{2}
\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}=-2{(x+1)}^{2}/((x+1)-(x-1))](/latexrender/pictures/eeb4157e548d933ea4474b84ad5e9f49.png)
uma equaçao racional ...
![(\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}).((x+1)-(x-1))=-2{(x+1)}^{2}
{(x-1)/(x+1)={(-2{(x+1)}^{2}/((x+1)-(x-1))}^{2}... (\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}).((x+1)-(x-1))=-2{(x+1)}^{2}
{(x-1)/(x+1)={(-2{(x+1)}^{2}/((x+1)-(x-1))}^{2}...](/latexrender/pictures/a678733e38b2b4e76f5829a1bac77af7.png)
para "facilitar" os calculo,podemos fazer:
y=(x+1)...z=(x-1)...
termine-o aos interessados,pois eu cansei...
mas é isso...depois calcular a derivada segunda e testar os pontos de maximos(

) e os minimos (

)
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por adauto martins » Seg Out 28, 2019 17:32
derivei erroneamente a funçao y:
podemos faz.

e...depois refaço esse exercicio...no mais,obrigado...
ps-se alguem se habilitar,faça-o...
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por adauto martins » Seg Out 28, 2019 21:52
vamos voltar ao exercicio e resolver corretamente,assim espero...
vamos derivar a funçao
![u=\sqrt[]{(x-1)/(x+1)} u=\sqrt[]{(x-1)/(x+1)}](/latexrender/pictures/0a054ab3a6385476079c497759c98893.png)
vamos fazer z=(x+1) e w=x-1
![u=\sqrt[]{w/z} u=\sqrt[]{w/z}](/latexrender/pictures/73049bc694e38ae229d92a5826df3124.png)
entao:
![u'=(1/2)(w/z)'.(\sqrt[]{z/w})
u'=(1/2)(\sqrt[]{z/w})(z-w)/{(z)}^{2} u'=(1/2)(w/z)'.(\sqrt[]{z/w})
u'=(1/2)(\sqrt[]{z/w})(z-w)/{(z)}^{2}](/latexrender/pictures/708afb9c9a24072486c354ecde30802c.png)
pois w'=z'=1...
![u'=(1/2)(\sqrt[]{z/w})(z-w)/{(z)}{2} u'=(1/2)(\sqrt[]{z/w})(z-w)/{(z)}{2}](/latexrender/pictures/f2baf88c221b4a0d3f765c8e610ef167.png)
logo
![y'=1+ (1/2)(\sqrt[]{z/w})(z-w)/{(z)}^{2}(*) y'=1+ (1/2)(\sqrt[]{z/w})(z-w)/{(z)}^{2}(*)](/latexrender/pictures/2811e640deace6267a4fe0c1d72c766a.png)

![\Rightarrow 1+(\sqrt[]{z/w})/{(z)}^{2}=0
\sqrt[]{z/w}=-{z}^{2}
z/w={z}^{4}\Rightarrow {z}^{3}w=1 \Rightarrow 1+(\sqrt[]{z/w})/{(z)}^{2}=0
\sqrt[]{z/w}=-{z}^{2}
z/w={z}^{4}\Rightarrow {z}^{3}w=1](/latexrender/pictures/63ddb485800943e8d357421c088cd1ab.png)

bom,temos agora um polinomio de quarto grau para solucionar...
1) o raio de localizaçao das raizes é dado por:

onde

é o maior dos coeficientes do pólinomio e


ou seja,as raizes estao no intervalo [-3,3]
sabemos que o dominio da funçao é

,logo
o intervalo sera (-1,3].
bom,o restante fica como exercicio...
possiveis raizes racionais (-1/2,1/2,1,2)...
ps-adiante faremos um estudo mais detalhado de raizes de polinomios...obrigado
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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