por matematicafvs » Qui Mar 12, 2015 02:45
1)Marcar os pontos abaixo em um único sistema de coordenadas cartesianas
A(2,3)
B(?3,4)
C(?1,?3)
D(4,?2)
F(0,5)
G(0,?3)
H(2,0)
I(?3,0)
2)Representar graficamente cada reta abaixo de acordo com as orientações:
Cada reta em um gráfico;
Criar tabela com pelo menos dois pontos;
Se possível, destacar onde a reta corta o eixo dos x;
Se possível, destacar onde a reta corta o eixo dos y;
y = 2x+6
2x?y+4 = 0
2x+3y?6 = 0
x = 4
x = ?2
y = 1
y = ?2
3)Representar cada par de retas em um sistema de coordenadas cartesianas e identificar a posição relativa entre elas.
y = 2x + 3 e y = 2x – 5
4x ? 2y ? 8 = 0 e y = ?2x ? 6
2x – 6y +1 = 0 e 3x + y ? 4 = 0
y=2/3 x+2 e 2y+3x+4=0
y=4x+1 e y=2x-3
Manda ae quem souber resolver.
Obrigado.
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por Cleyson007 » Qui Mar 12, 2015 22:20
Olá, boa noite!
Seja bem-vindo ao fórum
Na verdade vou te dar dicas de como resolver, ok?
01) Um sistema de coordenadas cartesianas é formado pelos eixos x (horizontal) e y (vertical). Lembre-se que valores à direita do marco inicial "zero" são positivos e à esquerda do marco inicial zero são negativos. No caso do "y", temos: Valores acima do zero são positivos e valores abaixo do zero são negativos.
Com essas informações basta marcar os pontos que se pedem.
Obs.: Como o ponto está no IR², temos que suas coordenadas são (x,y).
02) A ideia aqui é bem semelhante ao exercício anterior. O que difere então?
Temos que construir uma tabela de valore!
Escolha os valores -2, -1, 0 ,1 e 2 para "x" e encontre seus respectivos valores na imagem "y". Para isto, basta substituir o valor atribuído à "x" na equação.
Obs.: Unindo esses pontos você construirá as retas.
03) Usa a mesma ideia do exercício 02.
Obs.: Para saber a posição das retas basta estudar o seu coeficiente angular. Retas que possuem o mesmo coeficiente angular são paralelas.
Quando o produto do coeficiente angular de duas retas é igual a -1 as retas são perpendiculares ou ortogonais.
Bom, é isso aí
Comente qualquer dúvida.
Abraço
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por matematicafvs » Qui Mar 12, 2015 23:51
Obrigado consegui aqui.
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método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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