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[Álgebra Linear] Exercício (Socorro!)

[Álgebra Linear] Exercício (Socorro!)

Mensagempor Pessoa Estranha » Seg Set 08, 2014 18:54

Boa tarde, pessoal! Preciso de ajuda!

Determinar a projeção ortogonal do vetor \left(1,1,0,-1 \right) \in {\Re}^{4} sobre o subespaço W = \left((x, y, z, w) \in {\Re}^{4}: x - y - z = 0;  z - 2t = 0 \right).

Precisamos, primeiro, encontrar a base ortonormal de W. Consegui encontrar através do Processo de Gram-Schmidt: B = \left(\left( \frac{2}{3}(1, 0, 1, \frac{1}{2})  \right), \left(\frac{3}{\sqrt[]{14}}\left(5, 9, -4, -2 \right) \right) \right). Contudo, ao aplicar v = <(1,1,0,-1),(k1)>k1 + <(1,1,0,-1),(k2)>k2, onde v é a projeção procurada e, k1 e k2 são os vetores da base ortonormal, simplesmente não dá certo! Eu não sei o que há de errado! Por favor, preciso de ajuda!!!!

Muito Obrigada!
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Re: [Álgebra Linear] Exercício (Socorro!)

Mensagempor young_jedi » Qui Set 11, 2014 11:14

no enunciado você tem W=(x,y,z,w)\in\Re^4:x-y-z;z-2t=0

tem certeza que é t na equação e não w ou vice e versa ?
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Re: [Álgebra Linear] Exercício (Socorro!)

Mensagempor Pessoa Estranha » Sex Set 12, 2014 19:16

Obrigada por responder!

Olha, estou verificando aqui o enunciado e, realmente, eu errei na hora de digitar. O que está escrito é: W = \left((x,z,w,t) \in {\Re}^{4}: x - y -z = 0 , z - 2t = 0 \right), mas que também está estranho....

Mesmo assim, obrigada! :-D
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Re: [Álgebra Linear] Exercício (Socorro!)

Mensagempor young_jedi » Dom Set 14, 2014 11:55

nesse caso você pode fixar as variaveis x e t e fazer

y=x-2t

e

z=2t

portanto

(x,y,z,t)=(x,x-2t,2t,t)=(x,x,0,0)+(0,-2t,2t,t)

(x,y,z,t)=x(1,1,0,0)+t(0,-2,2,1)

dividindo esses vetores por seus modulos para termos os vetores unitários teríamos a base ortonormal

\left(\frac{1}{\sqrt2}(1,1,0,0)\right),\left(\frac{1}{2}(0,-2,2,1)\right)

agora é só aplicar o procedimento que você estava utilizando
qualquer duvida comente
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Re: [Álgebra Linear] Exercício (Socorro!)

Mensagempor Pessoa Estranha » Dom Set 14, 2014 12:31

Bom, então, pelo processo de Gram-Schmidt, temos:

\left((1,1,0,0),(0,-2,2,1) \right) \rightarrow (k1,k2) a base ortonormal;

k1 = \frac{(1,1,0,0)}{\sqrt[]{<(1,1,0,0),(1,1,0,0)>}}= \frac{(1,1,0,0)}{\sqrt[]{2}} = \frac{1}{\sqrt[]{2}}(1,1,0,0)


k2 = \frac{(0,-2,2,1) - <(0,-2,2,1),(\frac{1}{\sqrt[]{2}}(1,1,0,0)>\frac{1}{\sqrt[]{2}}(1,1,0,0)}{||(0,-2,2,1) - <(0,-2,2,1),(\frac{1}{\sqrt[]{2}}(1,1,0,0)>\frac{1}{\sqrt[]{2}}(1,1,0,0)||} = \frac{(0,-2,2,1)+(1,1,0,0)}{||(0,-2,2,1)+(1,1,0,0)||} = \frac{(1,-1,2,1)}{\sqrt[]{7}}

o k2 não está unitário...
não estou conseguindo achar o meu erro...
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Re: [Álgebra Linear] Exercício (Socorro!)

Mensagempor young_jedi » Dom Set 14, 2014 15:20

no meu ver esta correto o k2 é isto mesmo e ele é unitario sim

se você tirar seu modulo você vera que é igual a 1

\left|\left|\frac{1}{\sqrt7}(1,-1,2,1)\right|\right|=\frac{1}{\sqrt7}.\sqrt{1^2+(-1)^2+2^2+1^2}=\frac{\sqrt7}{\sqrt7}=1
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Re: [Álgebra Linear] Exercício (Socorro!)

Mensagempor Pessoa Estranha » Dom Set 14, 2014 16:16

Ah! Tem razão! :)

Muito Obrigada!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?