por Nicolas1Lane » Sáb Ago 30, 2014 20:36
Boa noite amigos, faz um tempo desde que fiz cálculo I e estava procurando recordar-me de como fazer integração por substituição u.du para a seguinte uma f(x)= (6-3x)/x definida no intervalo [a,b] delimitado em x pelos intervalos de integração de 1 até 2.
![f(x)=\int\limits_{1}^2~[(6-3x)/x] dx f(x)=\int\limits_{1}^2~[(6-3x)/x] dx](/latexrender/pictures/e7be5d9ba5fca038aac3a38e5ba3eb0b.png)
Essa é parte de um cálculo de área definido por 3 funções. Estou com uma dúvida muito básica, depois de colocar em evidência o 3, como devo proceder para integrar esta função?
Pois me recordo de a integral de 1/x ser igual a ln|x| e a integral de 6-3x ser 6x - 3x²/2, mas não tenho certeza se é correto fazer a integração delas sem uma substituição.
Poderiam me dizer como devo proceder para resolver este cálculo? Obrigado.
Editado pela última vez por
Nicolas1Lane em Sáb Ago 30, 2014 22:58, em um total de 1 vez.
-
Nicolas1Lane
- Usuário Ativo

-
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
- Área/Curso: Exatas/Ciência da Computação
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Ago 30, 2014 22:48
Olá
Nicolas,
boa noite!
![\\ f(x) = \int_{1}^{2} \left [ \frac{(6 - 3x)}{3} \right ] dx = \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{3(2 - x)}{3} dx = \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} (2 - x) dx = \\ f(x) = \int_{1}^{2} \left [ \frac{(6 - 3x)}{3} \right ] dx = \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{3(2 - x)}{3} dx = \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} (2 - x) dx =](/latexrender/pictures/93a996dcb59d7eb38e132534bd08d81b.png)
Para integrá-la, não precisará aplicar uma substituição simples; podes integrar a partir das tabelas...
Caso não consiga prosseguir, informe a dúvida ok?!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Nicolas1Lane » Sáb Ago 30, 2014 23:36
Nossa! Me desculpe, quando estava digitando nem havia percebido...houve um pequeno erro de digitação na função a ser integrada ao escrevê-la em LATEX.
a função f quando sobre um 3 sei que pode ser simplificada com meios bem básicos de integração.
Mas quando se tem um (...)/x tem a necessidade de uma substituição correto?
Obs: Já arrumei a função. da minha dúvida.
E estive usando como referência o Geogebra para tentar chegar a solução, mas algo ainda devo estar fazendo errado, pois: a solução dada por ele é

Sendo que no máximo pelo que tentei até 3horas atrás fora:

Sei que meu cálculo está errado e pensei que talvez seja por conta do valor da substituição não ter sido a melhor escolha, mas se fosse 1/x sei que teria sido pior.
portanto usei a partir de

u = x - 2

![f(x)=-3[uln(|x|)]\int\limits_{1}^2 f(x)=-3[uln(|x|)]\int\limits_{1}^2](/latexrender/pictures/c4f38fb87d6d8071e42e0f6a46fb7ad3.png)
![f(x)=-3(x - 2)ln(|x|)]\int\limits_{1}^2 f(x)=-3(x - 2)ln(|x|)]\int\limits_{1}^2](/latexrender/pictures/6f92babf4a802b3ae51f036aa583e04a.png)
mas, -3ln|x|u = -3(x - 2)ln|x| =-3x + 6ln|x|
Assim:

Está tudo ok?
Acho que saquei o que eu estava errando. A volta da substituição de u para x, estava a fazer toda vez a volta para x com as parênteses e acaba por pensar que tinha distributiva aonde nada havia.
-
Nicolas1Lane
- Usuário Ativo

-
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
- Área/Curso: Exatas/Ciência da Computação
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Dom Set 07, 2014 21:35
Olá
Nícolas,
desculpe-me pela demora!
Fizeste

. Deverias ter substituído

por

, pois

.
Não podes "trabalhar" com as duas variáveis, já que aplicou substituição simples. O "x" deveria ter dado lugar ao "u"!
![\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{6 - 3x}{x} dx \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{6}{x} - \frac{3x}{x} dx \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{6}{x} dx - \int_{1}^{2} \frac{3\cancel{x}}{\cancel{x}} dx \\\\\\ f(x) = 6 \cdot \int_{1}^{2} \frac{1}{x} dx - 3 \cdot \int_{1}^{2} dx \\\\\\ f(x) = 6 \cdot \left[ \ln x \right]_{1}^{2} - 3 \cdot \left[ x \right]_{1}^{2} \\\\ (...) \\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{6 - 3x}{x} dx \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{6}{x} - \frac{3x}{x} dx \\\\\\ f(x) = \int_{1}^{2} \frac{6}{x} dx - \int_{1}^{2} \frac{3\cancel{x}}{\cancel{x}} dx \\\\\\ f(x) = 6 \cdot \int_{1}^{2} \frac{1}{x} dx - 3 \cdot \int_{1}^{2} dx \\\\\\ f(x) = 6 \cdot \left[ \ln x \right]_{1}^{2} - 3 \cdot \left[ x \right]_{1}^{2} \\\\ (...)](/latexrender/pictures/1fe860bee519d8a675d1f53c3a7c6212.png)
Agora é contigo, se não conseguires, retorne!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [INTEGRAL DEFINIDA] Integração por partes?
por fabriel » Seg Mai 06, 2013 01:26
- 5 Respostas
- 3165 Exibições
- Última mensagem por e8group

Ter Mai 07, 2013 21:12
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Duvida Integral Definida
por douglasnickson » Dom Jul 03, 2016 01:39
- 5 Respostas
- 14441 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Ter Jul 05, 2016 15:25
-
- [integral definida] - dúvida em exercício
por natanaelskt » Qua Jul 02, 2014 02:13
- 1 Respostas
- 1844 Exibições
- Última mensagem por e8group

Qua Jul 02, 2014 14:04
-
- [INTEGRAL INDEFINIDA] Duvida de integração
por fabriel » Qua Out 03, 2012 16:20
- 3 Respostas
- 1928 Exibições
- Última mensagem por fabriel

Qua Out 03, 2012 17:39
-
- [Integral] Duvida na integração Por partes
por fabriel » Sáb Out 06, 2012 18:56
- 1 Respostas
- 1496 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Sáb Out 06, 2012 19:17
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.