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[Limites] Exercício com limites notáveis

[Limites] Exercício com limites notáveis

Mensagempor fff » Sáb Fev 08, 2014 21:41

Boa noite. Tenho dúvidas em calcular este limite.
\lim_{x \to -\infty} \frac{ln(e^{-x}-1)}{x}
Resposta: -1
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Re: [Limites] Exercício com limites notáveis

Mensagempor e8group » Sáb Fev 08, 2014 23:36

Boa noite . Sugiro que faça a substituição e^{-x} = u . Agora tente concluir .
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Re: [Limites] Exercício com limites notáveis

Mensagempor fff » Dom Fev 09, 2014 08:57

Substituí {e}^{-x} por y:
\lim_{y\rightarrow +\propto}\frac{ln(y-1)}{-ln(y)}
Depois (não tenho a certeza se posso fazer assim):
\lim_{y\rightarrow +\propto}ln \frac{(y-1)}{(-y)}=\lim_{y\rightarrow +\propto}ln(-1)
E agora?
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Re: [Limites] Exercício com limites notáveis

Mensagempor e8group » Dom Fev 09, 2014 15:29

Bom tarde. Note que se e^{-x} = y , então x = - ln(y) e além disso ,

ln(e^{-x} -1) = ln(y-1) = ln \left(y \left[1 - \dfrac{1}{y}\right]\right) = ln(y) + ln(1 - \dfrac{1}{y}) (pois como definimos y, ele sempre será > 0 ) .

Agora tente calcular o limite abaixo :

\lim_{y \to + \infty}  \frac{ln(y) +  ln(1 - \dfrac{1}{y}) }{-ln(y)}

Para tal ,segue algumas observações (só p/ simplificar a notação , lim(f(x)) significa \lim_{x\to +\infty} f(x) e ao invés de dizermos a função f contínua ou de classe C^0 , definida por f(x) , vamos dizer apenas f(x) é contínua )

(i) lim (1) = 1 e lim(ln(y)) = +\infty implicam lim(1/ln(y)) = 0

(ii)ln(x) é contínua em 1 e 1 - 1/x é descontínua apenas na origem . Logo ,a segunda função é contínua em valores arbitrariamente grandes e 1 = lim\left(1 - \frac{1}{y}\right) .Portanto lim\left(ln\left[1 - \frac{1}{y}\right]\right)  = ln\left(lim\left[1 - \frac{1}{y}\right] \right)= ln(1) = 0 .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?