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progressão aritmetica

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Mensagempor zenildo » Ter Ago 13, 2013 19:19

CALCULE A SOMA DOS 23 PRIMEIROS TERMOS DA P.A. (1;4;7;10;...)
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Re: progressão aritmetica

Mensagempor Pessoa Estranha » Sex Ago 16, 2013 16:06

zenildo escreveu:CALCULE A SOMA DOS 23 PRIMEIROS TERMOS DA P.A. (1;4;7;10;...)


Sabemos que uma Progressão Aritmética consiste num conjunto de números, finito ou infinito, tais que a diferença entre um e seu antecessor é uma razão. Bem, tomemos uma razão r da P.A. em questão; além disso, a1=1, a2=4, a3=7, a4=10 e assim por diante. Observe que: a2 - a1 = 4 - 1 = 3; a3 - a2 = 7 - 4 = 3; a4 - a3 = 10 - 7 = 3; e assim sucessivamente. Logo, a razão é r = 3. Para calcular o resultado da soma dos 23 primeiros números da P.A em questão, podemos usar uma fórmula ou, então pensar da seguinte maneira:

Por exemplo: qual é o resultado de 1+2+3+4+5 ? Podemos fazer assim:
1+2+3+4+5
5+4+3+2+1
---------------
6+6+6+6+6 = 6 . 5 = 30

Este resultado devemos dividir por 2 e, portanto: 30/2 = 15 = 1+2+3+4+5.

Observe que, o que eu fiz foi pensar o seguinte: se temos que saber quanto vale a soma de 1+2+3+4+5, podemos fazer aquele esqueminha que consiste em saber quanto vale a soma do primeiro termo com o último, do segundo com o penúltimo e assim por diante. Então, obtemos que 1+5=4+2=3+3=4+2=5+1=6. Contudo, obtemos 5 vezes tal valor e, portanto, obtemos o resultado 30, mas temos que dividir por 2, pois, caso contrário, estaríamos contando a soma desses números duas vezes, o que nos daria a resposta errada.

Esta é só uma maneira de pensar que, talvez, pudesse facilitar. Contudo, se não fui muito clara na explicação, aqui vai a fórmula para resolver.

\frac{({a}_{1}+{a}_{n}).n}{2}

Daí, basta substituir:

{a}_{1}=1 e {a}_{n}={a}_{23}
n = 23

Assim, \frac{(1+{a}_{23}).23}{2}.

Contudo, quem é {a}_{23} ?
Basta lembrar que {a}_{23} = {a}_{1}+22r = 1+22.(3)= 1+66=67
Então: \frac{(1+67).23}{2}=\frac{68.23}{2}=\frac{34.2.23}{2}=34.23= 782

Logo, 782 é o resultado da soma dos 23 primeiros termos da P.A. em questão.

Observação: a23 = a1+22r justamente por tratar-se de uma P.A, pois temos que, por exemplo, a2=a1+r; a3=a1+2r; a4=a1+3r e assim por diante.

Ok?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?