por Estudante13 » Qua Mar 20, 2013 12:11
estou com duvidas de como fazer essa questõe...
tento mas nunca dão o mesmo resultado:
3-1 + 2-² - (-4)-¹=
1/3¹ + 1/2² + 1/4¹
1/3 + 1/4 + 1/4
4/12 + 3/12 + 3/12 ---------> por que deu esse resultado???? (é que são exercícios do livro por isso estou perguntando)
10/12 = 5/6
ficarei grata se me explicarem mais sobre potenciação (mandar algum vídeo ou sei la) e tbm notificação cientifica
sei que são assuntos bobos mas.... em fim

Obrigada pela atenção.
Estudante13
-
Estudante13
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Dom Nov 04, 2012 15:40
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
- Área/Curso: Nenhum
- Andamento: cursando
por nakagumahissao » Qua Mar 20, 2013 14:35
Estudante13,
Resolução:


Tirando o Mínimo Múltiplo Comum entre os denominadores 3, 4 e 4, tem-se que:
3 4 4 | 2
3 2 2 | 2
3 1 1 | 3
1 1 1 |
Primeiro, tenta-se dividir 3, 4 e 4 por 2. Como somente os dois números quatro são divisíveis por 2, repete-se na segunda linha o 3, e 4/2 = 2 embaixo dos dois números quatro. Como ainda dá para continuar dividindo por 2, coloca-se o segundo número 2 à direita da barra e divide-se 3, 2 e 2 por 2, ficando 3, 1 e 1. Como somente sobrou o 3 e o único número que divide o 3 é ele mesmo, coloca-se o três à direita da barra e divide-se 3, 1 e 1 por 3, ficando com 1, 1, 1 finalmente. Chegando neste ponto, ou seja, 1, 1 e 1, temos o resultado do MMC (Mínimo Múltiplo Comum), que nada mais é que o a multiplicação dos divisores encontrados, que neste caso são: 2, 2 e 3 e que se encontram à direita da barra.
Multiplicando-os, teremos: 2 x 2 x 3 = 12
Assim, o 12 irá para o denominador. Por fim, toma-se o 12 encontrado e divide-se por cada denominador e multiplica-se pelo numerador. Por exemplo: Para 1/3, pega-se o 12, divide-se por 3 e multiplica-se por 1, ficando 4/3. Faça isto para as três frações acima. Desta maneira, tudo ficará da seguinte forma:

Que nada mais é do que:

Que por sua vez, dividindo-se o numerador por 2 e o denominador por 2, ficará:

Espero ter sanado sua dúvida.
Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
-
nakagumahissao
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 386
- Registrado em: Qua Abr 04, 2012 14:07
- Localização: Brazil
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Lic. Matemática
- Andamento: cursando
-
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [potenciação] raiz cúbica com potenciação
por JKS » Qua Mar 06, 2013 17:41
- 2 Respostas
- 2156 Exibições
- Última mensagem por JKS

Qui Mar 14, 2013 16:43
Álgebra Linear
-
- [potenciação] módulo com potenciação
por JKS » Qua Mar 06, 2013 17:54
- 2 Respostas
- 1625 Exibições
- Última mensagem por JKS

Qui Mar 14, 2013 16:53
Equações
-
- POTENCIAÇÃO
por DANIELA » Sex Set 25, 2009 16:48
- 5 Respostas
- 3554 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Seg Set 28, 2009 10:20
Álgebra Elementar
-
- potenciação
por leandrofelip » Ter Fev 23, 2010 00:10
- 1 Respostas
- 1921 Exibições
- Última mensagem por Marcampucio

Ter Fev 23, 2010 12:56
Sistemas de Equações
-
- POTENCIACAO
por CaAtr » Ter Mar 09, 2010 20:23
- 3 Respostas
- 2182 Exibições
- Última mensagem por CaAtr

Ter Mar 09, 2010 22:17
Logaritmos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.