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[DERIVADA] TAXA DE VARIAÇÃO - EXERCICIO DUVIDA

[DERIVADA] TAXA DE VARIAÇÃO - EXERCICIO DUVIDA

Mensagempor OoluanOo » Dom Mar 03, 2013 18:02

PESSOAL TENHO DOIS EXERCICIOS DE TAXA DE VARIAÇÃO QUE NÃO CONSIGO FAZER, POR FAVOR ME AJUDEM COM ESSES EXERCICIOS POIS TEREI PROVA RELACIONADO A ESSE ASSUNTO E QUERIA VER A RESOLUÇÃO DESSAS 2 QUESTÕES! DESDE JÁ OBRIGADO.

1 - Um balão está a 60 m acima do solo e se eleva verticalmente à razão de 5 m/s. Um automóvel
passa por baixo do balão viajando à 12 m/s. Com que velocidade varia, um segundo depois, a
distância entre o balão e o automóvel?

2 - Despeja-se água num recipiente de forma cônica, à razão de 8 cm3/min. O cone tem 20 cm de
profundidade e 10 cm de diâmetro em sua parte superior. Se existe um furo na base, e o nível da
água está subindo à razão de 1 mm/min, com que velocidade a água estará escoando quando esta
estiver a 16 cm do fundo?
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Re: [DERIVADA] TAXA DE VARIAÇÃO - EXERCICIO DUVIDA

Mensagempor Russman » Dom Mar 03, 2013 19:58

Para resolver esse tipo de questão você precisa, primeiramente, identificar qual grandeza deve ser calculada sua taxa de variação. Feito isso, você deve estabelecer, ou identificar, uma relação matemática entre essa grandeza e as outras envolvidas no problema. Vou começar a 1°questão e você tente completar a solução.

Colocando o carro a mover-se sobre uma linha vertical, imaginando ser esta o solo, e o balão a mover-se em uma vertical temos em carro+balão+solo um triângulo retângulo. Assim, o quadrado da distância entre o balão o carro será a soma do quadrado da distância entre carro e a linha vertical do balão com o quadrado da altura do balão. Veja que identificamos primeiro a grandeza a ser derivada - a distância entre o balão e o carro - e depois estabelecemos uma relação matemática entre ela e as outras grandezas do problema - movimento vertical do balão e horizontal do carro.

D^2 = x^2 + h^2

D: distancia entre eles.
x: distancia do carro a vertical do balão.
h: altura do balão.

Agora tome a derivada em ambos os lado e prossiga.
"Ad astra per aspera."
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?