por ravi » Sex Jan 18, 2013 03:11
Olá amigos do fórum Ajuda matemática!
Estou desconfiado que existe um erro de digitação na resposta do livro do Stewart 5ª edição.
Na página 191 quesito 23 tem a seguinte questão:
Diferencie a função:
![y= \frac{{x}^{2}+4x+3}{\sqrt[]{x}} y= \frac{{x}^{2}+4x+3}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/b17bfdb363647ab6af1c1a81994d4138.png)
Resposta do livro:
![y'= \frac{3}{2}\sqrt[]{x}+\frac{2}{\sqrt[]{x}}-\frac{\frac{3}{2x}}{\sqrt[]{x}} y'= \frac{3}{2}\sqrt[]{x}+\frac{2}{\sqrt[]{x}}-\frac{\frac{3}{2x}}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/b57755a15847f99866a7a91f0ce9066a.png)
Minha resposta:
![y'= \frac{3}{2}\sqrt[]{x}+\frac{2}{\sqrt[]{x}}-\frac{\frac{3}{2}}{\sqrt[]{x}} y'= \frac{3}{2}\sqrt[]{x}+\frac{2}{\sqrt[]{x}}-\frac{\frac{3}{2}}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/7621a18c04278ca7c6a978c5a955625a.png)
Observe que a resposta está muito parecida porém ao invés de dar:
![-\frac{\frac{3}{2x}}{\sqrt[]{x}} -\frac{\frac{3}{2x}}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/24b8aebf4b0160c93f3dfbd83595bcdb.png)
como diz o livro, minha resposta deu:
Observe ainda que o Stewart está dizendo que:
![-\frac{\frac{3}{2\sqrt[]{x}}}{x} -\frac{\frac{3}{2\sqrt[]{x}}}{x}](/latexrender/pictures/725590f7876e4c3ecfe5dd4b974680c8.png)
=
![-\frac{\frac{3}{2x}}{\sqrt[]{x}} -\frac{\frac{3}{2x}}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/24b8aebf4b0160c93f3dfbd83595bcdb.png)
.
Mas na verdade
![-\frac{\frac{3}{2\sqrt[]{x}}}{x} -\frac{\frac{3}{2\sqrt[]{x}}}{x}](/latexrender/pictures/725590f7876e4c3ecfe5dd4b974680c8.png)
=
![-\frac{\frac{3}{2}}{\sqrt[]{x}} -\frac{\frac{3}{2}}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/440566b149c546b285b82d1c700666f6.png)
.
Eu não escrevi tudo que eu desenvolvi aqui porque iria demorar muito, mas ao invés de usar a regra do quociente direto, eu primeiro reescrevi a função para:
![y= \frac{{x}^{2}}{{x}^{\frac{1}{2}}}+4\frac{x}{{x}^{\frac{1}{2}}}+\frac{3}{\sqrt[]{x}} y= \frac{{x}^{2}}{{x}^{\frac{1}{2}}}+4\frac{x}{{x}^{\frac{1}{2}}}+\frac{3}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/bec2c7feec48d22675f80563da78fb00.png)
daí então eu derivei utilizando a regra da potência em

e em

utilizando a propriedade da potência antes claro, e em seguida utilizei a regra do quociente em
![\frac{3}{\sqrt[]{x}} \frac{3}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/5fa4bad81ab75160f55c799db164c6c3.png)
.
Daí foi só desenvolver e chegar na resposta mencionada acima.
-
ravi
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por LuizAquino » Sex Jan 18, 2013 10:29
ravi escreveu:Olá amigos do fórum Ajuda matemática!
Estou desconfiado que existe um erro de digitação na resposta do livro do Stewart 5ª edição.
Na página 191 quesito 23 tem a seguinte questão:
Diferencie a função:
![y= \frac{{x}^{2}+4x+3}{\sqrt[]{x}} y= \frac{{x}^{2}+4x+3}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/b17bfdb363647ab6af1c1a81994d4138.png)
Resposta do livro:
![y'= \frac{3}{2}\sqrt[]{x}+\frac{2}{\sqrt[]{x}}-\frac{\frac{3}{2x}}{\sqrt[]{x}} y'= \frac{3}{2}\sqrt[]{x}+\frac{2}{\sqrt[]{x}}-\frac{\frac{3}{2x}}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/b57755a15847f99866a7a91f0ce9066a.png)
Minha resposta:
![y'= \frac{3}{2}\sqrt[]{x}+\frac{2}{\sqrt[]{x}}-\frac{\frac{3}{2}}{\sqrt[]{x}} y'= \frac{3}{2}\sqrt[]{x}+\frac{2}{\sqrt[]{x}}-\frac{\frac{3}{2}}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/7621a18c04278ca7c6a978c5a955625a.png)
Observe que a resposta está muito parecida porém ao invés de dar:
![-\frac{\frac{3}{2x}}{\sqrt[]{x}} -\frac{\frac{3}{2x}}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/24b8aebf4b0160c93f3dfbd83595bcdb.png)
como diz o livro, minha resposta deu:
Observe ainda que o Stewart está dizendo que:
![-\frac{\frac{3}{2\sqrt[]{x}}}{x} -\frac{\frac{3}{2\sqrt[]{x}}}{x}](/latexrender/pictures/725590f7876e4c3ecfe5dd4b974680c8.png)
=
![-\frac{\frac{3}{2x}}{\sqrt[]{x}} -\frac{\frac{3}{2x}}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/24b8aebf4b0160c93f3dfbd83595bcdb.png)
.
Mas na verdade
![-\frac{\frac{3}{2\sqrt[]{x}}}{x} -\frac{\frac{3}{2\sqrt[]{x}}}{x}](/latexrender/pictures/725590f7876e4c3ecfe5dd4b974680c8.png)
=
![-\frac{\frac{3}{2}}{\sqrt[]{x}} -\frac{\frac{3}{2}}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/440566b149c546b285b82d1c700666f6.png)
.
Eu não escrevi tudo que eu desenvolvi aqui porque iria demorar muito, mas ao invés de usar a regra do quociente direto, eu primeiro reescrevi a função para:
![y= \frac{{x}^{2}}{{x}^{\frac{1}{2}}}+4\frac{x}{{x}^{\frac{1}{2}}}+\frac{3}{\sqrt[]{x}} y= \frac{{x}^{2}}{{x}^{\frac{1}{2}}}+4\frac{x}{{x}^{\frac{1}{2}}}+\frac{3}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/bec2c7feec48d22675f80563da78fb00.png)
daí então eu derivei utilizando a regra da potência em

e em

utilizando a propriedade da potência antes claro, e em seguida utilizei a regra do quociente em
![\frac{3}{\sqrt[]{x}} \frac{3}{\sqrt[]{x}}](/latexrender/pictures/5fa4bad81ab75160f55c799db164c6c3.png)
.
Daí foi só desenvolver e chegar na resposta mencionada acima.
A sua resposta está equivocada. Note que:






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por ravi » Sex Jan 18, 2013 13:15
Obrigado!
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ravi
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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