por Claudin » Ter Out 09, 2012 20:13
Gostaria de saber quando usar

E quando usar

Tem algo haver com o foco?
EXEMPLO:

e

"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
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por young_jedi » Ter Out 09, 2012 22:09
p é a distancia entre o foco e a reta diretriz
se o foco esta a direita da reta diretriz então utiliza a primeira equação
se estiver a esquerda utiliza a segunda equação
deve-se saber respeito da diretriz para determinar isto.
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por Claudin » Ter Out 09, 2012 22:12
E como saber se o foco é para esquerda ou direita?
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por young_jedi » Ter Out 09, 2012 22:24
no exercicio tem que estar explicado sobre a diretriz ou sobre o vertice.
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por Claudin » Ter Out 09, 2012 22:29
Se tiver vertice
(0,-2) ?
(0,2) ?
(2,0) ?
(-2,0) ?
qual tipo de equação utiliza em cada um dos casos acima?
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por young_jedi » Ter Out 09, 2012 22:34
o vertice esta na metade da distancia entre o foco e a reta diretriz
então se o foco estiver a direita do vertice ele tambem esta a direita da reta diretriz
a distancia entre o foco e a reta diretriz é p e a distancia entre o foco e o vertice ou entre o vertice e a reta diretriz é

para qual foco é cada um dos casos?
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por Claudin » Ter Out 09, 2012 22:37
sim, cada vertice acima, significa um caso diferente, ou seja, 4 casos
e nao sao focos, sao vertices
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por young_jedi » Ter Out 09, 2012 22:43
è que para cada caso voce tem que ter o vertice e o foco
so com o vertice ou so com o foco nao da para determinar a equação
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por Claudin » Ter Out 09, 2012 22:45
Eu nao quero a equação da parabola nao
eu quero saber qual equação utilizar nesses 4 casos acima
sendo as duas equações

E quando usar

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por young_jedi » Ter Out 09, 2012 22:51
vamos supor para o primeiro caso
v=(0,-2)
se o foco for por exemplo (1,-2)
então o foco esta a direita do vertice portanto a equação é

mais vamos supor que o foco fosse (-1,-2) então seria

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por Claudin » Ter Out 09, 2012 22:54
infelizmente nao consigo entender completamente
quando usar uma equação e quando usar outra
mas valeu a intenção
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por young_jedi » Ter Out 09, 2012 22:56
voce tem que ter a informação de qual é o foco e qual é o vertice
so assim voce consegue determinar qual equação utilizar, conhecendo so um não da para saber qual equação usar
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por Claudin » Ter Out 09, 2012 23:01
blz.
caso 1
sendo F(-a,0)
diretriz (x=a)
caso 2
F(a,0)
diretriz (x=-a)
caso 3
F(0,a)
diretriz (y=-a)
caso 4
F(0,-a)
diretriz (y=a)
como ficaria em cada um dos casos?
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por young_jedi » Ter Out 09, 2012 23:12
caso 1:
-a<a
então o foco esta a esquerda da diretriz então a equação é

caso2:
a>-a
então o foco esta a direita da diretriz a equação é

no caso 3 e no caso 4 a equação muda um pouco pos agora a diretriz esta em uma reta paralela ao eixo x e não ao y como os anteriores
caso3:
a>-a
então o foco esta acima da reta diretriz a equação é

caso 4:
-a<a
o foco esta abaixo da diretriz a equação é

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por Claudin » Ter Out 09, 2012 23:17
Agora sim compreendi
Muito obrigado pela explicação

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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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