por danielbrisolara » Ter Out 02, 2012 07:12
Olá, bom dia, sou estudante de engenharia da computação, primeiro semestre. Estou com uma grande dificuldade com os assuntos de limite, continuidade, derivadas. Estou sem estudar matemática há uns bons anos. Queria um livro bom, com explicações bem claras e detalhadas, com bastante resolução de exercícios sobre esses assuntos. Estamos usando o livro do Leithold, Cálculo com Geometria Analítica. Cheguei a comprar um livro de James Stewart de Calculo (que é muito elogiado), mas não é o que eu realmente preciso. Poderiam me ajudar citando bons livros, livros claros, para pessoas que precisam relembrar muitas coisas? Vocês próprios não desenvolveram vídeo aulas sobre esses assuntos específicos com resolução de exercícios?
Cheguei a ver pela internet um livro chamado Limits and Derivatives Made Easy, de um indiano chamado Deepak Bhardwaj. Há um anúncio dizendo que é um livro muito bom, cheio de exercícios resolvidos de várias maneiras, porém é em inglês e pelo que pesquisei não há uma tradução para o português. Queria uma ajuda de vocês, acadêmicos de matemática, professores, estudiosos da matemática.
Obrigado. Sua ajuda será de imensa valia.
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por MarceloFantini » Ter Out 02, 2012 11:00
Bom dia Daniel. Infelizmente não há muito o que se possa fazer com respeito à falta de prática: agora o objetivo deve ser treinar muito. Um livro que faz uma boa revisão é "Um Curso de Cálculo", volume 1, do autor Hamilton Guidorizzi. Ele tem um bom número de exemplos e muitos exercícios, que você deve fazer para praticar. Fique à vontade para vir perguntar (lembrando-se das regras para postagem) sobre quaisquer dificuldades que tenha, esta é a única forma que você poderá superar esta fase.
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por danielbrisolara » Ter Out 02, 2012 12:14
Marcelo,
Obrigado pela sua resposta, pela indicação. Realmente, eu percebo que só fazendo muitos exercícios para chegar a entender. Estou procurando ver vídeos no youtube, exercícios aqui e ali. Vi agora que há um cd sobre o assunto no site Só Matemática, mas não sei se é realmente bom. Meu desânimo às vezes é que não sei ao certo nem por onde começar a resolução de algumas questões. Mas vou começar a treinar mais, me esforçar mais e compartilhar as dúvidas que tiver aqui com vocês. Obrigado mais uma vez pela gentileza em responder.
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por MarceloFantini » Ter Out 02, 2012 12:35
Não saber por onde começar as questões é uma reação normal, todos temos. O importante é tentar começar, usando o que você sabe. O aprendizado está no caminho, não na chegada.
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por LuizAquino » Ter Out 02, 2012 12:55
danielbrisolara escreveu:Olá, bom dia, sou estudante de engenharia da computação, primeiro semestre. Estou com uma grande dificuldade com os assuntos de limite, continuidade, derivadas. Estou sem estudar matemática há uns bons anos. Queria um livro bom, com explicações bem claras e detalhadas, com bastante resolução de exercícios sobre esses assuntos. Estamos usando o livro do Leithold, Cálculo com Geometria Analítica. Cheguei a comprar um livro de James Stewart de Calculo (que é muito elogiado), mas não é o que eu realmente preciso. Poderiam me ajudar citando bons livros, livros claros, para pessoas que precisam relembrar muitas coisas? Vocês próprios não desenvolveram vídeo aulas sobre esses assuntos específicos com resolução de exercícios?
Cheguei a ver pela internet um livro chamado Limits and Derivatives Made Easy, de um indiano chamado Deepak Bhardwaj. Há um anúncio dizendo que é um livro muito bom, cheio de exercícios resolvidos de várias maneiras, porém é em inglês e pelo que pesquisei não há uma tradução para o português. Queria uma ajuda de vocês, acadêmicos de matemática, professores, estudiosos da matemática.
Obrigado. Sua ajuda será de imensa valia.
Pelo que você disse, você está precisando fazer uma revisão dos conteúdos de Matemática dos níveis fundamental e médio. De fato, se a pessoa não está bem treinada nesses conteúdos básicos, então será difícil acompanhar um curso de Cálculo (ou qualquer outra disciplina de um curso do nível superior).
Nesse contexto, existem diversos livros na linha chamada de
"Pré-Cálculo". A ideia desses livros é exatamente efetuar uma revisão dos conteúdos básicos. Eu sugiro que faça uma busca sobre livros desse tipo. Há uma grande variedade disponível no mercado. Por exemplo, vide:
- Demana, Franklin; Foley, Gregory D.. Pré-cálculo. Editora Longman.
- Medeiros, Valéria Zuma; Pré-cálculo, 2ª Ed. Editora: Cengage Learning, 2009.
Em relação a livros com mais exercícios comentados, eu recomendo:
- Ávila, Geraldo Severo De Souza; Araújo, Luís Cláudio Lopes de. Cálculo - Ilustrado, Prático e Descomplicado. Editora LTC, 2012.
Um outro livro nessa linha de "exercícios resolvidos detalhadamente", seria o de Marcus Vinicius Reis Ferreira. Vide a apresentação dele no canal:
http://www.youtube.com/Marcus13ViniciusEm relação a videoaulas sobre os conteúdos de Matemática dos níveis fundamental e médio, eu recomendo o canal do Nerckie:
http://www.youtube.com/nerckieJá em relação aos conteúdos de Cálculo, eu gostaria de recomendar o meu canal:
http://www.youtube.com/LCMAquino
Editado pela última vez por
LuizAquino em Qua Out 03, 2012 09:57, em um total de 1 vez.
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por danielbrisolara » Qua Out 03, 2012 07:47
Olá Luiz,
Muitíssimo obrigado pelas suas indicações. Me empolguei bastante com os livros de resolução de exercícios. Assisti o vídeo do professor Marcus, vou ver se entro em contato com ele para saber mais detalhes dos livros. Queria ver uns exemplos de exercícios de limites e derivadas do livro dele.
Achei bacana que um dos livros inclusive cita o GeoGebra e outro software. Muito bacana mesmo. Excelentes indicações.
Eu conheço seu canal no youtube. Em meio às minhas milhões de dúvidas já recorri a ele algumas vezes. É muito bom, muito claro. Parabéns pelo trabalho. Eu sempre recomendo entre o pessoal da minha sala.
Você foi no ponto mesmo, muito obrigado. Já me sinto mais empolgado e motivado, achando até que consiguirei tirar de letra o cálculo.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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