• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Limite, Continuidade, Derivada] Bibliografias básicas

[Limite, Continuidade, Derivada] Bibliografias básicas

Mensagempor danielbrisolara » Ter Out 02, 2012 07:12

Olá, bom dia, sou estudante de engenharia da computação, primeiro semestre. Estou com uma grande dificuldade com os assuntos de limite, continuidade, derivadas. Estou sem estudar matemática há uns bons anos. Queria um livro bom, com explicações bem claras e detalhadas, com bastante resolução de exercícios sobre esses assuntos. Estamos usando o livro do Leithold, Cálculo com Geometria Analítica. Cheguei a comprar um livro de James Stewart de Calculo (que é muito elogiado), mas não é o que eu realmente preciso. Poderiam me ajudar citando bons livros, livros claros, para pessoas que precisam relembrar muitas coisas? Vocês próprios não desenvolveram vídeo aulas sobre esses assuntos específicos com resolução de exercícios?

Cheguei a ver pela internet um livro chamado Limits and Derivatives Made Easy, de um indiano chamado Deepak Bhardwaj. Há um anúncio dizendo que é um livro muito bom, cheio de exercícios resolvidos de várias maneiras, porém é em inglês e pelo que pesquisei não há uma tradução para o português. Queria uma ajuda de vocês, acadêmicos de matemática, professores, estudiosos da matemática.

Obrigado. Sua ajuda será de imensa valia.
danielbrisolara
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia da Computação
Andamento: cursando

Re: [Limite, Continuidade, Derivada] Bibliografias básicas

Mensagempor MarceloFantini » Ter Out 02, 2012 11:00

Bom dia Daniel. Infelizmente não há muito o que se possa fazer com respeito à falta de prática: agora o objetivo deve ser treinar muito. Um livro que faz uma boa revisão é "Um Curso de Cálculo", volume 1, do autor Hamilton Guidorizzi. Ele tem um bom número de exemplos e muitos exercícios, que você deve fazer para praticar. Fique à vontade para vir perguntar (lembrando-se das regras para postagem) sobre quaisquer dificuldades que tenha, esta é a única forma que você poderá superar esta fase.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador

Andamento: formado

Mensagempor danielbrisolara » Ter Out 02, 2012 12:14

Marcelo,
Obrigado pela sua resposta, pela indicação. Realmente, eu percebo que só fazendo muitos exercícios para chegar a entender. Estou procurando ver vídeos no youtube, exercícios aqui e ali. Vi agora que há um cd sobre o assunto no site Só Matemática, mas não sei se é realmente bom. Meu desânimo às vezes é que não sei ao certo nem por onde começar a resolução de algumas questões. Mas vou começar a treinar mais, me esforçar mais e compartilhar as dúvidas que tiver aqui com vocês. Obrigado mais uma vez pela gentileza em responder.
danielbrisolara
Novo Usuário
Novo Usuário

Mensagempor MarceloFantini » Ter Out 02, 2012 12:35

Não saber por onde começar as questões é uma reação normal, todos temos. O importante é tentar começar, usando o que você sabe. O aprendizado está no caminho, não na chegada.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador

Mensagempor LuizAquino » Ter Out 02, 2012 12:55

danielbrisolara escreveu:Olá, bom dia, sou estudante de engenharia da computação, primeiro semestre. Estou com uma grande dificuldade com os assuntos de limite, continuidade, derivadas. Estou sem estudar matemática há uns bons anos. Queria um livro bom, com explicações bem claras e detalhadas, com bastante resolução de exercícios sobre esses assuntos. Estamos usando o livro do Leithold, Cálculo com Geometria Analítica. Cheguei a comprar um livro de James Stewart de Calculo (que é muito elogiado), mas não é o que eu realmente preciso. Poderiam me ajudar citando bons livros, livros claros, para pessoas que precisam relembrar muitas coisas? Vocês próprios não desenvolveram vídeo aulas sobre esses assuntos específicos com resolução de exercícios?

Cheguei a ver pela internet um livro chamado Limits and Derivatives Made Easy, de um indiano chamado Deepak Bhardwaj. Há um anúncio dizendo que é um livro muito bom, cheio de exercícios resolvidos de várias maneiras, porém é em inglês e pelo que pesquisei não há uma tradução para o português. Queria uma ajuda de vocês, acadêmicos de matemática, professores, estudiosos da matemática.

Obrigado. Sua ajuda será de imensa valia.

Pelo que você disse, você está precisando fazer uma revisão dos conteúdos de Matemática dos níveis fundamental e médio. De fato, se a pessoa não está bem treinada nesses conteúdos básicos, então será difícil acompanhar um curso de Cálculo (ou qualquer outra disciplina de um curso do nível superior).

Nesse contexto, existem diversos livros na linha chamada de "Pré-Cálculo". A ideia desses livros é exatamente efetuar uma revisão dos conteúdos básicos. Eu sugiro que faça uma busca sobre livros desse tipo. Há uma grande variedade disponível no mercado. Por exemplo, vide:
  • Demana, Franklin; Foley, Gregory D.. Pré-cálculo. Editora Longman.
  • Medeiros, Valéria Zuma; Pré-cálculo, 2ª Ed. Editora: Cengage Learning, 2009.

Em relação a livros com mais exercícios comentados, eu recomendo:
  • Ávila, Geraldo Severo De Souza; Araújo, Luís Cláudio Lopes de. Cálculo - Ilustrado, Prático e Descomplicado. Editora LTC, 2012.

Um outro livro nessa linha de "exercícios resolvidos detalhadamente", seria o de Marcus Vinicius Reis Ferreira. Vide a apresentação dele no canal:

http://www.youtube.com/Marcus13Vinicius

Em relação a videoaulas sobre os conteúdos de Matemática dos níveis fundamental e médio, eu recomendo o canal do Nerckie:

http://www.youtube.com/nerckie

Já em relação aos conteúdos de Cálculo, eu gostaria de recomendar o meu canal:

http://www.youtube.com/LCMAquino
Editado pela última vez por LuizAquino em Qua Out 03, 2012 09:57, em um total de 1 vez.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional

Mensagempor danielbrisolara » Qua Out 03, 2012 07:47

Olá Luiz,

Muitíssimo obrigado pelas suas indicações. Me empolguei bastante com os livros de resolução de exercícios. Assisti o vídeo do professor Marcus, vou ver se entro em contato com ele para saber mais detalhes dos livros. Queria ver uns exemplos de exercícios de limites e derivadas do livro dele.

Achei bacana que um dos livros inclusive cita o GeoGebra e outro software. Muito bacana mesmo. Excelentes indicações.

Eu conheço seu canal no youtube. Em meio às minhas milhões de dúvidas já recorri a ele algumas vezes. É muito bom, muito claro. Parabéns pelo trabalho. Eu sempre recomendo entre o pessoal da minha sala.

Você foi no ponto mesmo, muito obrigado. Já me sinto mais empolgado e motivado, achando até que consiguirei tirar de letra o cálculo.
danielbrisolara
Novo Usuário
Novo Usuário

Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

• Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem