por fenixxx » Seg Ago 13, 2012 14:01
Estou tentando entender indução matematica, mas travei também nessa questão de indução Forte, alguem pode me ajudar ?
Seja a sequência a1, a2, a3, . . . definida como:
a1 = 1, a2 = 3

=

+

para todos inteiros k >=3
Mostre usando Indução Forte que

é ?mpar para todo n natural.
-
fenixxx
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 7
- Registrado em: Ter Fev 28, 2012 21:09
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matematica
- Andamento: cursando
por Russman » Seg Ago 13, 2012 15:38
Por indução eu não sei...mas se te ajuda a Lei dessa sequência é:
![A(k)=\frac{1}{2}\left [ (1+\sqrt{2})^k + (1-\sqrt{2})^k \right ]=\sum_{j=0}^{k}\binom{k}{2m}2^m A(k)=\frac{1}{2}\left [ (1+\sqrt{2})^k + (1-\sqrt{2})^k \right ]=\sum_{j=0}^{k}\binom{k}{2m}2^m](/latexrender/pictures/c785973cd9d8ff037928aa047a3e4376.png)
.
"Ad astra per aspera."
-
Russman
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1183
- Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Física
- Andamento: formado
por fenixxx » Seg Ago 13, 2012 15:43
Tem que ser por indução forte.
-
fenixxx
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 7
- Registrado em: Ter Fev 28, 2012 21:09
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matematica
- Andamento: cursando
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- EXERCITO BRASILEIRO: BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA.
por zenildo » Ter Set 17, 2013 17:40
- 0 Respostas
- 1197 Exibições
- Última mensagem por zenildo

Ter Set 17, 2013 17:40
Polinômios
-
- [hipótese da indução] Indução matemática
por leonardoandra » Sáb Out 12, 2013 22:58
- 1 Respostas
- 2710 Exibições
- Última mensagem por leonardoandra

Seg Out 14, 2013 20:10
Equações
-
- indução
por gramata » Qua Set 02, 2009 16:55
- 0 Respostas
- 1249 Exibições
- Última mensagem por gramata

Qua Set 02, 2009 16:55
Seminário de Resolução de Problemas
-
- Indução Matemática
por gramata » Qua Set 02, 2009 16:52
- 0 Respostas
- 3093 Exibições
- Última mensagem por gramata

Qua Set 02, 2009 16:52
Problemas do Cotidiano
-
- Uma prova por indução
por alexandre32100 » Ter Ago 17, 2010 01:11
- 2 Respostas
- 3320 Exibições
- Última mensagem por Guill

Qui Mai 03, 2012 00:01
Desafios Difíceis
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.