por Rafael16 » Sáb Ago 04, 2012 14:19
Olá pessoal,
(Mackenzie) Se a sequência (2, 1/2, 4, 1/4, 6, 1/8, ...) é formada por termos de uma progressão aritmética alternados com os termos de uma progressão geométrica, então o produto do vigésimo pelo trigésimo primeiro termo dessa sequência é:





Percebi que os termos da P.A. ficam em posições ímpares.
então a posição 31 é uma P.A, e a posição 20 é uma P.G.
Cãlculo da P.A.



____________________________________________
Cálculo da P.G.



___________________________________________
Soma


Não sei se até onde fiz esta certo, mas também não sei como resolvo a soma, não tem como fatorar 62 para deixar com base 1/2
Valeu!
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por MarceloFantini » Sáb Ago 04, 2012 16:45
Vamos escrever os termos da sequência da seguinte forma:

para os termos ímpares;

para os termos pares.
Note então que

e

.
Como a questão pede o produto de ambos, temos

.
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por Guilherme35 » Qui Set 13, 2012 09:59
Eu fiquei com duvida nesse exercicio, se ele diz o a31 e o a20, o valor desses termos nao seriam reduzidos pela metade ja que eles estao alternados entre uma PA e uma PG. Ficou meio estranho nao, pois para achar a razão, ela nao conciderou a2-a1, ela fez 4-2 e isso seria a3-a1. a razão nao teria que ter cido usada naquela formula do primeiro menos o segundo? e ja que pula o item 2 nao teria que dividir por dois tbm o resultado do a31 da PA?
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por MarceloFantini » Qui Set 13, 2012 10:20
Você está confundindo. Quando o enunciado diz que alterna entre progressão aritmética e geométrica, isto significa que alguns termos estão em progressão aritmética e outros em progressão geométrica,
e não termos consecutivos! Apenas os termos pares satisfazem uma progressão aritmética e apenas os termos ímpares satisfazem uma progressão geométrica.
Logo, para considerar as equações de progressão aritmética você deve levar em conta apenas os termos com índice da forma

(pares) e para considerar as equações de progressão geométrica você deve levar em conta que apenas os termos com índice da forma

(ímpares).
Não entendo o que quer dizer com o valor dos termos serem reduzidos pela metade devido ao fato que uma PA e PG é alternada.
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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por my2009 » Sex Jan 28, 2011 21:28
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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