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(Mackenzie) P.A. com P.G.

(Mackenzie) P.A. com P.G.

Mensagempor Rafael16 » Sáb Ago 04, 2012 14:19

Olá pessoal,

(Mackenzie) Se a sequência (2, 1/2, 4, 1/4, 6, 1/8, ...) é formada por termos de uma progressão aritmética alternados com os termos de uma progressão geométrica, então o produto do vigésimo pelo trigésimo primeiro termo dessa sequência é:

a){2}^{10}

b)\frac{1}{{2}^{8}}

c){2}^{15}

d){2}^{\frac{1}{20}}

e){2}^{\frac{1}{5}}


Percebi que os termos da P.A. ficam em posições ímpares.
então a posição 31 é uma P.A, e a posição 20 é uma P.G.

Cãlculo da P.A.

{a}_{n}={a}_{1}+(n-1)r

{a}_{31}=2+(31-1).2

{a}_{31}=62
____________________________________________
Cálculo da P.G.

{a}_{n}={a}_{1}.{q}^{n-1}

{a}_{20}=\frac{1}{2}.({\frac{1}{2}})^{19}

{a}_{20}=({\frac{1}{2}})^{20}
___________________________________________
Soma

{a}_{20}+{a}_{31}

{(\frac{1}{2})}^{20} + 62

Não sei se até onde fiz esta certo, mas também não sei como resolvo a soma, não tem como fatorar 62 para deixar com base 1/2

Valeu!
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Re: (Mackenzie) P.A. com P.G.

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Ago 04, 2012 16:45

Vamos escrever os termos da sequência da seguinte forma:

a_{2n-1} = 2+(n-1)2 para os termos ímpares;
a_{2n} = 2^{-n} para os termos pares.

Note então que a_{20} = a_{2 \cdot 10} = 2^{-10} e a_{31} = a_{2 \cdot 16 -1} = 2+(16-1)2 = 2+30=32 = 2^5.
Como a questão pede o produto de ambos, temos a_{20} \cdot a_{31} = 2^{-10} \cdot 2^5 = 2^{-5}.
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Re: (Mackenzie) P.A. com P.G.

Mensagempor Guilherme35 » Qui Set 13, 2012 09:59

Eu fiquei com duvida nesse exercicio, se ele diz o a31 e o a20, o valor desses termos nao seriam reduzidos pela metade ja que eles estao alternados entre uma PA e uma PG. Ficou meio estranho nao, pois para achar a razão, ela nao conciderou a2-a1, ela fez 4-2 e isso seria a3-a1. a razão nao teria que ter cido usada naquela formula do primeiro menos o segundo? e ja que pula o item 2 nao teria que dividir por dois tbm o resultado do a31 da PA?
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Re: (Mackenzie) P.A. com P.G.

Mensagempor MarceloFantini » Qui Set 13, 2012 10:20

Você está confundindo. Quando o enunciado diz que alterna entre progressão aritmética e geométrica, isto significa que alguns termos estão em progressão aritmética e outros em progressão geométrica, e não termos consecutivos! Apenas os termos pares satisfazem uma progressão aritmética e apenas os termos ímpares satisfazem uma progressão geométrica.

Logo, para considerar as equações de progressão aritmética você deve levar em conta apenas os termos com índice da forma 2n (pares) e para considerar as equações de progressão geométrica você deve levar em conta que apenas os termos com índice da forma 2n-1 (ímpares).

Não entendo o que quer dizer com o valor dos termos serem reduzidos pela metade devido ao fato que uma PA e PG é alternada.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?