por Claudin » Seg Jul 16, 2012 04:21
Determine a equação do plano que contém o ponto

e a reta

O que tenho que fazer?
Editado pela última vez por
Claudin em Seg Jul 16, 2012 04:56, em um total de 1 vez.
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por Russman » Seg Jul 16, 2012 04:36
Selecione um ponto qualquer da reta. Com este, construa um vetor que o lige ao ponto que deve pertencer ao plano. Este vetor em conjunto com o diretor da reta são os diretores do plano!
"Ad astra per aspera."
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por Claudin » Ter Jul 17, 2012 02:58
Transformei na seguinte equação:

Como ponto qualquer então poderia ser:

Considerando

Calculei

O que devo fazer agora, não compreendi como juntar os dois vetores?
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por MarceloFantini » Ter Jul 17, 2012 03:55
A equação do plano será

.
Note que o vetor encontrado tornou-se um vetor diretor do plano.
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por Russman » Ter Jul 17, 2012 04:28
Claudin escreveu:O que devo fazer agora, não compreendi como juntar os dois vetores?
A equação vetorial do plano é

,
onde

e

são vetores constantes e os dois últimos os diretores do plano. A variáveis

e

são parêmetros. Você ja deve saber disso.
Um dos vetores diretores, por exemplo,

você ja tem, que é o diretor da reta. Agora, com o ponto, você precisa calcular

.
Você já o fez. Calculou

.
Logo:

.
Portanto o plano é:

"Ad astra per aspera."
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por Claudin » Ter Jul 17, 2012 18:36
A equação acima está na forma paramétrica, porém o gabarito a equação está na forma cartesiana, para passar para a forma cartesiana deve-se isolar o vetor diretor, porém na hora de isolar o vetor diretor "s", sobra o valor de "t", ai não sei como passar para a forma cartesiana.
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por Russman » Ter Jul 17, 2012 18:59
Para escrever a equação na forma cartesiana, se você tem a forma paramétrica, você deve calcular o vetor normal ao plano. Este é dado por:

,
onde

é um escalar real qualquer e os vetores são os diretores do plano.
Como o vetor normal e um ponto você já sabe como identificar a equação cartesiana so plano!
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por Claudin » Sex Jul 20, 2012 03:06
Portanto iria calcular o vetor normal entre:

e

que resultaria em

E substituindo o ponto

na equação do plano resultaria em

certo?
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por MarceloFantini » Sex Jul 20, 2012 03:10
Certo.
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por Claudin » Sex Jul 20, 2012 03:39
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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