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por lenda » Qua Jul 18, 2012 17:01
Num triângulo retângulo ABC, D é o ponto médio do lado AC e CE é a bissetriz do ângulo ACB.Determine a medida do ângulo BFC.
Resposta: 105 graus.
Grata a quem responder! Estou errando em algo mas não consegui descobrir onde!
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por Arkanus Darondra » Qua Jul 18, 2012 17:19
lenda escreveu:Num triângulo retângulo ABC, D é o ponto médio do lado AC e CE é a bissetriz do ângulo ACB.Determine a medida do ângulo BFC.
Confira o enunciado (ponto F).
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por lenda » Qua Jul 18, 2012 17:40
Ponto F é o ponto de encontro com a mediana que sai do ângulo de 90 graus com a bissetriz que sai do ângulo C.
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por Arkanus Darondra » Qua Jul 18, 2012 18:04
Faltam dados e o enunciado está incompleto.
Poste a figura.
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por lenda » Qua Jul 18, 2012 20:23
Não está incompleto.O problema é assim mesmo não possui figura.Nós temos que montá-la.
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por Arkanus Darondra » Qua Jul 18, 2012 21:07
lenda escreveu:Não está incompleto.O problema é assim mesmo não possui figura.Nós temos que montá-la.
Encontrei sua questão neste link (questão 7):
Cevianas Notáveis de um TriânguloEstá incompleto porque falta a figura, e faltam dados porque na figura o ângulo BÂC é 40º:
Se
é bissetriz,
25º
Se D é ponto médio de
e o triângulo é retângulo ("inscritível" numa cincunferência), então
(raio).
Tente concluir.
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por lenda » Qui Jul 19, 2012 15:05
Olá Arkanus,grata pelas questões respondidas e me desculpe pelas falhas.
Quanto a esta questão até onde você resolveu eu já havia conseguido,o problema é que o triângulo CDF é isósceles e como possui os ângulos da base congruentes o outo ângulo também será 25 graus vamos ter um ângulo raso (180 graus menos 25 graus que não dará 105 graus como resposta).
Onde estou errando!
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por Arkanus Darondra » Qui Jul 19, 2012 15:20
lenda escreveu:Quanto a esta questão até onde você resolveu eu já havia conseguido,o problema é que o triângulo CDF é isósceles e como possui os ângulos da base congruentes o outo ângulo também será 25 graus vamos ter um ângulo raso (180 graus menos 25 graus que não dará 105 graus como resposta).
Onde estou errando!
Eu parei nesta parte porque há várias maneiras de prosseguir.
O
não é isósceles.
Uma das maneiras de continuar seria:
é isósceles:
50º
80º
é externo ao triângulo CDF, portanto o ângulo BFC é 80º + 25º = 105º
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por lenda » Qui Jul 19, 2012 15:38
Muito obrigada!
Estava meio cega em relação a este problema!
Abraço!!!!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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