por Danilo » Dom Jun 17, 2012 19:14
Empacado em mais um exercício...
O ponto P (3,3) é o centro de um feixe de retas no plano cartesiano . Determine as equações das retas desses feixe, perpendiculares entre si, que interceptam o eixo Ox nos pontos A e B, e tais que a distância entre eles seja 15/2.
Bom, primeiro eu pensei que se as duas retas fazem parte de um feixe de retas, então as duas retas vão concorrer no ponto P (3,3). Se elas são perpendiculares entre si, um dos angulos é 90º e os outros 2 são 45º (que são os angulos formados com o eixo x). Logo, penso que não seja necessário saber que a distancia seja 15/2 já que tenho o coeficiente angular de cada uma. Encontrei y+x =0 o que não condiz... a resposta. Queria saber qual foi o meu erro nesse raciocínio. Tentei de uma segunda maneira: Chamei o ponto A de (a,0), e o ponto B de (b,0). Utilizando a fórmula da distância para calcular a distância entre A e B e igualando a 15/2 eu encontrei uma relação tal que a = 15/2 +b. Aí eu fiz o determinante com os pontos A e o ponto P para encontrar a equação da reta relativa a ao ponto A. Encontrei a equação 6x + y(9+2b) - 45 -6b = 0. Penso que o coeficiente angular será 1 ou - 1 aí eu fiz -6/9+2b para as duas possibilidades, mas ainda assim não dá certo. Qual o meu erro? Grato desde já !
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Danilo
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por e8group » Dom Jun 17, 2012 22:20
boa noite Danilo ,Veja uma visão geométrica abaixo deste exercício e tente conclui-lo a parti do mesmo .
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por Danilo » Dom Jun 17, 2012 22:25
santhiago escreveu:boa noite Danilo ,Veja uma visão geométrica abaixo deste exercício e tente conclui-lo a parti do mesmo .
retas.png
Boa noite ! Então, eu pensei exatamente assim... o coeficiente das retas será 1 e - 1, mas eu não consigo aplicar a informação de forma que eu consiga encontrar a resposta correta... vlw
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por e8group » Seg Jun 18, 2012 17:31
Boa tarde ,Danilo .
Seja r e s retas perpendiculares entre si ,onde P pertence ambas retas .
Assim ,

.

.
Mas como

,temos que :

.
Lembrando que P pertence ambas retas ,ou seja :

. Portanto ,

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e8group
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por Danilo » Qua Jun 20, 2012 01:23
santhiago escreveu:Boa tarde ,Danilo .
Seja r e s retas perpendiculares entre si ,onde P pertence ambas retas .
Assim ,

.

.
Mas como

,temos que :

.
Lembrando que P pertence ambas retas ,ou seja :

. Portanto ,

retas2.png
Obrigado

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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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