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Inciante em Calculo I [Derivada]

Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor rhmgh » Dom Jun 10, 2012 14:53

Bom Dia

Meu Profº passou uma lista de exericios e eu fiquei na duvida na resolução de alguns tem como alguém me ajudar?

os exercicios são

y= x² . (Raiz Quadrada de 9 - 4x²) --- o 9-4x² está tudo dentro da raiz

y= ( x³ - 1) . Raiz Cubica de 1 + 3x --- o 1 + 3x está tudo dentro da raiz

y = (x² - 1) (1 - 2x) (1 - 3x²)

y = cos³ (x/3)

Atc
rhmgh
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor e8group » Dom Jun 10, 2012 15:07

Olá .

recomendo que você assista as aulas de Derivadas do prof.Aquino ,principalmente estes dois videos que vai ajuda-lo a resolver estes exercicios .Observe que você pode utilizar o wolfram alpha ,localizado em http://www.wolframalpha.com/ ...


http://www.youtube.com/watch?v=P4nYv6p8 ... plpp_video
http://www.youtube.com/watch?v=IQitdam5 ... plpp_video


Abraços !
e8group
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor Jhonata » Dom Jun 10, 2012 15:31

Para esses exercícios(e pra toda sua vida diante do cálculo), é fundamental que estude a regra do produto, a regra do quociente e a regra da cadeia, mas basicamente, são dadas pelas fórmulas abaixo, respectivamente:

Se f(x) e g(x) são diferenciáveis.

f(x)g'(x)+g(x)f'(x)

\frac{g(x)f'(x)-f(x)g'(x)}{g(x)^2}

Se y for diferenciável em x e f(x) for derivável em g(x).

f'(g(x))*g'(x)


Se tiver alguma dúvida relacionado a isso, pergunte... Se eu puder ajudar, ficarei feliz.


.
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor rhmgh » Dom Jun 10, 2012 22:51

assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...

mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?
rhmgh
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor Jhonata » Dom Jun 10, 2012 22:55

rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...

mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?


Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor rhmgh » Dom Jun 10, 2012 22:58

Jhonata escreveu:
rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...

mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?


Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...


você sabe onde eu posso encontrar varios desses exemplos?
rhmgh
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor Jhonata » Dom Jun 10, 2012 23:01

Jhonata escreveu:
rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...

mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?


Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...


Veja só, essa função que você pegou: y= x² . (Raiz Quadrada de 9 - 4x²), pra facilitar, vamos escrever assim:

y=x^2\sqrt{9-4x^2}, observe que nesse caso, há uma multiplicação entre as funções: x^2 e \sqrt{9-4x^2}, então utilizaremos a regra do produto(verifique as relações que postei antes).

Nesse caso, chamamos f(x)=x^2 e g(x) = \sqrt{9-4x^2}. Tente agora aplicar a fórmula e veja o que consegue.
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor Jhonata » Dom Jun 10, 2012 23:05

rhmgh escreveu:
Jhonata escreveu:
rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...

mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?


Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...


você sabe onde eu posso encontrar varios desses exemplos?


Acho que uma ótima solução, seria estudar com as video aulas que o amigo postou acima, mas segue o link do canal das video aulas pra cálculo I:

http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcp
ou
http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcp

Utilizo esses videos como "material" de estudo e me ajudam bastante.
Recomendo o acompanhamento desses videos por um livro, sugiro o James Steward 6a edição, mas na internet você dificilmente encontrará pra baixar, mas encontrará facilmente a 5a edição. O livro contém muitos exemplos com muitas resoluções detalhadas. :)
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Re: Inciante em Calculo I [Derivada]

Mensagempor rhmgh » Dom Jun 10, 2012 23:10

Jhonata escreveu:
rhmgh escreveu:
Jhonata escreveu:
rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...

mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?


Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...


você sabe onde eu posso encontrar varios desses exemplos?


Acho que uma ótima solução, seria estudar com as video aulas que o amigo postou acima, mas segue o link do canal das video aulas pra cálculo I:

http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcp
ou
http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcp

Utilizo esses videos como "material" de estudo e me ajudam bastante.
Recomendo o acompanhamento desses videos por um livro, sugiro o James Steward 6a edição, mas na internet você dificilmente encontrará pra baixar, mas encontrará facilmente a 5a edição. O livro contém muitos exemplos com muitas resoluções detalhadas. :)


Bele, muito obrigado pela força...vo dar uma intensivada ver se eu pego o jeito, encontrei o livro para download 5ª Edição!
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.