• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Equação da Reta

Equação da Reta

Mensagempor Claudin » Sáb Abr 28, 2012 18:54

Princípios básicos para encontrar equação da reta:
Nas formas, cartesiana, vetorial, paramétrica e simétrica.


- Com 2 pontos sei chegar em todas as equações

- Com 1 ponto e um vetor, também consigo

- Agora, quando temos uma equação na forma cartesiana como chegar, nos vetores diretores?

Por exemplo:

Determine as posições relativas das retas a seguir:

2x-3y = 12
4x =3y = 6
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Equação da Reta

Mensagempor Henrique Bueno » Sáb Abr 28, 2012 20:48

hahaha, esse é um método que nenhum professor irá usar, mas dá certo.

a primeira reta, se x=1, y=-10/3 logo (1, -10/3) é um ponto da reta, se x=2, y= -8/3, então (2,-8/3) é outro ponto da reta.
a partir dele você pode ter um vetor diretor da reta na forma (x2-x1)i+(y2-y1)j+(z2-z1)k=v

fazendo isso para as duas é possível obter um diretor de cada hahaha..

Em exercicios do tipo "tenho a reta tal e tal ponto fora da reta, determine o ponto que contem o vetor e o ponto", é mais facil determinar 2 pontos pertencentes da reta, pegar o terceiro e achar a equação cartesiana do que pegar o vetor diretor etc.. ahaha =) isso facilitou MTO pra mim nas provas desse primeiro bimestre
Henrique Bueno
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 11
Registrado em: Qua Mar 02, 2011 19:13
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Equação da Reta

Mensagempor Cleyson007 » Dom Abr 29, 2012 16:26

Boa tarde Claudin!

Claudin, acredito que a segunda equação seja 4x-3y=6. São muitas as maneiras de resolver essa questões das posições das retas. Veja se te ajuda em algo:

Resolvendo em ordem a y, temos que r: y=2/3 x-4 e s:y=4/3 x-2. Como mr? ms, as retas são concorrentes. Outro modo é resolver o sistema. A solução do sistema é o ponto P(-3,-6), o que prova que as retas são concorrentes (nesse ponto). Outro método é, partir das equações Ax+By=C e A'x+B'y=C', e ver se A/A'? B/B'?as retas são concorrentes; se A/A'=B/B'=C/C'?as retas são paralelas coincidentes; se A/A'=B/B'?C/C' ?as retas são paralelas (distintas).

Para encontrar vetores diretores podemos determinar 2 pontos P e Q da reta e determinar o vetor PQ=Q-P. Por exemplo, na reta y=2/3x-4, fazendo x=0, vem y=-4; fazendo x=3, vem y=-2. Então P(0,-4) e Q(3,-2), pelo que um vetor diretor será (3,-2)-(0,-4)=(3,2).

Você pode também considerar que o declive da reta m=u2/u1, em que (u1,u2) é um vetor diretor da reta. Assim, temos na 1ª reta o vetor (3,2) e na 2ª reta o vetor (3,4).

Espero ter ajudado :y:

Até mais.
A Matemática está difícil? Não complica! Mande para cá: descomplicamat@hotmail.com

Imagem
Avatar do usuário
Cleyson007
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1228
Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática UFJF
Andamento: formado


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?