por Andrewo » Qui Abr 19, 2012 14:05
Aí pessoal , blza? Algumas dúvidazinhas aí sobre radicais
Nessa pra simplificar, meu resultado não bateu
![\sqrt[12]{{2}^{3}.{a}^{6}} \sqrt[12]{{2}^{3}.{a}^{6}}](/latexrender/pictures/2132be55b04d27134c15735f3bd39d1f.png)
Simplificando fica:
=

e

Aí então não ficariam em raízes separadas já que o indicador mudou? =
![\sqrt[4]{2} \sqrt[4]{2}](/latexrender/pictures/2f92f26b5ec4b063312e1be4bafd7452.png)
e
![\sqrt[]{a} \sqrt[]{a}](/latexrender/pictures/3d48e387f88a173a4e4cf3b38dbab4a6.png)
Pq o resultado fica
![\sqrt[4]{2.{a}^{2}} \sqrt[4]{2.{a}^{2}}](/latexrender/pictures/ce73b25dcff3d2c7167d63e5e79adcf9.png)
????
2-
![{(1-\sqrt[]{2})}^{2} {(1-\sqrt[]{2})}^{2}](/latexrender/pictures/064ba63db0deade10f842f254c26b8dc.png)
![(3-\sqrt[]{2}) (3-\sqrt[]{2})](/latexrender/pictures/65e7f9b3a3917d9ea8cd8e3083e426fa.png)
Como eu fiz :
![(3-\sqrt[]{2})(3-\sqrt[]{2}) (3-\sqrt[]{2})(3-\sqrt[]{2})](/latexrender/pictures/58f7576051e80abb42df2fce604d58aa.png)
=
![9-12\sqrt[]{2} + 8 = 17-12\sqrt[]{2} 9-12\sqrt[]{2} + 8 = 17-12\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/280d932b46b0639153364cdd24ff81b8.png)
Resultado pelo gabarito : 1
3 -
![\frac{a-b}{\sqrt[]{a}-\sqrt[]{b}} \frac{a-b}{\sqrt[]{a}-\sqrt[]{b}}](/latexrender/pictures/adcfd5a77f7da6b1e6ac10b12505fc59.png)
b
Como eu fiz :
![\frac{a-b}{\sqrt[]{a}-\sqrt[]{b}}.\frac{\sqrt[]{a}+\sqrt[]{b}}{\sqrt[]{a}+\sqrt[]{b}} \frac{a-b}{\sqrt[]{a}-\sqrt[]{b}}.\frac{\sqrt[]{a}+\sqrt[]{b}}{\sqrt[]{a}+\sqrt[]{b}}](/latexrender/pictures/4a80b60f385b88a718fa9bbdfb1e334e.png)
=
![\frac{a\sqrt[]{a}+a\sqrt[]{b}-b\sqrt[]{a}-b\sqrt[]{b}}{a-b} \frac{a\sqrt[]{a}+a\sqrt[]{b}-b\sqrt[]{a}-b\sqrt[]{b}}{a-b}](/latexrender/pictures/d44e9bbebb6c4a01f2288595c3a64731.png)
«
Resultado pelo gabarito :

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por DanielFerreira » Sáb Abr 21, 2012 13:46
Andrewo escreveu:Aí pessoal , blza? Algumas dúvidazinhas aí sobre radicais
Nessa pra simplificar, meu resultado não bateu
![\sqrt[12]{{2}^{3}.{a}^{6}} \sqrt[12]{{2}^{3}.{a}^{6}}](/latexrender/pictures/2132be55b04d27134c15735f3bd39d1f.png)
Simplificando fica:
=

e

Aí então não ficariam em raízes separadas já que o indicador mudou? =
![\sqrt[4]{2} \sqrt[4]{2}](/latexrender/pictures/2f92f26b5ec4b063312e1be4bafd7452.png)
e
![\sqrt[]{a} \sqrt[]{a}](/latexrender/pictures/3d48e387f88a173a4e4cf3b38dbab4a6.png)
Pq o resultado fica
![\sqrt[4]{2.{a}^{2}} \sqrt[4]{2.{a}^{2}}](/latexrender/pictures/ce73b25dcff3d2c7167d63e5e79adcf9.png)
????
![\sqrt[12]{2^3.a^6} = \sqrt[12]{2^3.a^6} =](/latexrender/pictures/61c755686471832d3ae75f87ff57e5bb.png)


![\sqrt[4]{2} . \sqrt[]{a} = \sqrt[4]{2} . \sqrt[]{a} =](/latexrender/pictures/60049d51c311b108664f5f6a26ca8674.png)
Parece que seu raciocínio foi esse, e está correto!
Só que não acaba por aqui, deverá colocá-los numa raiz.
![\sqrt[n]{x} \sqrt[n]{x}](/latexrender/pictures/13fcbed8bcac58d95c0cb989f3aca2de.png)
n ---> índice
x ---> radicando
Tire o MMC entre os índices das raízes;
Divida o MMC pelos índices, o resultado será o expoente do radicando.
continuando...
![\sqrt[4]{2} . \sqrt[]{a} = \sqrt[4]{2} . \sqrt[]{a} =](/latexrender/pictures/60049d51c311b108664f5f6a26ca8674.png)
![\sqrt[4]{2} . \sqrt[4]{a^2} = \sqrt[4]{2} . \sqrt[4]{a^2} =](/latexrender/pictures/fb4f6f82d647fbd97a0dcf9cff77a778.png)
![\sqrt[4]{2.a^2} \sqrt[4]{2.a^2}](/latexrender/pictures/d81727c89e463f38666e8a3633fe55d0.png)
Vale destacar que só poderá multiplicar os radicandos com estes estiverem sob raízes de mesmo índice.
Espero ter ajudado!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por DanielFerreira » Sáb Abr 21, 2012 13:55
Andrewo escreveu:Aí pessoal , blza? Algumas dúvidazinhas aí sobre radicais
2-
![{(1-\sqrt[]{2})}^{2} {(1-\sqrt[]{2})}^{2}](/latexrender/pictures/064ba63db0deade10f842f254c26b8dc.png)
![(3-\sqrt[]{2}) (3-\sqrt[]{2})](/latexrender/pictures/65e7f9b3a3917d9ea8cd8e3083e426fa.png)
Como eu fiz :
![(3-\sqrt[]{2})(3-\sqrt[]{2}) (3-\sqrt[]{2})(3-\sqrt[]{2})](/latexrender/pictures/58f7576051e80abb42df2fce604d58aa.png)
=
![9-12\sqrt[]{2} + 8 = 17-12\sqrt[]{2} 9-12\sqrt[]{2} + 8 = 17-12\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/280d932b46b0639153364cdd24ff81b8.png)
Resultado pelo gabarito : 1
![(1 - \sqrt[]{2})^2(3 - \sqrt[]{2}) = (1 - \sqrt[]{2})^2(3 - \sqrt[]{2}) =](/latexrender/pictures/8077873616e12b369d8ea4e305d67eb8.png)
![(1 - 2\sqrt[]{2} + 2)(3 - \sqrt[]{2}) = (1 - 2\sqrt[]{2} + 2)(3 - \sqrt[]{2}) =](/latexrender/pictures/c67779cec3dba68dbec8b388ecc68b8c.png)
![(3 - 2\sqrt[]{2})(3 - \sqrt[]{2}) = (3 - 2\sqrt[]{2})(3 - \sqrt[]{2}) =](/latexrender/pictures/ffa52ccb838ed4a12b592d69214cce51.png)
Observe que:
![(3 - 2\sqrt[]{2}) \neq(3 - \sqrt[]{2}) (3 - 2\sqrt[]{2}) \neq(3 - \sqrt[]{2})](/latexrender/pictures/25aad3d31e331c1175a7084b93886e4c.png)
então não pode elevá-los ao quadrado, só poderá fazer isso se forem
iguais.
Aplique distributiva, veja:
![(3 - 2\sqrt[]{2})(3 - \sqrt[]{2}) = (3 - 2\sqrt[]{2})(3 - \sqrt[]{2}) =](/latexrender/pictures/ffa52ccb838ed4a12b592d69214cce51.png)
![9 - 3\sqrt[]{2} - 6\sqrt[]{2} + 4 = 9 - 3\sqrt[]{2} - 6\sqrt[]{2} + 4 =](/latexrender/pictures/0de36282adb00ba1ef22579cfa05267c.png)
![13 - 9\sqrt[]{2} 13 - 9\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/0a7db61fc6505df805c802fa52f8746d.png)
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virtude é fazer."
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por DanielFerreira » Sáb Abr 21, 2012 14:01
Andrewo escreveu:Aí pessoal , blza? Algumas dúvidazinhas aí sobre radicais
3 -
![\frac{a-b}{\sqrt[]{a}-\sqrt[]{b}} \frac{a-b}{\sqrt[]{a}-\sqrt[]{b}}](/latexrender/pictures/adcfd5a77f7da6b1e6ac10b12505fc59.png)
b
Como eu fiz :
![\frac{a-b}{\sqrt[]{a}-\sqrt[]{b}}.\frac{\sqrt[]{a}+\sqrt[]{b}}{\sqrt[]{a}+\sqrt[]{b}} \frac{a-b}{\sqrt[]{a}-\sqrt[]{b}}.\frac{\sqrt[]{a}+\sqrt[]{b}}{\sqrt[]{a}+\sqrt[]{b}}](/latexrender/pictures/4a80b60f385b88a718fa9bbdfb1e334e.png)
=
![\frac{a\sqrt[]{a}+a\sqrt[]{b}-b\sqrt[]{a}-b\sqrt[]{b}}{a-b} \frac{a\sqrt[]{a}+a\sqrt[]{b}-b\sqrt[]{a}-b\sqrt[]{b}}{a-b}](/latexrender/pictures/d44e9bbebb6c4a01f2288595c3a64731.png)
«
Resultado pelo gabarito :
![\sqrt[]{a}+\sqrt[]{b} \sqrt[]{a}+\sqrt[]{b}](/latexrender/pictures/17957293567ab489803a1248360d8334.png)
![\frac{a - b}{\sqrt[]{a} - \sqrt[]{b}} \frac{a - b}{\sqrt[]{a} - \sqrt[]{b}}](/latexrender/pictures/df556b3fae7f7f752c6a39ae4f95d915.png)
=
![\left(\frac{a - b}{\sqrt[]{a} - \sqrt[]{b}} \right).\left(\frac{\sqrt[]{a} + \sqrt[]{b}}{\sqrt[]{a} + \sqrt[]{b}} \right) \left(\frac{a - b}{\sqrt[]{a} - \sqrt[]{b}} \right).\left(\frac{\sqrt[]{a} + \sqrt[]{b}}{\sqrt[]{a} + \sqrt[]{b}} \right)](/latexrender/pictures/230998b4496f5237a2199d145d7f3094.png)
=
![\frac{(a - b)(\sqrt[]{a} + \sqrt[]{b})}{a - b} \frac{(a - b)(\sqrt[]{a} + \sqrt[]{b})}{a - b}](/latexrender/pictures/c6e6d25414ab901201fd118ffae3f626.png)
=
Até aqui vc fez, não precisava aplicar distributiva no numerador, Simplifique.
![\frac{1(\sqrt[]{a} + \sqrt[]{b})}{1} \frac{1(\sqrt[]{a} + \sqrt[]{b})}{1}](/latexrender/pictures/c04b370d3ac2ecaaf13762c6c55799c0.png)
=
![\sqrt[]{a} + \sqrt[]{b} \sqrt[]{a} + \sqrt[]{b}](/latexrender/pictures/2e9c7b25c2340c81571cc55454c06f8c.png)
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por DanielFerreira » Ter Abr 24, 2012 20:14
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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