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Geometria.. triangulo

Geometria.. triangulo

Mensagempor juhfraga » Seg Mar 12, 2012 20:55

Considere o triangulo a seguir:

Imagem

sabendo-se que a = 120º, AC = AB = 1 cm, entao AD é igual a:

?/?
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Re: Geometria.. triangulo

Mensagempor emsbp » Ter Mar 13, 2012 08:40

Bom dia.
Em relação ao triângulo desenhado, tenho uma dúvida: o ângulo em A é de 90º? Pois o desenho não está muito claro. Em A, está desenhado um símbolo que representa um ângulo de 90º graus, fazendo com que o triângulo seja retângulo em A. No entanto a aresta que une A com B deixa dúvidas quanto a ser retângulo.
Podia explicar melhor o desenho, se faz favor, pois toda a resolução depende destes pormenores.
Obrigado.
emsbp
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Re: Geometria.. triangulo

Mensagempor MarceloFantini » Ter Mar 13, 2012 11:33

Acredito que o fato de o desenho não está completamente fiel a descrição não afeta o desenvolvimento da resposta, se as informações realmente estiverem corretas.
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Re: Geometria.. triangulo

Mensagempor juhfraga » Ter Mar 13, 2012 22:19

SIM O TRIANGULO É RETANGULO!
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Re: Geometria.. triangulo

Mensagempor emsbp » Qua Mar 14, 2012 12:12

Bom dia.

Bem, sendo o triângulo retângulo,a resolução é fácil.
1º ponto: como os lados AC e AB =1, temos um triângulo isósceles.
Sabemos que a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º. Ora, como temos um triângulo isósceles, o ângulo em C será igual ao ângulo em B. Designando por \alpha, temos que 180=90+2\alpha. Logo \alpha= 45º.
Centremo-nos agora no triângulo ADB. Ora, vamos dividir este triângulo em D, através de uma perpendicular, fazendo com que tenhamos 2 triângulos retângulos: ADE e DEB (onde E é um novo ponto que resulta da perpendicular em D até à aresta AB).
Designemos por \beta o ângulo em A, relativamente ao triângulo ADB. Ora \beta =180-45-120=15.

Designemos por y a distância DE e por x a distância EB.Logo, AE= 1-x.

Sendo assim, podemos aplicar razões trigonométricas aos 2 novos triângulos retângulos, formando um sistema:

tg(15)=\frac{y}{(1-x)} e tg(45)=\frac{y}{x}.

Resolvendo este sistema, vamos ter y\simeq0.2.

Sabendo y, podemos agora achar AD, que não é mais do que a hipótenusa do triângulo de ADE, através do seno: AD \simeq\frac{0.2}{sen(15)}.

(Usei arredondamentos a uma casa decimal).

Espero que ajude.
emsbp
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59