por ViniRFB » Sáb Mar 03, 2012 12:40
Olá amigos e amigas.
Nessa questão preciso de uma ajuda em sua completude.
(ISS-NATAL - 2008 / ESAF) Uma função definida no conjunto dos números inteiros satisfaz a igualdade: f(x) - (x+1). f (Raiz quadrada de 2 - x) = Raiz Cúbica de x , para todo x inteiro. Com estas informações, conclui-se que f(0) é igual a:
Gabarito é - 2 elevado a -1/3.
Peço desculpas que não sei usar o símbolos aqui ainda, mas eu tentei.
Caríssimos minha primeira dúvida paira sobre essa função mesmo, propriamente dita, acredito que quando uma questão pede f(9) por exemplo, é que devemos substituir o 9 pela letra x, correto?
Agora preciso de uma ajuda na resolução mesmo.
Conto com vocês.
Abraços
ViniRFB
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por LuizAquino » Sáb Mar 03, 2012 16:10
ViniRFB escreveu:(ISS-NATAL - 2008 / ESAF) Uma função definida no conjunto dos números inteiros satisfaz a igualdade: f(x) - (x+1). f (Raiz quadrada de 2 - x) = Raiz Cúbica de x , para todo x inteiro. Com estas informações, conclui-se que f(0) é igual a:
Gabarito é - 2 elevado a -1/3.
ViniRFB escreveu:Peço desculpas que não sei usar o símbolos aqui ainda, mas eu tentei.
Por favor, tente mais! Isso deixará as suas mensagens mais legíveis.
Lembre-se que durante a edição de suas mensagens há a opção de usar o Editor de Fórmulas.
Além disso, leia com atenção o tópico:
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCodeviewtopic.php?f=9&t=74ViniRFB escreveu:Caríssimos minha primeira dúvida paira sobre essa função mesmo, propriamente dita, acredito que quando uma questão pede f(9) por exemplo, é que devemos substituir o 9 pela letra x, correto?
Sim, correto.
O exercício diz que para todo x inteiro a função satisfaz:
![f(x) - (x+1)f \left(\sqrt{2} - x\right) = \sqrt[3]{x} f(x) - (x+1)f \left(\sqrt{2} - x\right) = \sqrt[3]{x}](/latexrender/pictures/4ec0094aaf9a81bf05069e6f12ef5033.png)
Para calcular f(0), precisamos fazer x = 0. Temos então que:
![f(0) - (0+1)f \left(\sqrt{2} - 0\right) = \sqrt[3]{0} f(0) - (0+1)f \left(\sqrt{2} - 0\right) = \sqrt[3]{0}](/latexrender/pictures/c4aa1a75625678575d69781820ee3638.png)


Ou seja, temos que para
x = 0 ou para

a função possui o mesmo valor.
A relação dada no exercício apenas é válida para
número inteiros. Acontece que
não é um número inteiro. Sendo assim, não podemos substituir x por

na relação.
Para que a reposta seja aquela indicada no gabarito, o texto do exercício deveria dizer que a relação é válida
para todo x real.
Nesse caso, podemos substituir x por

na relação:
![f\left(\sqrt{2}\right) - \left(\sqrt{2}+1\right)f \left(\sqrt{2} - \sqrt{2}\right) = \sqrt[3]{\sqrt{2}} f\left(\sqrt{2}\right) - \left(\sqrt{2}+1\right)f \left(\sqrt{2} - \sqrt{2}\right) = \sqrt[3]{\sqrt{2}}](/latexrender/pictures/3f9d5690b6755fc947e31cf0b9224f01.png)
![f\left(\sqrt{2}\right) - \left(\sqrt{2}+1\right)f \left(0\right) = \sqrt[6]{2} f\left(\sqrt{2}\right) - \left(\sqrt{2}+1\right)f \left(0\right) = \sqrt[6]{2}](/latexrender/pictures/647492661a6cfe3f25aa5d16b08c3ae6.png)
Como sabemos que

, podemos escrever que:
![f(0) - \left(\sqrt{2}+1\right)f(0) = \sqrt[6]{2} f(0) - \left(\sqrt{2}+1\right)f(0) = \sqrt[6]{2}](/latexrender/pictures/c63b9cc953cd5026f39616fbdc2126e1.png)
![\left[1 - \left(\sqrt{2}+1\right)\right]f(0) = \sqrt[6]{2} \left[1 - \left(\sqrt{2}+1\right)\right]f(0) = \sqrt[6]{2}](/latexrender/pictures/455d004fa77e8b7e2f4ffd2b754a9fed.png)
![-\sqrt{2}f(0) = \sqrt[6]{2} -\sqrt{2}f(0) = \sqrt[6]{2}](/latexrender/pictures/ad1b64d356bfa28060c1c52c530f3206.png)
![f(0) = -\frac{\sqrt[6]{2}}{\sqrt{2}} f(0) = -\frac{\sqrt[6]{2}}{\sqrt{2}}](/latexrender/pictures/5c3865e6b9ca6db05b47e395d8c2a03c.png)


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por ViniRFB » Sáb Mar 03, 2012 16:58
....
Editado pela última vez por
ViniRFB em Sáb Mar 03, 2012 17:06, em um total de 1 vez.
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por ViniRFB » Sáb Mar 03, 2012 17:04
Desconsidere a msg anterior.
Deixa eu ver como eu faço as fórmulas. Já irei postar algo sobre a resolução.
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por ViniRFB » Sáb Mar 03, 2012 19:58
N SEI USAR ESSAS FÓRMULAS. DESISTO
OBRIGADO PROFESSOR.
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por LuizAquino » Sáb Mar 03, 2012 22:19
ViniRFB escreveu:N SEI USAR ESSAS FÓRMULAS. DESISTO
Quais fórmulas?
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por ViniRFB » Dom Mar 04, 2012 01:54
Quero usá-las para explicar minhas dificuldades, mas tem que ser um hiper cara para entender essas fórmulas ou estudar um tempão para poder postar, daí atualmente não tenho esse time para ler entender e tal, pois o tempo que perco nessas fórmulas é algumas questões que deixo para trás.
Que coisa triste para mim, pois vocês os professores ajudam um monte a gente aqui, mas essas fórmulas complicam para expor às dúvidas.
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por LuizAquino » Dom Mar 04, 2012 08:27
ViniRFB escreveu:Quero usá-las para explicar minhas dificuldades (...)
E você pode fazer isso!
ViniRFB escreveu:(...) mas tem que ser um hiper cara para entender essas fórmulas (...)
Não precisa. Além disso, há o
Editor de Fórmulas para ajudar.
ViniRFB escreveu:(...) ou estudar um tempão para poder postar (...)
Se você ler atentamente o
tópico indicado acima, então no máximo em 30 minutos já sabe digitar as notações básicas (frações, potências, raízes, etc).
ViniRFB escreveu:(...) daí atualmente não tenho esse time para ler entender e tal, pois o tempo que perco nessas fórmulas é algumas questões que deixo para trás (...)
Pense no seguinte: se quem está lhe dando ajuda pode "perder" o tempo dele digitando essas fórmulas, então por que você que está recebendo a ajuda também não pode "perder" esse tempo?
Além disso, o (pouquíssimo) tempo que você vai "perder" aprendendo a digitar as notações, vai ser muito útil para todas as outras vezes que você precisar de ajuda aqui no fórum.
ViniRFB escreveu:(...) Que coisa triste para mim, pois vocês os professores ajudam um monte a gente aqui, mas essas fórmulas complicam para expor às dúvidas.
Elas não complicam! Elas facilitam! Seria muito mais difícil ler as mensagens se elas não estivessem em uma notação conveniente.
Só para exemplificar, considere a seguinte passagem da resolução que postei anteriormente:
Sem usar uma notação conveniente, essa passagem seria escrita como:
f(2^(1/2)) - [2^(1/2) + 1]f(2^(1/2) - 2^(1/2)) = [2^(1/2)]^(1/3)
Agora seja sincero: qual das duas formas de escrita facilitou mais a leitura?
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por ViniRFB » Seg Mar 05, 2012 02:24
Luiz Aquino você tem razão em tudo que falaste.
Então minha dúvida é a seguinte ainda.
f(0) - (0+1) = -1 ?
Se for esse valor -1 foi multiplicado por f

como uma distributiva ou não, se não como foi feita?
Obrigado
ViniRFB
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por LuizAquino » Seg Mar 05, 2012 14:17
ViniRFB escreveu:f(0) - (0+1) = -1 ?
Se for esse valor -1 foi multiplicado por

como uma distributiva ou não, se não como foi feita?
Você deve estar se referindo a essa passagem:
Quanto vale a expressão -(0 + 1)? Ora, isso é igual a -1.
Além disso, note que escrever

é a mesma coisa que dizer que: multiplique o número -(0 + 1) pelo número

.
Lembrando então que -(0 + 1) é igual a -1, estamos multiplicando -1 por

. Qual é o resultado disso? Ora, o resultado disso será simplesmente

.
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por ViniRFB » Seg Mar 05, 2012 14:49
Grato professor.
Consegui resolver então!
Abraços e até a próxima.
OBS: Viu que coloquei as fórmulas? Peguei o tópico que me indicaste e imprimi assim vou vendo no papel enquanto digito.
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por LuizAquino » Seg Mar 05, 2012 15:32
ViniRFB escreveu:Viu que coloquei as fórmulas?
Sim.
ViniRFB escreveu:Peguei o tópico que me indicaste e imprimi assim vou vendo no papel enquanto digito.
Em pouco tempo você estará tão acostumado com os comandos que nem precisará olhar o papel.
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por ViniRFB » Seg Mar 05, 2012 16:55

por que?
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por LuizAquino » Seg Mar 05, 2012 18:46
ViniRFB escreveu:
por que?
Subtraindo um número por ele mesmo, qual é o resultado obtido?
Ou seja, sendo x um número, qual é o resultado de x - x?
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por ViniRFB » Seg Mar 05, 2012 21:03
x-x = 0
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por LuizAquino » Seg Mar 05, 2012 21:13
ViniRFB escreveu:x-x = 0
Sendo assim, você já sabe que

.
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Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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